O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6584 |
Resumo: | As danças urbanas, pela identificação com a cultura hip hop, atraem crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: descrever de que maneira o professor de danças urbanas do projeto social Fluência, de Caxias do Sul, pode estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: estudo de caso numa abordagem qualitativa a partir do método descritivo com característica transversal. Participantes: professor de danças e alunos do projeto Fluência. Instrumentos: cinco observações, seis entrevistas e análise de documentos. Resultados: constatou-se que o professor estimula o desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos a partir de exemplo positivo, respeito, diálogo, estímulo da autonomia e inserção na cultura. Conclui-se que o professor usa a dança como ferramenta de evasão de crianças e adolescentes das ruas [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_2670d3a2dc3ddb0f4d853d0740eda2b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6584 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bastos, Paula Fernanda MoreiraGoulart, Renata RamosBellini, Magda Amabile Biazus CarpeggianiGoulart, Renata Ramos2020-10-06T14:12:24Z2020-10-06T14:12:24Z2020-07-092020https://repositorio.ucs.br/11338/6584As danças urbanas, pela identificação com a cultura hip hop, atraem crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: descrever de que maneira o professor de danças urbanas do projeto social Fluência, de Caxias do Sul, pode estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: estudo de caso numa abordagem qualitativa a partir do método descritivo com característica transversal. Participantes: professor de danças e alunos do projeto Fluência. Instrumentos: cinco observações, seis entrevistas e análise de documentos. Resultados: constatou-se que o professor estimula o desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos a partir de exemplo positivo, respeito, diálogo, estímulo da autonomia e inserção na cultura. Conclui-se que o professor usa a dança como ferramenta de evasão de crianças e adolescentes das ruas [resumo fornecido pelo autor].Urban dance attracts children and young people who live in social vulnerability situations as it identifies with the hip hop culture. Objective: to describe the way the urban dance teacher of the Fluência social project in Caxias do Sul can stimulate the development of social skills in children and teenagers who are in social vulnerability situations. Methodology: a study case with a qualitative approach based on the descriptive cross-sectional method. Participants: the dance teacher and students of the Fluência program. Instruments: five observations, six interviews and document analysis. Results: it was determined that the dance teacher stimulates the development of social skills of the students using positive modelling, respect, dialogue, autonomy strengthening and insertion in the culture. It was concluded that the professor uses dance as an instrument to keep children and teenagers away from the streets [resumo fornecido pelo autor].DançaProfessores de dançaConscientização socialO desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEducação Física – LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-09 00:00:00ORIGINALTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdfTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdfapplication/pdf345615https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/1/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf07235e8ce3f1082ab84c4057a15c83baMD51TEXTTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdf.txtTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdf.txtExtracted texttext/plain40809https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/2/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf.txt021d948c69eb92861687e32757b6fec0MD52THUMBNAILTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdf.jpgTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1519https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/3/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf.jpgaedb40986b845c99c57c681b98f76935MD5311338/65842020-12-10 12:37:15.737oai:repositorio.ucs.br:11338/6584Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:05.764937Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso |
title |
O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso |
spellingShingle |
O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso Bastos, Paula Fernanda Moreira Dança Professores de dança Conscientização social |
title_short |
O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso |
title_full |
O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso |
title_fullStr |
O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso |
title_sort |
O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso |
author |
Bastos, Paula Fernanda Moreira |
author_facet |
Bastos, Paula Fernanda Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Goulart, Renata Ramos Bellini, Magda Amabile Biazus Carpeggiani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Paula Fernanda Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Goulart, Renata Ramos |
contributor_str_mv |
Goulart, Renata Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Professores de dança Conscientização social |
topic |
Dança Professores de dança Conscientização social |
description |
As danças urbanas, pela identificação com a cultura hip hop, atraem crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: descrever de que maneira o professor de danças urbanas do projeto social Fluência, de Caxias do Sul, pode estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: estudo de caso numa abordagem qualitativa a partir do método descritivo com característica transversal. Participantes: professor de danças e alunos do projeto Fluência. Instrumentos: cinco observações, seis entrevistas e análise de documentos. Resultados: constatou-se que o professor estimula o desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos a partir de exemplo positivo, respeito, diálogo, estímulo da autonomia e inserção na cultura. Conclui-se que o professor usa a dança como ferramenta de evasão de crianças e adolescentes das ruas [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-06T14:12:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-06T14:12:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6584 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/1/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/2/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/3/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07235e8ce3f1082ab84c4057a15c83ba 021d948c69eb92861687e32757b6fec0 aedb40986b845c99c57c681b98f76935 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258441613901824 |