Marketing jurídico digital e o provimento 205/21 do código de ética da OAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wender, Ilana Munari
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12478
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo investigar o crescimento exponencial do Marketing Jurídico na era digital, bem como analisar as consequências práticas no cotidiano dos advogados frente às normativas ético-profissionais inerentes à profissão. Com efeito, diante dos avanços tecnológicos, verificou-se o aumento do interesse pelo Marketing Digital, inclusive pelos operadores do Direito, de modo que a seguinte problemática restou aventada: quais são os novos desafios e oportunidades trazidos pelo crescimento desenfreado do Marketing jurídico digital? É evidente que o assunto avoca um novo olhar para a advocacia, motivo pelo qual, dentro desta nova realidade, criou-se a necessidade de discussão sobre a razoabilidade dos limites rigorosos, até então estabelecidos pelo Código de Ética e Disciplina da OAB no quesito publicidade - e que sofreu algumas alterações significativas com o advento do Provimento 205/2021 - diante da urgência na flexibilização das normas a fim de que o ordenamento jurídico pudesse acompanhar a dinâmica da nova realidade trazida pela era digital. O marketing jurídico nas mídias digitais e nas redes sociais tem gerado maior visibilidade aos profissionais e, com isto, uma maior aproximação com o público. Já que, nos meios digitais, costuma-se utilizar uma linguagem simples e direta, ao invés de termos jurídicos rebuscados, o que torna o conteúdo mais acessível a todos. Não obstante, vale ressaltar a importância da regulamentação sobre o tema, de modo a garantir uma postura ética profissional, sendo o novo Provimento 205/21 um grande avanço para a advocacia. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa exploratória, de forma a aumentar a familiaridade com o tema por meio de verificação bibliográfica e estudo de casos concretos. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Wender, Ilana MunariMartinotto, FernandaRech, Moisés JoãoSilveira, Luiz Fernando Castilhos2023-07-20T13:38:28Z2023-07-20T13:38:28Z2023-07-202021-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/12478O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo investigar o crescimento exponencial do Marketing Jurídico na era digital, bem como analisar as consequências práticas no cotidiano dos advogados frente às normativas ético-profissionais inerentes à profissão. Com efeito, diante dos avanços tecnológicos, verificou-se o aumento do interesse pelo Marketing Digital, inclusive pelos operadores do Direito, de modo que a seguinte problemática restou aventada: quais são os novos desafios e oportunidades trazidos pelo crescimento desenfreado do Marketing jurídico digital? É evidente que o assunto avoca um novo olhar para a advocacia, motivo pelo qual, dentro desta nova realidade, criou-se a necessidade de discussão sobre a razoabilidade dos limites rigorosos, até então estabelecidos pelo Código de Ética e Disciplina da OAB no quesito publicidade - e que sofreu algumas alterações significativas com o advento do Provimento 205/2021 - diante da urgência na flexibilização das normas a fim de que o ordenamento jurídico pudesse acompanhar a dinâmica da nova realidade trazida pela era digital. O marketing jurídico nas mídias digitais e nas redes sociais tem gerado maior visibilidade aos profissionais e, com isto, uma maior aproximação com o público. Já que, nos meios digitais, costuma-se utilizar uma linguagem simples e direta, ao invés de termos jurídicos rebuscados, o que torna o conteúdo mais acessível a todos. Não obstante, vale ressaltar a importância da regulamentação sobre o tema, de modo a garantir uma postura ética profissional, sendo o novo Provimento 205/21 um grande avanço para a advocacia. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa exploratória, de forma a aumentar a familiaridade com o tema por meio de verificação bibliográfica e estudo de casos concretos. [resumo fornecido pelo autor]The present undergraduate thesis aimed to investigate the exponential growth of Legal Marketing in the digital age, as well as to analyze the practical consequences in the daily life of lawyers in light of the ethical-professional norms inherent to the profession. In fact, given the technological advances, it was verified an increase of interest in Digital Marketing, even amongst the law operators, so that the following issue was raised: what are the new challenges and opportunities brought by the unbridled growth of digital legal Marketing? It is clear that the subject calls for a new away of facing law practice, and that is the reason why, within this new reality, there was a need to discuss the reasonableness of the strict limits, hitherto established by the OAB's Code of Ethics and Discipline in the item advertising - and which underwent some significant changes with the advent of Provision 205/2021 - given the urgent need to make the rules more flexible so that the legal system could keep up with the dynamics of the new reality brought upon us by the digital age. Legal marketing in digital media and social networks has generated greater visibility for professionals and, with this, a closer relationship with the public. This happens once, in digital media, the language commonly used is simple and straightforward, instead of far-fetched legal terms, which makes the content more accessible to everyone. Nevertheless, it is important to emphasize the importance of regulation on the subject, in order to guarantee a professional ethical posture, being the new Provision 205/2021 a big step forward for law. For that, the adopted methodology was the exploratory research, in order to increase the familiarity with the subject through bibliographic verification and study of concrete cases. [resumo fornecido pelo autor]Marketing jurídicoPublicidadeÉtica profissionalMarketing jurídico digital e o provimento 205/21 do código de ética da OABinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulDireito - BachareladoCampus Universitário da Região das HortênsiasORIGINALTCC Ilana Munari Wender.pdfTCC Ilana Munari Wender.pdfapplication/pdf846871https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12478/1/TCC%20Ilana%20Munari%20Wender.pdf01eff445a9f55f3116c3663c80981ca2MD51TEXTTCC Ilana Munari Wender.pdf.txtTCC Ilana Munari Wender.pdf.txtExtracted texttext/plain156451https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12478/2/TCC%20Ilana%20Munari%20Wender.pdf.txtd90e807bffeb8fd42b0eeae657966909MD52THUMBNAILTCC Ilana Munari Wender.pdf.jpgTCC Ilana Munari Wender.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12478/3/TCC%20Ilana%20Munari%20Wender.pdf.jpg1d7c17ca6bbf488f5972d47e0683eda8MD5311338/124782023-07-31 12:20:30.064oai:repositorio.ucs.br:11338/12478Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:53.504922Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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