Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel Pereira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5528
Resumo: Este trabalho busca identificar como a obra Harry Potter tornou-se um fenômeno na narrativa transmídia, aliada a importância do consumidor para o desenvolvimento da obra em outras plataformas. A narrativa transmídia possui características e elementos únicos para garantir que uma obra complexa com vários significados seja compreendida da melhor maneira. Para desenvolver este projeto, foi escolhida como metodologia a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, seguido por uma abordagem qualitativa para analisar as motivações e o comportamento do fã com relação a série. Para a coleta de dados foi utilizado estudo de caso e entrevista em profundidade com fãs da marca Harry Potter com o intuito de entender a visão deles sobre esse universo e se realmente a transmídia foi fundamental para a obra. Obteve-se com os resultados uma melhor compreensão do papel do fã sobre o desenvolvimento de uma narrativa transmídia e como a marca ainda é importante para este consumidor (sic).
id UCS_1eb86c001f77e46e056aa3bac59e5763
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5528
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Silva, Gabriel Pereira daSilva, Ivana Almeida daFantinel, Fernando SidneiArnt, Carlos Antonio de Andrade2020-03-10T19:28:30Z2020-03-10T19:28:30Z2019-07-152019https://repositorio.ucs.br/11338/5528Este trabalho busca identificar como a obra Harry Potter tornou-se um fenômeno na narrativa transmídia, aliada a importância do consumidor para o desenvolvimento da obra em outras plataformas. A narrativa transmídia possui características e elementos únicos para garantir que uma obra complexa com vários significados seja compreendida da melhor maneira. Para desenvolver este projeto, foi escolhida como metodologia a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, seguido por uma abordagem qualitativa para analisar as motivações e o comportamento do fã com relação a série. Para a coleta de dados foi utilizado estudo de caso e entrevista em profundidade com fãs da marca Harry Potter com o intuito de entender a visão deles sobre esse universo e se realmente a transmídia foi fundamental para a obra. Obteve-se com os resultados uma melhor compreensão do papel do fã sobre o desenvolvimento de uma narrativa transmídia e como a marca ainda é importante para este consumidor (sic).This work quests identify how the Harry Potter literary work became a phenomenon storytelling transmedia, associated with the importance of the consumer for the development of the literary work for other platforms. The storytelling transmedia has characteristics and unique components to assure that a complex literary work with many concepts be understand in the best way. To develop this project, was selected a work methodology that are the exploratory, bibliographic and documental researches, consecutive by the approach for examine the motivation and behavior of fans about the serie. To collect data for the research were made a deep interview with Harry Potter fans with the intention to understand their vision about this universe and if the transmedia was fundamental to success of the literary work. With the results, was obtained a better comprehension from fans about the development of a storytelling transmedia and how the Harry Potter brand still is important to the consumer (sic).PublicidadePotter, Harry (Personagem fictício)Comportamento do consumidorComunicação de massaComo a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômenoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-07-15 00:00:00ORIGINALTCC Gabriel Pereira da Silva.pdfTCC Gabriel Pereira da Silva.pdfapplication/pdf2678445https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/1/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdfd566bdbfbff9ad85a8f74f4d0283d53aMD51TEXTTCC Gabriel Pereira da Silva.pdf.txtTCC Gabriel Pereira da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain281228https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/2/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdf.txtc54f07b28deceae6fff42e966c775295MD52THUMBNAILTCC Gabriel Pereira da Silva.pdf.jpgTCC Gabriel Pereira da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1284https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/3/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg13809babffb15b28d71a332efed07202MD5311338/55282020-11-23 17:50:23.142oai:repositorio.ucs.br:11338/5528Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-11-23T17:50:23Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno
title Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno
spellingShingle Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno
Silva, Gabriel Pereira da
Publicidade
Potter, Harry (Personagem fictício)
Comportamento do consumidor
Comunicação de massa
title_short Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno
title_full Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno
title_fullStr Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno
title_full_unstemmed Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno
title_sort Como a narrativa transmídia transformou Harry Potter em um fenômeno
author Silva, Gabriel Pereira da
author_facet Silva, Gabriel Pereira da
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Ivana Almeida da
Fantinel, Fernando Sidnei
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriel Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arnt, Carlos Antonio de Andrade
contributor_str_mv Arnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Potter, Harry (Personagem fictício)
Comportamento do consumidor
Comunicação de massa
topic Publicidade
Potter, Harry (Personagem fictício)
Comportamento do consumidor
Comunicação de massa
description Este trabalho busca identificar como a obra Harry Potter tornou-se um fenômeno na narrativa transmídia, aliada a importância do consumidor para o desenvolvimento da obra em outras plataformas. A narrativa transmídia possui características e elementos únicos para garantir que uma obra complexa com vários significados seja compreendida da melhor maneira. Para desenvolver este projeto, foi escolhida como metodologia a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, seguido por uma abordagem qualitativa para analisar as motivações e o comportamento do fã com relação a série. Para a coleta de dados foi utilizado estudo de caso e entrevista em profundidade com fãs da marca Harry Potter com o intuito de entender a visão deles sobre esse universo e se realmente a transmídia foi fundamental para a obra. Obteve-se com os resultados uma melhor compreensão do papel do fã sobre o desenvolvimento de uma narrativa transmídia e como a marca ainda é importante para este consumidor (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-10T19:28:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-10T19:28:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5528
url https://repositorio.ucs.br/11338/5528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/1/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/2/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5528/3/TCC%20Gabriel%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d566bdbfbff9ad85a8f74f4d0283d53a
c54f07b28deceae6fff42e966c775295
13809babffb15b28d71a332efed07202
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308895612993536