A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Débora Ferreira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16505
Resumo: Resumo: A presente tese teve como objetivos analisar, a partir dos enunciados dispersos nos documentos oficiais que compõem o corpus do trabalho, quais as condições de possibilidade para que o movimento de normalização/integração escolar perdesse força e desse lugar ao movimento de inclusão escolar no Brasil, dando destaque à deficiência visual; apontar como o processo de inclusão escolar, construído a partir de uma governamentalidade neoliberal, tem se caracterizado como imperativo de Estado e atuado como estratégia educacional e de mercado; e analisar o modo como os alunos com deficiência, mais especificamente os alunos com deficiência visual, tem sido caracterizados e posicionados nas recorrências discursivas dos documentos oficiais nacionais e internacionais A partir da análise do corpus, duas questões apresentaram maior destaque: 1) O processo de inclusão escolar não é mais operado por opção, seja das famílias, das escolas ou dos próprios órgãos gestores destas políticas; ao se tornarem imperativas, tais políticas passam a ser operadas por uma questão de obrigatoriedade legal Nessa perspectiva, todas as crianças devem ser matriculadas em escolas regulares, tenham elas deficiências ou não, e cabe às escolas, à comunidade e ao Estado se organizarem para a efetivação desse processo 2) As práticas inclusivas, instituídas com esses documentos, proclamam a operação da governamentalidade neoliberal para a constituição de sujeitos capazes de participar do jogo econômico Para tanto, é preciso que esses sujeitos desenvolvam determinadas habilidades e competências e tenham determinados modos de comportamento, possibilitando que a seguridade de todos seja mantida Ao fim do trabalho, considerou-se dar continuidade à pesquisa a partir do desenvolvimento do dispositivo de cegagem, relacionando os elementos heterogêneos que o compõem
id UEL_93b9705751e8c57b426513e3c186e786
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16505
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultianaEducação inclusivaDeficientes visuaisScience -CiênciaFilosofiaInclusive educationPeople with visual disabilitiesResumo: A presente tese teve como objetivos analisar, a partir dos enunciados dispersos nos documentos oficiais que compõem o corpus do trabalho, quais as condições de possibilidade para que o movimento de normalização/integração escolar perdesse força e desse lugar ao movimento de inclusão escolar no Brasil, dando destaque à deficiência visual; apontar como o processo de inclusão escolar, construído a partir de uma governamentalidade neoliberal, tem se caracterizado como imperativo de Estado e atuado como estratégia educacional e de mercado; e analisar o modo como os alunos com deficiência, mais especificamente os alunos com deficiência visual, tem sido caracterizados e posicionados nas recorrências discursivas dos documentos oficiais nacionais e internacionais A partir da análise do corpus, duas questões apresentaram maior destaque: 1) O processo de inclusão escolar não é mais operado por opção, seja das famílias, das escolas ou dos próprios órgãos gestores destas políticas; ao se tornarem imperativas, tais políticas passam a ser operadas por uma questão de obrigatoriedade legal Nessa perspectiva, todas as crianças devem ser matriculadas em escolas regulares, tenham elas deficiências ou não, e cabe às escolas, à comunidade e ao Estado se organizarem para a efetivação desse processo 2) As práticas inclusivas, instituídas com esses documentos, proclamam a operação da governamentalidade neoliberal para a constituição de sujeitos capazes de participar do jogo econômico Para tanto, é preciso que esses sujeitos desenvolvam determinadas habilidades e competências e tenham determinados modos de comportamento, possibilitando que a seguridade de todos seja mantida Ao fim do trabalho, considerou-se dar continuidade à pesquisa a partir do desenvolvimento do dispositivo de cegagem, relacionando os elementos heterogêneos que o compõemTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The purpose of this doctoral dissertation was to analyse, from the dispersed statements in the official documents that compose the corpus of the work, what the conditions of possibility for the school normalization/integration movement to lose force and to give place to the school inclusion movement in Brazil are, having as emphasis visual deficiency; to point out how the process of school inclusion, built from a neoliberal governamentality, has been characterized as an imperative of the State and acted as an educational and marketing strategy; and analyze how students with disabilities, more specifically visually impaired students, have been characterized and placed in