Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604 |
Resumo: | Orientador: : Jacqueline Peixoto Barbosa |
id |
UNICAMP-30_42f12ebcf0a0763415fac196a2d6b40c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1239309 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionaisTransmidialidadeEducaçãoPotter, Harry (Personagem fictício)LetramentoOrientador: : Jacqueline Peixoto BarbosaTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Ao explorar conceitos empregados nos âmbitos dos estudos da linguagem e da comunicação a respeito das tecnologias na contemporaneidade, este trabalho tem por objetivo conceituar e descrever o funcionamento de narrativas transmídia situadas no contexto de Cultura da Convergência (JENKINS, 2009) e averiguar a possibilidade de apropriação dessas produções em contexto escolar. Para tanto, são levantadas discussões sobre cultura participativa, fandoms e cultura de fãs e diferentes tipos de letramento (novos, multi, midiáticos e transmidiáticos), adotando como foco de análise a saga Harry Potter (doravante HP) e caracterizando-a como exemplo de material transmidiático. A opção metodológica adotada é uma análise documental - descrição das obras que compõem a referida franquia e análise do seu site oficial Wizarding World -, seguida da proposição de uma proposta pedagógica para utilização da franquia HP como base para o desenvolvimento de atividades colaborativas situadas em ambientes virtuais, que incluem o desenvolvimento de wikis, fanfics e de outros gêneros do discurso, além de fóruns de discussão. Tal proposição se justifica em função da aproximação existente entre habilidades contempladas nos fenômenos envolvendo (novos) letramentos em contextos informais (esfera de entretenimento, fandoms etc.) e as habilidades tomadas como objetivos de aprendizagem pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados da pesquisa apontam para uma posição afirmativa em relação ao uso de recursos transmídia dentro da área de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, demonstrando ser possível articular elementos da cultura participativa e das culturas de fãs às práticas escolares, de forma a propiciar aprendizagens previstas nos documentos curricularesAbstract: By exploring concepts from the fields of language and communication about contemporary technologies, this study aims to conceptualize and describe transmedia storytelling's operation, which is placed in the context of the Convergence Culture (JENKINS, 2009), and investigate the possibility of appropriation of these productions in a school environment. For that, discussions are raised about participative culture, fandoms and fan culture and different types of literacies (new and multiliteracies, mediatic and transmediatic literacies), adopting the Harry Potter saga (henceforth HP) as the focus of analysis and featuring it as an example of transmedia material. The methodology adopted is a documental analysis - description of the works that compose the aforementioned franchise and analysis of its official website Wizarding World -, followed by the proposition of a pedagogical proposal for the usage of the HP franchise as a basis for the development of collaborative activities situated in environments that include the development of wikis, fanfiction, discussion forums and other speech genres. This position is justified due to the approximation between skills contemplated in events involving (new) literacies in informal contexts (entertainment, fandoms, etc.) and the skills taken as learning objectives by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The research results point to an affirmative position regarding the use of transmedia resources within the teaching-learning area of Portuguese Language, demonstrating that it is possible to articulate elements of participatory culture and fan cultures to school practices, in order to provide practices planned by curriculum documents[s.n.]Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraujo, Sabrina Susan de, 1999-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdf1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604ARAUJO, Sabrina Susan de. Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais. Orientação de Jacqueline Peixoto Barbosa. Campinas, SP: [s.n.], 2021. TCC. (1 recurso online (85 p.)), il., digital, arquivo PDF. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239309Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-27T15:01:51Zoai::1239309Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-04-27T15:01:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais |
title |
Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais |
spellingShingle |
Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais Araujo, Sabrina Susan de, 1999- Transmidialidade Educação Potter, Harry (Personagem fictício) Letramento |
title_short |
Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais |
title_full |
Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais |
title_fullStr |
Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais |
title_full_unstemmed |
Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais |
title_sort |
Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais |
author |
Araujo, Sabrina Susan de, 1999- |
author_facet |
Araujo, Sabrina Susan de, 1999- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Jacqueline Peixoto, 1965- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Sabrina Susan de, 1999- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transmidialidade Educação Potter, Harry (Personagem fictício) Letramento |
topic |
Transmidialidade Educação Potter, Harry (Personagem fictício) Letramento |
description |
Orientador: : Jacqueline Peixoto Barbosa |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604 ARAUJO, Sabrina Susan de. Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais. Orientação de Jacqueline Peixoto Barbosa. Campinas, SP: [s.n.], 2021. TCC. (1 recurso online (85 p.)), il., digital, arquivo PDF. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Sabrina Susan de. Narrativa transmídia em Harry Potter e propostas educacionais. Orientação de Jacqueline Peixoto Barbosa. Campinas, SP: [s.n.], 2021. TCC. (1 recurso online (85 p.)), il., digital, arquivo PDF. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3604. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239309 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (85 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189181350477824 |