EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio Burgos Dias, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1160
Resumo: Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, que tem como objetivo discutir a educação não formal e a interdisciplinaridade a partir da pedagogia escoteira. No estudo fazemos breves debates sobre os conceitos em discussão, visto que surgiram num mesmo período histórico e apontam para um processo de reforma da educação que buscou superar os modelos estabelecidos, e evidenciando que ambos não têm um consenso dentro da academia. Apresentamos a pedagogia escoteira, apontando para sua trajetória reformista desde o inicio do século XX, que tem o jogo, como ferramenta central de sua pedagogia, que proporciona problemas a serem resolvidos pelos escoteiros. Assim, ao dialogar com a pedagogia escoteira, buscamos aproximar os conceitos de educação não formal e interdicisplinaridade.
id UNIVASF-1_a2b0649ca00df283c5a409f919c59ad7
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1160
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRAinterdisciplinaridadeeducação não formalmovimento escoteirojogosaprendizagem baseada em problemasEste trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, que tem como objetivo discutir a educação não formal e a interdisciplinaridade a partir da pedagogia escoteira. No estudo fazemos breves debates sobre os conceitos em discussão, visto que surgiram num mesmo período histórico e apontam para um processo de reforma da educação que buscou superar os modelos estabelecidos, e evidenciando que ambos não têm um consenso dentro da academia. Apresentamos a pedagogia escoteira, apontando para sua trajetória reformista desde o inicio do século XX, que tem o jogo, como ferramenta central de sua pedagogia, que proporciona problemas a serem resolvidos pelos escoteiros. Assim, ao dialogar com a pedagogia escoteira, buscamos aproximar os conceitos de educação não formal e interdicisplinaridade.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1160Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 28-532177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1160/1147Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio Burgos Dias, Carlos Eduardo2022-10-04T10:41:32Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1160Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T10:41:32Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA
title EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA
spellingShingle EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA
Sampaio Burgos Dias, Carlos Eduardo
interdisciplinaridade
educação não formal
movimento escoteiro
jogos
aprendizagem baseada em problemas
title_short EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA
title_full EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA
title_fullStr EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA
title_sort EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA ESCOTEIRA
author Sampaio Burgos Dias, Carlos Eduardo
author_facet Sampaio Burgos Dias, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio Burgos Dias, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
educação não formal
movimento escoteiro
jogos
aprendizagem baseada em problemas
topic interdisciplinaridade
educação não formal
movimento escoteiro
jogos
aprendizagem baseada em problemas
description Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, que tem como objetivo discutir a educação não formal e a interdisciplinaridade a partir da pedagogia escoteira. No estudo fazemos breves debates sobre os conceitos em discussão, visto que surgiram num mesmo período histórico e apontam para um processo de reforma da educação que buscou superar os modelos estabelecidos, e evidenciando que ambos não têm um consenso dentro da academia. Apresentamos a pedagogia escoteira, apontando para sua trajetória reformista desde o inicio do século XX, que tem o jogo, como ferramenta central de sua pedagogia, que proporciona problemas a serem resolvidos pelos escoteiros. Assim, ao dialogar com a pedagogia escoteira, buscamos aproximar os conceitos de educação não formal e interdicisplinaridade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1160
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1160/1147
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 28-53
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489030828032