the discursive recurrences of national and international official documents Based on the analysis of the corpus, two issues stood out: 1) The school inclusion process is no longer operated by choice, neither from families, schools nor from the governing bodies of these policies; once they become mandatory, these policies are operated by a matter of legal obligation In this perspective, all children should be enrolled in regular schools, whether they have disabilities or not, and it is up to the school, the community and the State to organize themselves to carry out this process 2) Inclusive practices which were instituted with this documents proclaim the operation of neoliberal governamentality for the constitution of subjects capable of participating in the economic scenario To do so, it is necessary for these subjects to develop certain skills and competences and to have certain modes of behavior, allowing the safety of all to be maintained At the end of the work, we considered continuing the research from the development of the cegagem dispositif, relating the heterogeneous elements that compose itSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Veiga-Neto, Alfredo José daOliveira, Moisés Alves deRolim, Rivail CarvalhoArruda, Sergio de MelloSilva, Débora Ferreira da2024-05-01T15:09:51Z2024-05-01T15:09:51Z2017.0019.07.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16505porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultiana
title A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultiana
spellingShingle A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultiana
Silva, Débora Ferreira da
Educação inclusiva
Deficientes visuais
Science -
Ciência
Filosofia
Inclusive education
People with visual disabilities
title_short A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultiana
title_full A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultiana
title_fullStr A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultiana
title_full_unstemmed A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultiana
title_sort A constituição do sujeito deficiente visual a partir do movimento de inclusão escolar : uma análise na perspectiva foucaultiana
author Silva, Débora Ferreira da
author_facet Silva, Débora Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Veiga-Neto, Alfredo José da
Oliveira, Moisés Alves de
Rolim, Rivail Carvalho
Arruda, Sergio de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Débora Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Deficientes visuais
Science -
Ciência
Filosofia
Inclusive education
People with visual disabilities
topic Educação inclusiva
Deficientes visuais
Science -
Ciência
Filosofia
Inclusive education
People with visual disabilities
description Resumo: A presente tese teve como objetivos analisar, a partir dos enunciados dispersos nos documentos oficiais que compõem o corpus do trabalho, quais as condições de possibilidade para que o movimento de normalização/integração escolar perdesse força e desse lugar ao movimento de inclusão escolar no Brasil, dando destaque à deficiência visual; apontar como o processo de inclusão escolar, construído a partir de uma governamentalidade neoliberal, tem se caracterizado como imperativo de Estado e atuado como estratégia educacional e de mercado; e analisar o modo como os alunos com deficiência, mais especificamente os alunos com deficiência visual, tem sido caracterizados e posicionados nas recorrências discursivas dos documentos oficiais nacionais e internacionais A partir da análise do corpus, duas questões apresentaram maior destaque: 1) O processo de inclusão escolar não é mais operado por opção, seja das famílias, das escolas ou dos próprios órgãos gestores destas políticas; ao se tornarem imperativas, tais políticas passam a ser operadas por uma questão de obrigatoriedade legal Nessa perspectiva, todas as crianças devem ser matriculadas em escolas regulares, tenham elas deficiências ou não, e cabe às escolas, à comunidade e ao Estado se organizarem para a efetivação desse processo 2) As práticas inclusivas, instituídas com esses documentos, proclamam a operação da governamentalidade neoliberal para a constituição de sujeitos capazes de participar do jogo econômico Para tanto, é preciso que esses sujeitos desenvolvam determinadas habilidades e competências e tenham determinados modos de comportamento, possibilitando que a seguridade de todos seja mantida Ao fim do trabalho, considerou-se dar continuidade à pesquisa a partir do desenvolvimento do dispositivo de cegagem, relacionando os elementos heterogêneos que o compõem
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.07.2017
2017.00
2024-05-01T15:09:51Z
2024-05-01T15:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16505
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823273671720960