O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Paula Fernanda Moreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6584
Resumo: As danças urbanas, pela identificação com a cultura hip hop, atraem crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: descrever de que maneira o professor de danças urbanas do projeto social Fluência, de Caxias do Sul, pode estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: estudo de caso numa abordagem qualitativa a partir do método descritivo com característica transversal. Participantes: professor de danças e alunos do projeto Fluência. Instrumentos: cinco observações, seis entrevistas e análise de documentos. Resultados: constatou-se que o professor estimula o desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos a partir de exemplo positivo, respeito, diálogo, estímulo da autonomia e inserção na cultura. Conclui-se que o professor usa a dança como ferramenta de evasão de crianças e adolescentes das ruas [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_2670d3a2dc3ddb0f4d853d0740eda2b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6584
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Bastos, Paula Fernanda MoreiraGoulart, Renata RamosBellini, Magda Amabile Biazus CarpeggianiGoulart, Renata Ramos2020-10-06T14:12:24Z2020-10-06T14:12:24Z2020-07-092020https://repositorio.ucs.br/11338/6584As danças urbanas, pela identificação com a cultura hip hop, atraem crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: descrever de que maneira o professor de danças urbanas do projeto social Fluência, de Caxias do Sul, pode estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: estudo de caso numa abordagem qualitativa a partir do método descritivo com característica transversal. Participantes: professor de danças e alunos do projeto Fluência. Instrumentos: cinco observações, seis entrevistas e análise de documentos. Resultados: constatou-se que o professor estimula o desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos a partir de exemplo positivo, respeito, diálogo, estímulo da autonomia e inserção na cultura. Conclui-se que o professor usa a dança como ferramenta de evasão de crianças e adolescentes das ruas [resumo fornecido pelo autor].Urban dance attracts children and young people who live in social vulnerability situations as it identifies with the hip hop culture. Objective: to describe the way the urban dance teacher of the Fluência social project in Caxias do Sul can stimulate the development of social skills in children and teenagers who are in social vulnerability situations. Methodology: a study case with a qualitative approach based on the descriptive cross-sectional method. Participants: the dance teacher and students of the Fluência program. Instruments: five observations, six interviews and document analysis. Results: it was determined that the dance teacher stimulates the development of social skills of the students using positive modelling, respect, dialogue, autonomy strengthening and insertion in the culture. It was concluded that the professor uses dance as an instrument to keep children and teenagers away from the streets [resumo fornecido pelo autor].DançaProfessores de dançaConscientização socialO desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulEducação Física – LicenciaturaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-09 00:00:00ORIGINALTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdfTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdfapplication/pdf345615https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/1/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf07235e8ce3f1082ab84c4057a15c83baMD51TEXTTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdf.txtTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdf.txtExtracted texttext/plain40809https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/2/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf.txt021d948c69eb92861687e32757b6fec0MD52THUMBNAILTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdf.jpgTCC Paula Fernanda Moreira Bastos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1519https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/3/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf.jpgaedb40986b845c99c57c681b98f76935MD5311338/65842020-12-10 12:37:15.737oai:repositorio.ucs.br:11338/6584Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:05.764937Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
title O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
spellingShingle O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
Bastos, Paula Fernanda Moreira
Dança
Professores de dança
Conscientização social
title_short O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
title_full O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
title_fullStr O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
title_full_unstemmed O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
title_sort O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
author Bastos, Paula Fernanda Moreira
author_facet Bastos, Paula Fernanda Moreira
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Goulart, Renata Ramos
Bellini, Magda Amabile Biazus Carpeggiani
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Paula Fernanda Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goulart, Renata Ramos
contributor_str_mv Goulart, Renata Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Professores de dança
Conscientização social
topic Dança
Professores de dança
Conscientização social
description As danças urbanas, pela identificação com a cultura hip hop, atraem crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: descrever de que maneira o professor de danças urbanas do projeto social Fluência, de Caxias do Sul, pode estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: estudo de caso numa abordagem qualitativa a partir do método descritivo com característica transversal. Participantes: professor de danças e alunos do projeto Fluência. Instrumentos: cinco observações, seis entrevistas e análise de documentos. Resultados: constatou-se que o professor estimula o desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos a partir de exemplo positivo, respeito, diálogo, estímulo da autonomia e inserção na cultura. Conclui-se que o professor usa a dança como ferramenta de evasão de crianças e adolescentes das ruas [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T14:12:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T14:12:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6584
url https://repositorio.ucs.br/11338/6584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/1/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/2/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6584/3/TCC%20Paula%20Fernanda%20Moreira%20Bastos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07235e8ce3f1082ab84c4057a15c83ba
021d948c69eb92861687e32757b6fec0
aedb40986b845c99c57c681b98f76935
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258441613901824