Análise da relação das dimensões comportamentais no contexto do sistema de gestão da qualidade ISO 9000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possamai, Luana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3173
Resumo: Várias mudanças ocorreram na área da qualidade e produtividade, principalmente entre o fim do século XX e o início do século XXI, e alguns dos principais motivos que ocasionaram tais alterações dizem respeito a: competitividade existente entre as organizações, não somente a níveis nacionais, mas também internacionais; estreitamento das barreiras comerciais, com a criação de grandes blocos econômicos; retração do crescimento econômico mundial, devido à exigência por parte dos consumidores que passaram a buscar produtos e serviços com maior qualidade e menor preço. Essa série de mudanças fez com que a qualidade de produtos e serviços passasse a ser essencial para a sobrevivência das empresas. A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 é uma opção para as empresas que buscam um diferencial na área da qualidade e um reconhecimento por meio de certificação. Entretanto, somente a implantação de um sistema de gestão da qualidade não a garante, pois é preciso que exista de fato uma mobilização interna e o envolvimento de todos os membros da organização para com o sistema. Portanto, para garantir o envolvimento de todos os membros é necessário que haja: motivação interna para a qualidade; comprometimento dos indivíduos; e o conhecimento do sistema de gestão da qualidade aliado a possibilidade de um trabalho enriquecedor, em que o colaborador possa dar ideias e sugestões para sua melhoria. Pensando nestes aspectos, este estudo teve como objetivo fazer a análise das relações entre os construtos: comprometimento organizacional, motivação, aprendizagem e empowerment, no contexto do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000. Por meio do Estudo de Caso de abordagem quantitativa, que se deu por meio da realização de uma survey com escala Likert de cinco pontos, verificou-se a percepção dos funcionários da empresa X com relação aos construtos e o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 implementado na empresa desde o ano de 2013. Como principais resultados pode-se verificar que os funcionários possuem uma boa percepção do SGQ implantado na empresa, existindo diferença significativa nas médias por faixa etária e por tempo de serviço. Por meio da análise de regressão verifica-se que a percepção do SGQ sofre influência do empowerment de recurso e da motivação pelos relacionamentos no trabalho, tendo correlação positiva com 10 dos 11 fatores encontrados no estudo.
id UCS_2cb9ff159861eb6b3d927e8ebdd590b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/3173
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Possamai, LuanaMotta, Marta Elisete Ventura daBarcellos, Paulo Fernando PintoAndrade, Roni Joshe Figueiredo deGalelli, Ademar2017-09-19T19:24:28Z2017-09-19T19:24:28Z2017-09-192017-05-31https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3173Várias mudanças ocorreram na área da qualidade e produtividade, principalmente entre o fim do século XX e o início do século XXI, e alguns dos principais motivos que ocasionaram tais alterações dizem respeito a: competitividade existente entre as organizações, não somente a níveis nacionais, mas também internacionais; estreitamento das barreiras comerciais, com a criação de grandes blocos econômicos; retração do crescimento econômico mundial, devido à exigência por parte dos consumidores que passaram a buscar produtos e serviços com maior qualidade e menor preço. Essa série de mudanças fez com que a qualidade de produtos e serviços passasse a ser essencial para a sobrevivência das empresas. A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 é uma opção para as empresas que buscam um diferencial na área da qualidade e um reconhecimento por meio de certificação. Entretanto, somente a implantação de um sistema de gestão da qualidade não a garante, pois é preciso que exista de fato uma mobilização interna e o envolvimento de todos os membros da organização para com o sistema. Portanto, para garantir o envolvimento de todos os membros é necessário que haja: motivação interna para a qualidade; comprometimento dos indivíduos; e o conhecimento do sistema de gestão da qualidade aliado a possibilidade de um trabalho enriquecedor, em que o colaborador possa dar ideias e sugestões para sua melhoria. Pensando nestes aspectos, este estudo teve como objetivo fazer a análise das relações entre os construtos: comprometimento organizacional, motivação, aprendizagem e empowerment, no contexto do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000. Por meio do Estudo de Caso de abordagem quantitativa, que se deu por meio da realização de uma survey