GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Évila Vanessa da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/7315
Resumo: Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão das formas geométricas e de reconhecê-las no cotidiano. Com base nesse objetivo, foi apresentado um estudo sobre esse transtorno e sobre como é o ensino da geometria para esse grupo. Além disso foi discutido sobre a utilização de serious game como ferramenta de aprendizagem e jogos com propostas semelhantes. O game foi desenvolvido na Unity2D, com base no framework DPE. Ele foi avaliado com base em testes com profissionais da área que o validaram como uma ferramenta que pode auxiliar no ensino desse público. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_1edeee76349accb4528fcbfae57c2fdb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/7315
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Vicente, Évila Vanessa da SilvaBoff, ElisaBoff, Raquel de MeloFardo, Marcelo Luís2021-05-20T00:55:07Z2021-05-20T00:55:07Z2020-12-242020-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/7315Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão das formas geométricas e de reconhecê-las no cotidiano. Com base nesse objetivo, foi apresentado um estudo sobre esse transtorno e sobre como é o ensino da geometria para esse grupo. Além disso foi discutido sobre a utilização de serious game como ferramenta de aprendizagem e jogos com propostas semelhantes. O game foi desenvolvido na Unity2D, com base no framework DPE. Ele foi avaliado com base em testes com profissionais da área que o validaram como uma ferramenta que pode auxiliar no ensino desse público. [resumo fornecido pelo autor]This work aimed to develop a serious game in order to teach geometry to children aged12 to 14 years with Autism Spectrum Disorder (ASD), as this audience faces manydifficulties in understanding geometric shapes and recognizing them in their daily lives.Based on this objective, a study was presented on this disorder and on how geometryis taught to this group. In addition, it was discussed about the use of serious games asa learning tool and games with similar proposals. The game was developed at Unity2D,based on the DPE Framework. It was evaluated based on tests with professionals inthe field who validated it as a tool that can assist in teaching this audience. [resumo fornecido pelo autor]Jogos educativosJogos eletrônicosGeometria - Métodos de ensinoTranstornos do espectro autistaGeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Tecnologias DigitaisCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-23ORIGINALTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdfTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdfapplication/pdf815113https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/1/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf6cee83d3aa57644aea7db13f28e19d41MD51TEXTTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdf.txtTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdf.txtExtracted texttext/plain76984https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/2/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf.txt5d38f18c0256a05ae45622b49a59072fMD52THUMBNAILTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdf.jpgTCC Evila Vanessa da Silva Vicente.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/3/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf.jpg02317b86b560514419953e2039d4fd89MD5311338/73152023-04-14 13:08:44.188oai:repositorio.ucs.br:11338/7315Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-04-14T13:08:44Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
spellingShingle GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Vicente, Évila Vanessa da Silva
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Geometria - Métodos de ensino
Transtornos do espectro autista
title_short GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_full GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_fullStr GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_full_unstemmed GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_sort GeoTea: desenvolvimento de um serious game para o ensino da geometria para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
author Vicente, Évila Vanessa da Silva
author_facet Vicente, Évila Vanessa da Silva
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Boff, Elisa
Boff, Raquel de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Évila Vanessa da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fardo, Marcelo Luís
contributor_str_mv Fardo, Marcelo Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Geometria - Métodos de ensino
Transtornos do espectro autista
topic Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Geometria - Métodos de ensino
Transtornos do espectro autista
description Este trabalho visou o desenvolvimento um serious game, a fim de ensinar geometria para crianças de 12 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que esse público enfrenta muitas dificuldades na compreensão das formas geométricas e de reconhecê-las no cotidiano. Com base nesse objetivo, foi apresentado um estudo sobre esse transtorno e sobre como é o ensino da geometria para esse grupo. Além disso foi discutido sobre a utilização de serious game como ferramenta de aprendizagem e jogos com propostas semelhantes. O game foi desenvolvido na Unity2D, com base no framework DPE. Ele foi avaliado com base em testes com profissionais da área que o validaram como uma ferramenta que pode auxiliar no ensino desse público. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-20T00:55:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-20T00:55:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/7315
url https://repositorio.ucs.br/11338/7315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/1/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/2/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7315/3/TCC%20Evila%20Vanessa%20da%20Silva%20Vicente.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6cee83d3aa57644aea7db13f28e19d41
5d38f18c0256a05ae45622b49a59072f
02317b86b560514419953e2039d4fd89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308877352042496