GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/7315 |
Resumo: | Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão das formas geométricas e de reconhecê-las no cotidiano. Com base nesse objetivo, foi apresentado um estudo sobre esse transtorno e sobre como é o ensino da geometria para esse grupo. Além disso foi discutido sobre a utilização de serious game como ferramenta de aprendizagem e jogos com propostas semelhantes. O game foi desenvolvido na Unity2D, com base no framework DPE. Ele foi avaliado com base em testes com profissionais da área que o validaram como uma ferramenta que pode auxiliar no ensino desse público. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_1edeee76349accb4528fcbfae57c2fdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/7315 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vicente, Évila Vanessa da SilvaBoff, ElisaBoff, Raquel de MeloFardo, Marcelo Luís2021-05-20T00:55:07Z2021-05-20T00:55:07Z2020-12-242020-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/7315Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão das formas geométricas e de reconhecê-las no cotidiano. Com base nesse objetivo, foi apresentado um estudo sobre esse transtorno e sobre como é o ensino da geometria para esse grupo. Além disso foi discutido sobre a utilização de serious game como ferramenta de aprendizagem e jogos com propostas semelhantes. O game foi desenvolvido na Unity2D, com base no framework DPE. Ele foi avaliado com base em testes com profissionais da área que o validaram como uma ferramenta que pode auxiliar no ensino desse público. [resumo fornecido pelo autor]This work aimed to develop a serious game in order to teach geometry to children aged12 to 14 years with Autism Spectrum Disorder (ASD), as this audience faces manydifficulties in understanding geometric shapes and recognizing them in their daily lives.Based on this objective, a study was presented on this disorder and on how geometryis taught to this group. In addition, it was discussed about the use of serious games asa learning tool and games with similar proposals. The game was developed at Unity2D,based on the DPE Framework. It was evaluated based on tests with professionals inthe field who validated it as a tool that can assist in teaching this audience. [resumo fornecido pelo autor]Jogos educativosJogos eletrônicosGeometria - Métodos de ensinoTranstornos do espectro autistaGeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Tecnologias DigitaisCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-23ORIGINALTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdfTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdfapplication/pdf815113https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/1/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf6cee83d3aa57644aea7db13f28e19d41MD51TEXTTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdf.txtTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdf.txtExtracted texttext/plain76984https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/2/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf.txt5d38f18c0256a05ae45622b49a59072fMD52THUMBNAILTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdf.jpgTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/3/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf.jpg02317b86b560514419953e2039d4fd89MD5311338/73152023-04-14 13:08:44.188oai:repositorio.ucs.br:11338/7315Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-04-14T13:08:44Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title |
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
spellingShingle |
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) Vicente, Évila Vanessa da Silva Jogos educativos Jogos eletrônicos Geometria - Métodos de ensino Transtornos do espectro autista |
title_short |
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_full |
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_fullStr |
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_full_unstemmed |
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_sort |
GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
author |
Vicente, Évila Vanessa da Silva |
author_facet |
Vicente, Évila Vanessa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Boff, Elisa Boff, Raquel de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Évila Vanessa da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fardo, Marcelo Luís |
contributor_str_mv |
Fardo, Marcelo Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Jogos eletrônicos Geometria - Métodos de ensino Transtornos do espectro autista |
topic |
Jogos educativos Jogos eletrônicos Geometria - Métodos de ensino Transtornos do espectro autista |
description |
Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão das formas geométricas e de reconhecê-las no cotidiano. Com base nesse objetivo, foi apresentado um estudo sobre esse transtorno e sobre como é o ensino da geometria para esse grupo. Além disso foi discutido sobre a utilização de serious game como ferramenta de aprendizagem e jogos com propostas semelhantes. O game foi desenvolvido na Unity2D, com base no framework DPE. Ele foi avaliado com base em testes com profissionais da área que o validaram como uma ferramenta que pode auxiliar no ensino desse público. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-20T00:55:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-20T00:55:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/7315 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/7315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/1/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/2/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/3/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6cee83d3aa57644aea7db13f28e19d41 5d38f18c0256a05ae45622b49a59072f 02317b86b560514419953e2039d4fd89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308877352042496 |