com escala Likert de cinco pontos, verificou-se a percepção dos funcionários da empresa X com relação aos construtos e o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 implementado na empresa desde o ano de 2013. Como principais resultados pode-se verificar que os funcionários possuem uma boa percepção do SGQ implantado na empresa, existindo diferença significativa nas médias por faixa etária e por tempo de serviço. Por meio da análise de regressão verifica-se que a percepção do SGQ sofre influência do empowerment de recurso e da motivação pelos relacionamentos no trabalho, tendo correlação positiva com 10 dos 11 fatores encontrados no estudo.Several changes have occurred in the area of quality and productivity, especially between the end of the twentieth century and the beginning of the twenty-first century, and some of the main reasons for such changes are related to: competitiveness among organizations at national and international level, the tighteninging of trade barriers, with the creation of large economic blocs; and retraction of world economic growth due to demand from consumers who came to seek products and services with higher quality and lower price. This series of changes made the quality of products and services become essential to the survival of businesses. The adoption of an ISO 9000 Quality Management System (QMS) is an option for companies seeking a differential in the area of quality and recognition through certification. However, the implementation of a quality management system is not a warranty of its success per se, since there must be indeed an internal mobilization and involvement of all organization members with the system. Therefore, to ensure the involvement of all members for this purpose, there must be: internal motivation for quality, the commitment of individuals, knowledge of quality management system combined with the possibility of enriching work, in which the employee can provide ideas and suggestions for improvement. Considering these aspects, the purpose of this study was to analyze the relationship between the constructs: organizational commitment, motivation, organizational learning and empowerment, in the context of ISO 9000 Quality Management System. The quantitative case study, which was carried out through a five-point Likert scale survey, aimed to investigate the perception of employees of company X in relation to constructs and the ISO 9000 Quality Management System in place in the company since the year of 2013. Main results include that the employees have a good perception of the QMS implanted in the company, showing significant difference between the averages by age and tenure. A multiple regression analysis shows that employee perception of QMS is influenced by resource empowerment and motivation due to relationships in the workplace, having a positive correlation with 10 of the 11 factors found in the study.Controle da qualidade - NormasComportamento organizacionalComprometimento organizacionalAprendizagem organizacionalISO 9000Quality control - StandardsOrganizational behaviorOrganizational commitmentOrganizational learningISO 9000 Series StandardsAnálise da relação das dimensões comportamentais no contexto do sistema de gestão da qualidade ISO 9000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1218255572015639POSSAMAI, LUANAPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Luana Possamai.pdf.txtDissertacao Luana Possamai.pdf.txtExtracted texttext/plain323836https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3173/3/Dissertacao%20Luana%20Possamai.pdf.txt7dcbab021a5884aa86668a40984ce847MD53THUMBNAILDissertacao Luana Possamai.pdf.jpgDissertacao Luana Possamai.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3173/4/Dissertacao%20Luana%20Possamai.pdf.jpg3c616587fd60258eb4333c998639793dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3173/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertacao Luana Possamai.pdfDissertacao Luana Possamai.pdfapplication/pdf1419774https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3173/1/Dissertacao%20Luana%20Possamai.pdfc9f5f51fecc7ccb459cd376ab56bfabdMD5111338/31732018-08-17 07:30:15.397oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:44.391965Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da relação das dimensões comportamentais no contexto do sistema de gestão da qualidade ISO 9000
title Análise da relação das dimensões comportamentais no contexto do sistema de gestão da qualidade ISO 9000
spellingShingle Análise da relação das dimensões comportamentais no contexto do sistema de gestão da qualidade ISO 9000
Possamai, Luana
Controle da qualidade - Normas
Comportamento organizacional
Comprometimento organizacional
Aprendizagem organizacional
ISO 9000
Quality control - Standards
Organizational behavior
