Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Sabrina Susan de, 1999-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604
Resumo: Orientador: : Jacqueline Peixoto Barbosa
id UNICAMP-30_42f12ebcf0a0763415fac196a2d6b40c
oai_identifier_str oai::1239309
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionaisTransmidialidadeEducaçãoPotter, Harry (Personagem fictício)LetramentoOrientador: : Jacqueline Peixoto BarbosaTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Ao explorar conceitos empregados nos âmbitos dos estudos da linguagem e da comunicação a respeito das tecnologias na contemporaneidade, este trabalho tem por objetivo conceituar e descrever o funcionamento de narrativas transmídia situadas no contexto de Cultura da Convergência (JENKINS, 2009) e averiguar a possibilidade de apropriação dessas produções em contexto escolar. Para tanto, são levantadas discussões sobre cultura participativa, fandoms e cultura de fãs e diferentes tipos de letramento (novos, multi, midiáticos e transmidiáticos), adotando como foco de análise a saga Harry Potter (doravante HP) e caracterizando-a como exemplo de material transmidiático. A opção metodológica adotada é uma análise documental - descrição das obras que compõem a referida franquia e análise do seu site oficial Wizarding World -, seguida da proposição de uma proposta pedagógica para utilização da franquia HP como base para o desenvolvimento de atividades colaborativas situadas em ambientes virtuais, que incluem o desenvolvimento de wikis, fanfics e de outros gêneros do discurso, além de fóruns de discussão. Tal proposição se justifica em função da aproximação existente entre habilidades contempladas nos fenômenos envolvendo (novos) letramentos em contextos informais (esfera de entretenimento, fandoms etc.) e as habilidades tomadas como objetivos de aprendizagem pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados da pesquisa apontam para uma posição afirmativa em relação ao uso de recursos transmídia dentro da área de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, demonstrando ser possível articular elementos da cultura participativa e das culturas de fãs às práticas escolares, de forma a propiciar aprendizagens previstas nos documentos curricularesAbstract: By exploring concepts from the fields of language and communication about contemporary technologies, this study aims to conceptualize and describe transmedia storytelling's operation, which is placed in the context of the Convergence Culture (JENKINS, 2009), and investigate the possibility of appropriation of these productions in a school environment. For that, discussions are raised about participative culture, fandoms and fan culture and different types of literacies (new and multiliteracies, mediatic and transmediatic literacies), adopting the Harry Potter saga (henceforth HP) as the focus of analysis and featuring it as an example of transmedia material. The methodology adopted is a documental analysis - description of the works that compose the aforementioned franchise and analysis of its official website Wizarding World -, followed by the proposition of a pedagogical proposal for the usage of the HP franchise as a basis for the development of collaborative activities situated in environments that include the development of wikis, fanfiction, discussion forums and other speech genres. This position is justified due to the approximation between skills contemplated in events involving (new) literacies in informal contexts (entertainment, fandoms, etc.) and the skills taken as learning objectives by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The research results point to an affirmative position regarding the use of transmedia resources within the teaching-learning area of Portuguese Language, demonstrating that it is possible to articulate elements of participatory culture and fan cultures to school practices, in order to provide practices planned by curriculum documents[s.n.]Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Sabrina Susan de, 1999-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604ARAUJO, Sabrina Susan de. Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais. Orientação de Jacqueline Peixoto Barbosa. Campinas, SP: [s.n.], 2021. TCC. (1 recurso online (85 p.)), il., digital, arquivo PDF. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239309Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-27T15:01:51Zoai::1239309Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-04-27T15:01:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais
title Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais
spellingShingle Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais
Araujo, Sabrina Susan de, 1999-
Transmidialidade
Educação
Potter, Harry (Personagem fictício)
Letramento
title_short Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais
title_full Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais
title_fullStr Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais
title_full_unstemmed Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais
title_sort Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais
author Araujo, Sabrina Susan de, 1999-
author_facet Araujo, Sabrina Susan de, 1999-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Sabrina Susan de, 1999-
dc.subject.por.fl_str_mv Transmidialidade
Educação
Potter, Harry (Personagem fictício)
Letramento
topic Transmidialidade
Educação
Potter, Harry (Personagem fictício)
Letramento
description Orientador: : Jacqueline Peixoto Barbosa
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604
ARAUJO, Sabrina Susan de. Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais. Orientação de Jacqueline Peixoto Barbosa. Campinas, SP: [s.n.], 2021. TCC. (1 recurso online (85 p.)), il., digital, arquivo PDF. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604
identifier_str_mv ARAUJO, Sabrina Susan de. Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais. Orientação de Jacqueline Peixoto Barbosa. Campinas, SP: [s.n.], 2021. TCC. (1 recurso online (85 p.)), il., digital, arquivo PDF. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239309
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189181350477824