Consciência ambiental, consumo saudável, atitude do consumidor e normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4657 |
Resumo: | O presente estudo teve o objetivo testar um Modelo Teórico que contemplasse a consciência ambiental, o consumo saudável, a atitude do consumidor e as normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos. O método aplicado a este trabalho é caracterizado como sendo uma abordagem quantitativa com objetivo descritivo que foi implementado por meio de uma pesquisa do tipo survey, que teve em sua amostra 241 questionários válidos de consumidores que tem acesso ao consumo de alimentos orgânicos, residentes na Serra Gaúcha, formatando uma amostra não-probabilística por conveniência. A análise dos dados aconteceu através de estatísticas multivariadas por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) que permitiu melhor delimitar a pesquisa, bem como medir as relações entre os fatores através do teste das hipóteses sugeridas. As contribuições de destaque são a comprovação de que a consciência ambiental influencia positiva e significativamente o consumo saudável; que a consciência ambiental influencia de forma positiva e significativa a atitude do consumidor; que o consumo saudável influencia positiva e significativamente a atitude do consumidor; que a atitude influencia de forma positiva e significativa e a intenção de recompra; e que as normas subjetivas influenciam positiva significativamente a intenção de recompra no contexto do consumo de alimentos orgânicos. Os resultados mostram um coeficiente de determinação de 85,4% dos construtos propostos que levam a intenção de recompra, possibilitando contribuições relevantes a partir do modelo teórico proposto. |
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Farias, Felippe deEckert, AlexDe Toni, DeonirGanzer, Paula PatríciaEberle, Luciene2019-05-09T12:08:51Z2019-05-09T12:08:51Z2019-05-092019-03-27https://repositorio.ucs.br/11338/4657O presente estudo teve o objetivo testar um Modelo Teórico que contemplasse a consciência ambiental, o consumo saudável, a atitude do consumidor e as normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicos. O método aplicado a este trabalho é caracterizado como sendo uma abordagem quantitativa com objetivo descritivo que foi implementado por meio de uma pesquisa do tipo survey, que teve em sua amostra 241 questionários válidos de consumidores que tem acesso ao consumo de alimentos orgânicos, residentes na Serra Gaúcha, formatando uma amostra não-probabilística por conveniência. A análise dos dados aconteceu através de estatísticas multivariadas por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) que permitiu melhor delimitar a pesquisa, bem como medir as relações entre os fatores através do teste das hipóteses sugeridas. As contribuições de destaque são a comprovação de que a consciência ambiental influencia positiva e significativamente o consumo saudável; que a consciência ambiental influencia de forma positiva e significativa a atitude do consumidor; que o consumo saudável influencia positiva e significativamente a atitude do consumidor; que a atitude influencia de forma positiva e significativa e a intenção de recompra; e que as normas subjetivas influenciam positiva significativamente a intenção de recompra no contexto do consumo de alimentos orgânicos. Os resultados mostram um coeficiente de determinação de 85,4% dos construtos propostos que levam a intenção de recompra, possibilitando contribuições relevantes a partir do modelo teórico proposto.The present study aimed to test a theoretical model that contemplates environmental awareness, healthy consumption, consumer attitude and subjective norms as determinants of the repurchase intention to buy organic foods. The applied method to this paper is a quantitative approach with a descriptive objective that was implemented through a survey, which had in its sample 241 valid questionnaires of consumers that have access to the consumption of organic foods, living in Serra Gaucha, interviewed from a convenience nonprobabilistic sample. The analysis of the data happened through multivariate statistics through the Structural Equations of Modeling (SEM) that allowed to better delimit the research, as well as to measure the relations between the factors through the test of the suggested hypotheses. The main contributions are evidence that environmental awareness positively and significantly influences healthy consumption; that environmental awareness positively and significantly influences consumer attitudes; that healthy consumption positively and significantly influences consumer attitudes; that the attitude influences positively and significantly the intention to repurchase; and that subjective norms positively an significantly influence the intention to repurchase in the context of organic food consumption. The results show a coefficient of determination of 85.4% of the proposed constructs that lead to the repurchase intention, making possible relevant contributions from the proposed theoretical model.Comportamento do consumidorSustentabilidadeConsumo (Economia)Alimentos naturaisConsumer behaviorSustainabilityConsumption (Economics)Natural foodsConsciência ambiental, consumo saudável, atitude do consumidor e normas subjetivas como determinantes da intenção de recompra de alimentos orgânicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/0465561882716876FARIAS, F.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoORIGINALDissertacao Felippe de Farias.pdfDissertacao Felippe de Farias.pdfapplication/pdf970615https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4657/1/Dissertacao%20Felippe%20de%20Farias.pdfdb7ea39f412631831e0b191f28d7464aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4657/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTDissertacao Felippe de Farias.pdf.txtDissertacao Felippe de Farias.pdf.txtExtracted texttext/plain231887https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4657/3/Dissertacao%20Felippe%20de%20Farias.pdf.txta22b935fa75a11583a17408ba29e8890MD53THUMBNAILDissertacao Felippe de Farias.pdf.jpgDissertacao Felippe de Farias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4657/4/Dissertacao%20Felippe%20de%20Farias.pdf.jpgf71388bce2f3a56031de4261b668d6e0MD5411338/46572021-12-14 19:16:45.636oai:repositorio.ucs.br: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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:04.205751Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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