Motivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sganzerla, Raiane de Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9744
Resumo: A presença do público feminino nas academias de musculação tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. As mulheres, cada vez mais interessadas em atingir um corpo saudável e/ou dentro dos padrões de beleza manifestados pela mídia e pela sociedade, têm buscado a musculação como alternativa para o alcance de seus objetivos pessoais. Nesse âmbito, o consumo de suplementação alimentar também tem demonstrado crescimento considerável, uma vez que os suplementos alimentares são vistos e entendidos como alavancas que impulsionam o alcance de um corpo ideal. Objetivo geral: A partir disso, este trabalho teve como objetivo investigar os principais fatores que influenciam o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação de uma academia em Bento Gonçalves ? RS. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, com viés transversal. A amostra foi constituída por 25 mulheres, selecionadas por conveniência, com idade entre 18 e 50 anos praticantes de musculação e consumidoras de, pelo menos, 1 tipo de suplemento alimentar. Foi aplicado um questionário contendo 10 questões, intercaladas em questões de múltipla escolha ou abertas e fechadas, que exploram informações relevantes para a construção do perfil da mulher que consome suplementação alimentar e que auxiliam na identificação dos fatores motivacionais para esse consumo. A interpretação dos dados ocorreu por meio da construção de gráficos e tabelas, bem como de medidas descritivas. Conclusão: O desenvolvimento deste estudo revelou, a partir do levantamento de seus resultados, que o fator estético e a influência que a mídia exerce socialmente ao estabelecer padrões estéticos são as principais motivações para que as mulheres busquem uma academia de musculação e se interessem pelo consumo de suplementação alimentar como uma forma de acelerar o alcance de seus objetivos de treino, predominantemente relacionados à hipertrofia e ao emagrecimento. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_27585af720d2ff7b7f111bc363f68ac6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9744
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Sganzerla, Raiane de AraújoSilva, Mauro Amancio daSilva, Mauro Amancio daBrum, Lisiane Reis2022-03-28T19:09:26Z2022-03-28T19:09:26Z2021-01-272020-12-11https://repositorio.ucs.br/11338/9744A presença do público feminino nas academias de musculação tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. As mulheres, cada vez mais interessadas em atingir um corpo saudável e/ou dentro dos padrões de beleza manifestados pela mídia e pela sociedade, têm buscado a musculação como alternativa para o alcance de seus objetivos pessoais. Nesse âmbito, o consumo de suplementação alimentar também tem demonstrado crescimento considerável, uma vez que os suplementos alimentares são vistos e entendidos como alavancas que impulsionam o alcance de um corpo ideal. Objetivo geral: A partir disso, este trabalho teve como objetivo investigar os principais fatores que influenciam o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação de uma academia em Bento Gonçalves ? RS. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, com viés transversal. A amostra foi constituída por 25 mulheres, selecionadas por conveniência, com idade entre 18 e 50 anos praticantes de musculação e consumidoras de, pelo menos, 1 tipo de suplemento alimentar. Foi aplicado um questionário contendo 10 questões, intercaladas em questões de múltipla escolha ou abertas e fechadas, que exploram informações relevantes para a construção do perfil da mulher que consome suplementação alimentar e que auxiliam na identificação dos fatores motivacionais para esse consumo. A interpretação dos dados ocorreu por meio da construção de gráficos e tabelas, bem como de medidas descritivas. Conclusão: O desenvolvimento deste estudo revelou, a partir do levantamento de seus resultados, que o fator estético e a influência que a mídia exerce socialmente ao estabelecer padrões estéticos são as principais motivações para que as mulheres busquem uma academia de musculação e se interessem pelo consumo de suplementação alimentar como uma forma de acelerar o alcance de seus objetivos de treino, predominantemente relacionados à hipertrofia e ao emagrecimento. [resumo fornecido pelo autor]Abstract: The presence of the female public in the fitness centers has grown considerably in recent times. Women, increasingly interested in achieving a healthy body and / or within the standards of beauty manifested by the media and society, have been looking to bodybuilding as an alternative to achieve their personal goals. In this context, the consumption of food supplementation has also shown considerable growth, since food supplements are seen and understood as levers that boost the achievement of an ideal body. General objective: Based on this, this study aimed to investigate the main factors that influence the consumption of food supplementation in women who practice bodybuilding at a gym in Bento Gonçalves - RS. Methodology: This is a qualitative-quantitative, descriptive and exploratory research, with a transversal perspective. The sample consisted of 25 women, selected for convenience, aged between 18 and 50 years, who practice bodybuilding and who consume at least 1 type of food supplement. Instruments: A questionnaire was applied containing 10 questions, interspersed in multiple choice questions, open and closed, which explore relevant information for the construction of the profile of the