Planejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12324 |
Resumo: | O tema das finanças pessoais e endividamento tem se tornado cada vez mais importante na vida do cidadão. O aquecimento econômico brasileiro unido a um aumento da oferta creditícia tem levado às pessoas ao endividamento. Desta forma, não possuir uma estrutura financeira adequada ou um planejamento financeiro pode fazer com que o indivíduo venha a ter problemas em controlar todas as suas obrigações financeiras e sustentar seu futuro. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e como este envolve seus acadêmicos na educação financeira para a gestão e planejamento financeiro. Para atingir esse objetivo a pesquisa conduziu-se através da pesquisa bibliográfica e questionário com abordagem qualitativa, com método de pesquisa descritiva, pesquisa de levantamento ou survey. Os resultados apontam que 64,7% dos acadêmicos possuem um grau de conhecimento em educação financeira. Entre os 51 respondentes, 80,39% concordam que a contabilidade é um instrumento de controle de finanças pessoais. No que tange às suas percepções frente a quais conteúdos de disciplinas do curso de contábeis, que mais contribuíram com a educação financeira e planejamento financeiro, 51,25% apontam os conteúdos das disciplinas de matemática financeira e 48,75% economia. Em meio aos participantes da pesquisa 78,4% apontam os conteúdos das disciplinas de matemática e economia como disciplinas com conteúdo que contribuem com a educação financeira e planejamento financeiro. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_2cc0a04173f06f4af19481405607c5b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12324 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chisini, Daian MarcosSouza, Joice deDornelles, Matheus TumeleroFerreira, Simone Taffarel2023-07-06T14:09:00Z2023-07-06T14:09:00Z2022-12-162022-12-06https://repositorio.ucs.br/11338/12324O tema das finanças pessoais e endividamento tem se tornado cada vez mais importante na vida do cidadão. O aquecimento econômico brasileiro unido a um aumento da oferta creditícia tem levado às pessoas ao endividamento. Desta forma, não possuir uma estrutura financeira adequada ou um planejamento financeiro pode fazer com que o indivíduo venha a ter problemas em controlar todas as suas obrigações financeiras e sustentar seu futuro. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e como este envolve seus acadêmicos na educação financeira para a gestão e planejamento financeiro. Para atingir esse objetivo a pesquisa conduziu-se através da pesquisa bibliográfica e questionário com abordagem qualitativa, com método de pesquisa descritiva, pesquisa de levantamento ou survey. Os resultados apontam que 64,7% dos acadêmicos possuem um grau de conhecimento em educação financeira. Entre os 51 respondentes, 80,39% concordam que a contabilidade é um instrumento de controle de finanças pessoais. No que tange às suas percepções frente a quais conteúdos de disciplinas do curso de contábeis, que mais contribuíram com a educação financeira e planejamento financeiro, 51,25% apontam os conteúdos das disciplinas de matemática financeira e 48,75% economia. Em meio aos participantes da pesquisa 78,4% apontam os conteúdos das disciplinas de matemática e economia como disciplinas com conteúdo que contribuem com a educação financeira e planejamento financeiro. [resumo fornecido pelo autor]Educação FinanceiraEmpresas - FinançasCiências contábeisPlanejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulCiências Contábeis - BachareladoCampus Universitário da Região dos VinhedosORIGINALArtigo Daian Marcos Chisini.pdfArtigo Daian Marcos Chisini.pdfapplication/pdf741649https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12324/1/Artigo%20Daian%20Marcos%20Chisini.pdfea628cf6a696085a9aa1529eff62a41dMD51TEXTArtigo Daian Marcos Chisini.pdf.txtArtigo Daian Marcos Chisini.pdf.txtExtracted texttext/plain56912https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12324/2/Artigo%20Daian%20Marcos%20Chisini.pdf.txt4363c0c0f3a5cf495e01ba174ad0ce97MD52THUMBNAILArtigo Daian Marcos Chisini.pdf.jpgArtigo Daian Marcos Chisini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1731https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12324/3/Artigo%20Daian%20Marcos%20Chisini.pdf.jpg9bbadf8e619659149c0a7f1d3a7eafccMD5311338/123242023-07-07 07:04:17.645oai:repositorio.ucs.br:11338/12324Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-07-07T07:04:17Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCS |
title |
Planejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCS |
spellingShingle |
Planejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCS Chisini, Daian Marcos Educação Financeira Empresas - Finanças Ciências contábeis |
title_short |
Planejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCS |
title_full |
Planejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCS |
title_fullStr |
Planejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCS |
title_full_unstemmed |
Planejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCS |
title_sort |
Planejamento financeiro: um estudo envolvendo os acadêmicos do curso de ciências contábeis da UCS |
author |
Chisini, Daian Marcos |
author_facet |
Chisini, Daian Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Souza, Joice de Dornelles, Matheus Tumelero |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chisini, Daian Marcos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Simone Taffarel |
contributor_str_mv |
Ferreira, Simone Taffarel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Financeira Empresas - Finanças Ciências contábeis |
topic |
Educação Financeira Empresas - Finanças Ciências contábeis |
description |
O tema das finanças pessoais e endividamento tem se tornado cada vez mais importante na vida do cidadão. O aquecimento econômico brasileiro unido a um aumento da oferta creditícia tem levado às pessoas ao endividamento. Desta forma, não possuir uma estrutura financeira adequada ou um planejamento financeiro pode fazer com que o indivíduo venha a ter problemas em controlar todas as suas obrigações financeiras e sustentar seu futuro. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e como este envolve seus acadêmicos na educação financeira para a gestão e planejamento financeiro. Para atingir esse objetivo a pesquisa conduziu-se através da pesquisa bibliográfica e questionário com abordagem qualitativa, com método de pesquisa descritiva, pesquisa de levantamento ou survey. Os resultados apontam que 64,7% dos acadêmicos possuem um grau de conhecimento em educação financeira. Entre os 51 respondentes, 80,39% concordam que a contabilidade é um instrumento de controle de finanças pessoais. No que tange às suas percepções frente a quais conteúdos de disciplinas do curso de contábeis, que mais contribuíram com a educação financeira e planejamento financeiro, 51,25% apontam os conteúdos das disciplinas de matemática financeira e 48,75% economia. Em meio aos participantes da pesquisa 78,4% apontam os conteúdos das disciplinas de matemática e economia como disciplinas com conteúdo que contribuem com a educação financeira e planejamento financeiro. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-06T14:09:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-06T14:09:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12324 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12324/1/Artigo%20Daian%20Marcos%20Chisini.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12324/2/Artigo%20Daian%20Marcos%20Chisini.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12324/3/Artigo%20Daian%20Marcos%20Chisini.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea628cf6a696085a9aa1529eff62a41d 4363c0c0f3a5cf495e01ba174ad0ce97 9bbadf8e619659149c0a7f1d3a7eafcc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308871899447296 |