Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5528 |
Resumo: | Este trabalho busca identificar como a obra Harry Potter tornou-se um fenômeno na narrativa transmídia, aliada a importância do consumidor para o desenvolvimento da obra em outras plataformas. A narrativa transmídia possui características e elementos únicos para garantir que uma obra complexa com vários significados seja compreendida da melhor maneira. Para desenvolver este projeto, foi escolhida como metodologia a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, seguido por uma abordagem qualitativa para analisar as motivações e o comportamento do fã com relação a série. Para a coleta de dados foi utilizado estudo de caso e entrevista em profundidade com fãs da marca Harry Potter com o intuito de entender a visão deles sobre esse universo e se realmente a transmídia foi fundamental para a obra. Obteve-se com os resultados uma melhor compreensão do papel do fã sobre o desenvolvimento de uma narrativa transmídia e como a marca ainda é importante para este consumidor (sic). |
id |
UCS_1eb86c001f77e46e056aa3bac59e5763 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5528 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gabriel Pereira daSilva, Ivana Almeida daFantinel, Fernando SidneiArnt, Carlos Antonio de Andrade2020-03-10T19:28:30Z2020-03-10T19:28:30Z2019-07-152019https://repositorio.ucs.br/11338/5528Este trabalho busca identificar como a obra Harry Potter tornou-se um fenômeno na narrativa transmídia, aliada a importância do consumidor para o desenvolvimento da obra em outras plataformas. A narrativa transmídia possui características e elementos únicos para garantir que uma obra complexa com vários significados seja compreendida da melhor maneira. Para desenvolver este projeto, foi escolhida como metodologia a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, seguido por uma abordagem qualitativa para analisar as motivações e o comportamento do fã com relação a série. Para a coleta de dados foi utilizado estudo de caso e entrevista em profundidade com fãs da marca Harry Potter com o intuito de entender a visão deles sobre esse universo e se realmente a transmídia foi fundamental para a obra. Obteve-se com os resultados uma melhor compreensão do papel do fã sobre o desenvolvimento de uma narrativa transmídia e como a marca ainda é importante para este consumidor (sic).This work quests identify how the Harry Potter literary work became a phenomenon storytelling transmedia, associated with the importance of the consumer for the development of the literary work for other platforms. The storytelling transmedia has characteristics and unique components to assure that a complex literary work with many concepts be understand in the best way. To develop this project, was selected a work methodology that are the exploratory, bibliographic and documental researches, consecutive by the approach for examine the motivation and behavior of fans about the serie. To collect data for the research were made a deep interview with Harry Potter fans with the intention to understand their vision about this universe and if the transmedia was fundamental to success of the literary work. With the results, was obtained a better comprehension from fans about the development of a storytelling transmedia and how the Harry Potter brand still is important to the consumer (sic).PublicidadePotter, Harry (Personagem fictício)Comportamento do consumidorComunicação de massaComo a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômenoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-07-15 00:00:00ORIGINALTCC Gabriel Pereira da Silva.pdfTCC Gabriel Pereira da Silva.pdfapplication/pdf2678445https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/1/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdfd566bdbfbff9ad85a8f74f4d0283d53aMD51TEXTTCC Gabriel Pereira da Silva.pdf.txtTCC Gabriel Pereira da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain281228https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/2/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdf.txtc54f07b28deceae6fff42e966c775295MD52THUMBNAILTCC Gabriel Pereira da Silva.pdf.jpgTCC Gabriel Pereira da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1284https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/3/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg13809babffb15b28d71a332efed07202MD5311338/55282020-11-23 17:50:23.142oai:repositorio.ucs.br:11338/5528Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-11-23T17:50:23Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno |
title |
Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno |
spellingShingle |
Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno Silva, Gabriel Pereira da Publicidade Potter, Harry (Personagem fictício) Comportamento do consumidor Comunicação de massa |
title_short |
Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno |
title_full |
Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno |
title_fullStr |
Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno |
title_full_unstemmed |
Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno |
title_sort |
Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno |
author |
Silva, Gabriel Pereira da |
author_facet |
Silva, Gabriel Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Silva, Ivana Almeida da Fantinel, Fernando Sidnei |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriel Pereira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Arnt, Carlos Antonio de Andrade |
contributor_str_mv |
Arnt, Carlos Antonio de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Potter, Harry (Personagem fictício) Comportamento do consumidor Comunicação de massa |
topic |
Publicidade Potter, Harry (Personagem fictício) Comportamento do consumidor Comunicação de massa |
description |
Este trabalho busca identificar como a obra Harry Potter tornou-se um fenômeno na narrativa transmídia, aliada a importância do consumidor para o desenvolvimento da obra em outras plataformas. A narrativa transmídia possui características e elementos únicos para garantir que uma obra complexa com vários significados seja compreendida da melhor maneira. Para desenvolver este projeto, foi escolhida como metodologia a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, seguido por uma abordagem qualitativa para analisar as motivações e o comportamento do fã com relação a série. Para a coleta de dados foi utilizado estudo de caso e entrevista em profundidade com fãs da marca Harry Potter com o intuito de entender a visão deles sobre esse universo e se realmente a transmídia foi fundamental para a obra. Obteve-se com os resultados uma melhor compreensão do papel do fã sobre o desenvolvimento de uma narrativa transmídia e como a marca ainda é importante para este consumidor (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-10T19:28:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-10T19:28:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5528 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/1/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/2/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/3/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d566bdbfbff9ad85a8f74f4d0283d53a c54f07b28deceae6fff42e966c775295 13809babffb15b28d71a332efed07202 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308895612993536 |