Estudo do efeito da perda de pressão do fluido na capacidade do evaporador de um sistema de ar condicionado veicular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/2074 |
Resumo: | Os proprietários de veículos de transporte de passageiros estão buscando cada dia mais o conforto para seus passageiros, e o sistema de ar condicionado torna-se um dos itens mais importantes nos dias de calor intenso. Porém ocorrem reclamações frequentes dos proprietários quanto a incapacidade de refrigeração do sistema de ar condicionado. Para se evitar custos desnecessários de aumento de capacidade, deve-se melhorar o desempenho do sistema de ar condicionado atual, sem a alteração de componentes de alto custo, como o compressor e evaporador. Uma das deficiências do sistema atual de ar condicionado do veículo estudado é a queda de pressão do fluido refrigerante R134a na tubulação. Isto ocorre devido a quantidade de conexões, acessórios e ainda diâmetros pequenos na tubulação. Com a diminuição da queda de pressão na sucção obteve-se uma melhora de 32 % em sua capacidade (sic). |
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