O universo do comércio do consumo consciente : uma análise de caso utilizando a teoria das representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okayama, Emilia Yoko
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9139
Resumo: Resumo: Buscando contribuir para o estudo do consumo consciente e o consumo de alimentos orgânicos, este trabalho tem como objetivo explorar as representações sociais, que os pequenos comerciantes de orgânicos da cidade de Londrina e região possuem sobre o alimento orgânico, de forma a compreender melhor o fenômeno do consumo consciente, que ocorre através deste tipo de alimentação O percurso metodológico da pesquisa se caracterizou como qualitativa e descritiva utilizando-se do estudo de caso A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e a sua análise foi realizada através da Teoria das Representações Sociais O estudo revelou que a representação do consumo de alimentos orgânicos apresentados pelos entrevistados carrega uma forte ideologia alimentar que está em oposição às transformações da cadeia alimentar, através de questões complexas como a segurança alimentar, o consumismo, o individualismo, crises ambientais, entre outras Porém, apesar destes significados, são poucas as pessoas que consomem orgânicos por estes ideais mais complexos O estudo demonstrou que comercializar e/ou consumir este tipo de alimento implica em uma série de dificuldades que estão relacionadas ao atual modelo econômico que a sociedade vive Assim, estas pessoas são guiadas, de certa maneira, por um tipo de ideal de vida a ser seguido e não motivadas por modismos ou tendências de mercado
id UEL_8b4b47ea99bad406e2884595aef62ced
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9139
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O universo do comércio do consumo consciente : uma análise de caso utilizando a teoria das representações sociaisRepresentações sociaisAlimentos naturaisConsumoComportamento do consumidorConsumo (Economia)Social representationsNatural foods consumptionConsumer behaviorConsumption (Economics)Resumo: Buscando contribuir para o estudo do consumo consciente e o consumo de alimentos orgânicos, este trabalho tem como objetivo explorar as representações sociais, que os pequenos comerciantes de orgânicos da cidade de Londrina e região possuem sobre o alimento orgânico, de forma a compreender melhor o fenômeno do consumo consciente, que ocorre através deste tipo de alimentação O percurso metodológico da pesquisa se caracterizou como qualitativa e descritiva utilizando-se do estudo de caso A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e a sua análise foi realizada através da Teoria das Representações Sociais O estudo revelou que a representação do consumo de alimentos orgânicos apresentados pelos entrevistados carrega uma forte ideologia alimentar que está em oposição às transformações da cadeia alimentar, através de questões complexas como a segurança alimentar, o consumismo, o individualismo, crises ambientais, entre outras Porém, apesar destes significados, são poucas as pessoas que consomem orgânicos por estes ideais mais complexos O estudo demonstrou que comercializar e/ou consumir este tipo de alimento implica em uma série de dificuldades que estão relacionadas ao atual modelo econômico que a sociedade vive Assim, estas pessoas são guiadas, de certa maneira, por um tipo de ideal de vida a ser seguido e não motivadas por modismos ou tendências de mercadoDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: In order to contribute to the study about organic food and conscious consumption, the objective of this work was to explore the social representations that small organic food retailers from Londrina and region have of organic food, to better understand the conscious consumption phenomenon related to this type of food The research design was characterized as qualitative and descriptive, based on case studies Data collection was carried out through semi-structured interviews which were analyzed through the Theory of Social Representations Results from the study showed that the organic food consumption representation presented by the participants carries a strong food ideology which is opposed to transformations in the food chain, including complex issues such as food safety, consumers, individualism environmental crises among others However, only a few people eat organic food based on these more complex ideals This study showed that selling and/or eating this type of food implies in a series of difficulties related to the current economic model by which our society lives Thus, these people are somewhat guided by an ideal life to be followed and are not motivated fads or market trendsPacagnan, Mário Nei [Orientador]Luzio-dos-Santos, Luis MiguelGalão, Fabiano PalharesOkayama, Emilia Yoko2024-05-01T11:49:41Z2024-05-01T11:49:41Z2014.0028.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9139porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9139Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O universo do comércio do consumo consciente : uma análise de caso utilizando a teoria das representações sociais
title O universo do comércio do consumo consciente : uma análise de caso utilizando a teoria das representações sociais
spellingShingle O universo do comércio do consumo consciente : uma análise de caso utilizando a teoria das representações sociais
Okayama, Emilia Yoko
Representações sociais
Alimentos naturais
Consumo
Comportamento do consumidor
Consumo (Economia)
Social representations
Natural foods consumption
Consumer behavior
Consumption (Economics)
title_short O universo do comércio do consumo consciente : uma análise de caso utilizando a teoria das representações sociais
title_full O universo do comércio do consumo consciente : uma análise de caso utilizando a teoria das representações sociais
title_fullStr O universo do comércio do consumo consciente : uma análise de caso utilizando a teoria das representações sociais
title_full_unstemmed O universo do comércio do consumo consciente : uma análise de caso utilizando a teoria das representações sociais
title_sort O universo do comércio do consumo consciente : uma análise de caso utilizando a teoria das representações sociais
author Okayama, Emilia Yoko
author_facet Okayama, Emilia Yoko
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacagnan, Mário Nei [Orientador]
Luzio-dos-Santos, Luis Miguel
Galão, Fabiano Palhares
dc.contributor.author.fl_str_mv Okayama, Emilia Yoko
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Alimentos naturais
Consumo
Comportamento do consumidor
Consumo (Economia)
Social representations
Natural foods consumption
Consumer behavior
Consumption (Economics)
topic Representações sociais
Alimentos naturais
Consumo
Comportamento do consumidor
Consumo (Economia)
Social representations
Natural foods consumption
Consumer behavior
Consumption (Economics)
description Resumo: Buscando contribuir para o estudo do consumo consciente e o consumo de alimentos orgânicos, este trabalho tem como objetivo explorar as representações sociais, que os pequenos comerciantes de orgânicos da cidade de Londrina e região possuem sobre o alimento orgânico, de forma a compreender melhor o fenômeno do consumo consciente, que ocorre através deste tipo de alimentação O percurso metodológico da pesquisa se caracterizou como qualitativa e descritiva utilizando-se do estudo de caso A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e a sua análise foi realizada através da Teoria das Representações Sociais O estudo revelou que a representação do consumo de alimentos orgânicos apresentados pelos entrevistados carrega uma forte ideologia alimentar que está em oposição às transformações da cadeia alimentar, através de questões complexas como a segurança alimentar, o consumismo, o individualismo, crises ambientais, entre outras Porém, apesar destes significados, são poucas as pessoas que consomem orgânicos por estes ideais mais complexos O estudo demonstrou que comercializar e/ou consumir este tipo de alimento implica em uma série de dificuldades que estão relacionadas ao atual modelo econômico que a sociedade vive Assim, estas pessoas são guiadas, de certa maneira, por um tipo de ideal de vida a ser seguido e não motivadas por modismos ou tendências de mercado
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T11:49:41Z
2024-05-01T11:49:41Z
28.02.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9139
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Administração
Centro de Estudos Sociais Aplicados
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823243643650048