Organizational commitment
Organizational learning
ISO 9000 Series Standards
title_short Análise da relação das dimensões comportamentais no contexto do sistema de gestão da qualidade ISO 9000
title_full Análise da relação das dimensões comportamentais no contexto do sistema de gestão da qualidade ISO 9000
title_fullStr Análise da relação das dimensões comportamentais no contexto do sistema de gestão da qualidade ISO 9000
title_full_unstemmed Análise da relação das dimensões comportamentais no contexto do sistema de gestão da qualidade ISO 9000
title_sort Análise da relação das dimensões comportamentais no contexto do sistema de gestão da qualidade ISO 9000
author Possamai, Luana
author_facet Possamai, Luana
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Motta, Marta Elisete Ventura da
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Andrade, Roni Joshe Figueiredo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Possamai, Luana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galelli, Ademar
contributor_str_mv Galelli, Ademar
dc.subject.por.fl_str_mv Controle da qualidade - Normas
Comportamento organizacional
Comprometimento organizacional
Aprendizagem organizacional
ISO 9000
Quality control - Standards
Organizational behavior
Organizational commitment
Organizational learning
ISO 9000 Series Standards
topic Controle da qualidade - Normas
Comportamento organizacional
Comprometimento organizacional
Aprendizagem organizacional
ISO 9000
Quality control - Standards
Organizational behavior
Organizational commitment
Organizational learning
ISO 9000 Series Standards
description Várias mudanças ocorreram na área da qualidade e produtividade, principalmente entre o fim do século XX e o início do século XXI, e alguns dos principais motivos que ocasionaram tais alterações dizem respeito a: competitividade existente entre as organizações, não somente a níveis nacionais, mas também internacionais; estreitamento das barreiras comerciais, com a criação de grandes blocos econômicos; retração do crescimento econômico mundial, devido à exigência por parte dos consumidores que passaram a buscar produtos e serviços com maior qualidade e menor preço. Essa série de mudanças fez com que a qualidade de produtos e serviços passasse a ser essencial para a sobrevivência das empresas. A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 é uma opção para as empresas que buscam um diferencial na área da qualidade e um reconhecimento por meio de certificação. Entretanto, somente a implantação de um sistema de gestão da qualidade não a garante, pois é preciso que exista de fato uma mobilização interna e o envolvimento de todos os membros da organização para com o sistema. Portanto, para garantir o envolvimento de todos os membros é necessário que haja: motivação interna para a qualidade; comprometimento dos indivíduos; e o conhecimento do sistema de gestão da qualidade aliado a possibilidade de um trabalho enriquecedor, em que o colaborador possa dar ideias e sugestões para sua melhoria. Pensando nestes aspectos, este estudo teve como objetivo fazer a análise das relações entre os construtos: comprometimento organizacional, motivação, aprendizagem e empowerment, no contexto do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000. Por meio do Estudo de Caso de abordagem quantitativa, que se deu por meio da realização de uma survey com escala Likert de cinco pontos, verificou-se a percepção dos funcionários da empresa X com relação aos construtos e o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 implementado na empresa desde o ano de 2013. Como principais resultados pode-se verificar que os funcionários possuem uma boa percepção do SGQ implantado na empresa, existindo diferença significativa nas médias por faixa etária e por tempo de serviço. Por meio da análise de regressão verifica-se que a percepção do SGQ sofre influência do empowerment de recurso e da motivação pelos relacionamentos no trabalho, tendo correlação positiva com 10 dos 11 fatores encontrados no estudo.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-19T19:24:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-19T19:24:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3173
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3173/3/Dissertacao%20Luana%20Possamai.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3173/4/Dissertacao%20Luana%20Possamai.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3173/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3173/1/Dissertacao%20Luana%20Possamai.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7dcbab021a5884aa86668a40984ce847
3c616587fd60258eb4333c998639793d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c9f5f51fecc7ccb459cd376ab56bfabd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258445168574464