woman who consumes food supplementation and which helps in the identification of the motivational factors for this consumption. Data interpretation occurred through the construction of graphs and tables. Conclusion: The development of this study revealed, from the survey of its results, that the aesthetic factor and the influence that the media exerts socially in establishing aesthetic standards are the main motivations for women to seek a bodybuilding gym and be interested in consumption of food. [resumo fornecido pelo autor]Educação físicaEsportes - Aspectos psicológicosMusculaçãoMulheresSuplementação alimentarMotivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Educação FísicaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2021-01-26ORIGINALTCC Raiane de Araujo Sganzerla.pdfTCC Raiane de Araujo Sganzerla.pdfapplication/pdf392783https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9744/1/TCC%20Raiane%20de%20Araujo%20Sganzerla.pdfa1d5e3d23451beacff1da553062f0a81MD51TEXTTCC Raiane de Araujo Sganzerla.pdf.txtTCC Raiane de Araujo Sganzerla.pdf.txtExtracted texttext/plain48082https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9744/2/TCC%20Raiane%20de%20Araujo%20Sganzerla.pdf.txt4c00e71505eacae6f63d0f0a1046ed42MD52THUMBNAILTCC Raiane de Araujo Sganzerla.pdf.jpgTCC Raiane de Araujo Sganzerla.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1608https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9744/3/TCC%20Raiane%20de%20Araujo%20Sganzerla.pdf.jpg8573a8c1a061e392c28da6ffc3647677MD5311338/97442023-03-29 11:01:55.519oai:repositorio.ucs.br:11338/9744Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:18.440587Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação
title Motivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação
spellingShingle Motivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação
Sganzerla, Raiane de Araújo
Educação física
Esportes - Aspectos psicológicos
Musculação
Mulheres
Suplementação alimentar
title_short Motivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação
title_full Motivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação
title_fullStr Motivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação
title_full_unstemmed Motivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação
title_sort Motivação para o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação
author Sganzerla, Raiane de Araújo
author_facet Sganzerla, Raiane de Araújo
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Mauro Amancio da
Silva, Mauro Amancio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Sganzerla, Raiane de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brum, Lisiane Reis
contributor_str_mv Brum, Lisiane Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Esportes - Aspectos psicológicos
Musculação
Mulheres
Suplementação alimentar
topic Educação física
Esportes - Aspectos psicológicos
Musculação
Mulheres
Suplementação alimentar
description A presença do público feminino nas academias de musculação tem crescido consideravelmente nos últimos tempos. As mulheres, cada vez mais interessadas em atingir um corpo saudável e/ou dentro dos padrões de beleza manifestados pela mídia e pela sociedade, têm buscado a musculação como alternativa para o alcance de seus objetivos pessoais. Nesse âmbito, o consumo de suplementação alimentar também tem demonstrado crescimento considerável, uma vez que os suplementos alimentares são vistos e entendidos como alavancas que impulsionam o alcance de um corpo ideal. Objetivo geral: A partir disso, este trabalho teve como objetivo investigar os principais fatores que influenciam o consumo de suplementação alimentar em mulheres praticantes de musculação de uma academia em Bento Gonçalves ? RS. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, com viés transversal. A amostra foi constituída por 25 mulheres, selecionadas por conveniência, com idade entre 18 e 50 anos praticantes de musculação e consumidoras de, pelo menos, 1 tipo de suplemento alimentar. Foi aplicado um questionário contendo 10 questões, intercaladas em questões de múltipla escolha ou abertas e fechadas, que exploram informações relevantes para a construção do perfil da mulher que consome suplementação alimentar e que auxiliam na identificação dos fatores motivacionais para esse consumo. A interpretação dos dados ocorreu por meio da construção de gráficos e tabelas, bem como de medidas descritivas. Conclusão: O desenvolvimento deste estudo revelou, a partir do levantamento de seus resultados, que o fator estético e a influência que a mídia exerce socialmente ao estabelecer padrões estéticos são as principais motivações para que as mulheres busquem uma academia de musculação e se interessem pelo consumo de suplementação alimentar como uma forma de acelerar o alcance de seus objetivos de treino, predominantemente relacionados à hipertrofia e ao emagrecimento. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-28T19:09:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-28T19:09:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9744
url https://repositorio.ucs.br/11338/9744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9744/1/TCC%20Raiane%20de%20Araujo%20Sganzerla.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9744/2/TCC%20Raiane%20de%20Araujo%20Sganzerla.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9744/3/TCC%20Raiane%20de%20Araujo%20Sganzerla.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1d5e3d23451beacff1da553062f0a81
4c00e71505eacae6f63d0f0a1046ed42
8573a8c1a061e392c28da6ffc3647677
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258448655089664