Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Janete Fassini
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/176
Resumo: Este estudo é uma investigação sobre a relação entre as atividades de leitura praticadas durante o processo de alfabetização e a formação do leitor competente, para isso, inicialmente fez-se necessário considerar os aspectos de formação socioeconômica e cultural dos envolvidos, pertencentes a região colonizada por imigrantes italianos no Nordeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Farroupilha. Em seguida, o mesmo objetivo levou-nos a resgatar a evolução dos métodos de alfabetização, para melhor entender as habilidades e competências de leitura desenvolvidas por esses métodos nas Séries Inicias. O corpus da pesquisa é formado por dados coletados através de diferentes instrumentos que permitiu a classificação de acordo com o meio comunitário, escolar e familiar de crianças em fase de alfabetização, para análise (das implicações causadas por esses meios na formação de habilidades e competências de leitura), numa abordagem sociointeracionista, segundo Vygotsky, Bakhtin, Freire e outros. Os resultados, após discutidos e analisados, nos levaram a identificar, apesar dos limites desta pesquisa um quadro preocupante em relação às práticas de leitura aplicadas as crianças em fase de alfabetização, o que tem resultado em dificuldades de compreensão do texto em diferentes níveis de escolaridade, ressaltando a necessidade de repensar ações integradas entre a comunidade, os pais e os educadores, em práticas reais, começando por uma alfabetização que vá além da decodificação, que considere a cultura do lugar e aquilo que realmente é significativo para o aprendiz.
id UCS_2ce9fa29bc82ad84866c77ef00521c98
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/176
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Alves, Janete FassiniPaviani, Neires Maria Soldatelli2014-05-13T17:59:29Z2014-05-13T17:59:29Z2014-05-132006-11-08https://repositorio.ucs.br/handle/11338/176Este estudo é uma investigação sobre a relação entre as atividades de leitura praticadas durante o processo de alfabetização e a formação do leitor competente, para isso, inicialmente fez-se necessário considerar os aspectos de formação socioeconômica e cultural dos envolvidos, pertencentes a região colonizada por imigrantes italianos no Nordeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Farroupilha. Em seguida, o mesmo objetivo levou-nos a resgatar a evolução dos métodos de alfabetização, para melhor entender as habilidades e competências de leitura desenvolvidas por esses métodos nas Séries Inicias. O corpus da pesquisa é formado por dados coletados através de diferentes instrumentos que permitiu a classificação de acordo com o meio comunitário, escolar e familiar de crianças em fase de alfabetização, para análise (das implicações causadas por esses meios na formação de habilidades e competências de leitura), numa abordagem sociointeracionista, segundo Vygotsky, Bakhtin, Freire e outros. Os resultados, após discutidos e analisados, nos levaram a identificar, apesar dos limites desta pesquisa um quadro preocupante em relação às práticas de leitura aplicadas as crianças em fase de alfabetização, o que tem resultado em dificuldades de compreensão do texto em diferentes níveis de escolaridade, ressaltando a necessidade de repensar ações integradas entre a comunidade, os pais e os educadores, em práticas reais, começando por uma alfabetização que vá além da decodificação, que considere a cultura do lugar e aquilo que realmente é significativo para o aprendiz.This study is a research about the relation between the reading activities developed during the reading and writing teaching process and the proficient reader development. In order to do it, firstly, was necessary to consider the economic and cultural development aspects of the engaged people in this study. They are from a region colonized by Italian immigrants in the northeast of Rio Grande do Sul, precisely in Farroupilha municipal district. After, the same target brought us to see again the evolution of teaching reading and writing approach, to better understand the reading skills and proficiency developed by these approaches in the Elementary Course. The corpus of this research is composed by data that were collected through different instruments, that allowed us to classify the social, familiar and school environment of children in the reading and writing process, to analyze (the implications caused by the environment in forming reading skills and proficiency) in a sociointeracionist approach, by Vygotsky, Bakhtin, Freire and others. The results, after discussed and analyzed, brought us to identify, despite of the this research limits, a worried table related to the reading activities applied to children in the reading and writing process. This had resulted in difficulties of text comprehension in different school grades, sticking out the necessity of thinking again the integrated actions between the community, parents and teachers, in real experiences, started by a reading and writing teaches that goes over of decode the signs, that consider the community culture and that is really significantly to the learners.Ensino - AprendizagemAlfabetizaçãoLeituraEstratégias de compreensãoLeitor competenteCultura escolarLeitor - FormaçãoReading and writing teaching processReadingComprehension strategiesProficient readerImplicações do processo de alfabetização na formação do leitor competenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2521746317722694ALVES, Janete FassiniPrograma de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado AcadêmicoTEXTDissertacao Janete Fassini Alves.pdf.txtDissertacao Janete Fassini Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain330424https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/3/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdf.txt7ff6e758865db519c4053e9729b1aa01MD53THUMBNAILDissertacao Janete Fassini Alves.pdf.jpgDissertacao Janete Fassini Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/4/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdf.jpg3858a43b1c934691702929ec921575c7MD54ORIGINALDissertacao Janete Fassini Alves.pdfDissertacao Janete Fassini Alves.pdfapplication/pdf992781https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/1/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdfca30b32efb2a05ad701ef31d1f2371eeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/1762018-08-17 06:02:03.505oai:repositorio.ucs.br:11338/176IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:02:03Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente
title Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente
spellingShingle Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente
Alves, Janete Fassini
Ensino - Aprendizagem
Alfabetização
Leitura
Estratégias de compreensão
Leitor competente
Cultura escolar
Leitor - Formação
Reading and writing teaching process
Reading
Comprehension strategies
Proficient reader
title_short Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente
title_full Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente
title_fullStr Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente
title_full_unstemmed Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente
title_sort Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente
author Alves, Janete Fassini
author_facet Alves, Janete Fassini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Janete Fassini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paviani, Neires Maria Soldatelli
contributor_str_mv Paviani, Neires Maria Soldatelli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Aprendizagem
Alfabetização
Leitura
Estratégias de compreensão
Leitor competente
Cultura escolar
Leitor - Formação
topic Ensino - Aprendizagem
Alfabetização
Leitura
Estratégias de compreensão
Leitor competente
Cultura escolar
Leitor - Formação
Reading and writing teaching process
Reading
Comprehension strategies
Proficient reader
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading and writing teaching process
Reading
Comprehension strategies
Proficient reader
description Este estudo é uma investigação sobre a relação entre as atividades de leitura praticadas durante o processo de alfabetização e a formação do leitor competente, para isso, inicialmente fez-se necessário considerar os aspectos de formação socioeconômica e cultural dos envolvidos, pertencentes a região colonizada por imigrantes italianos no Nordeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Farroupilha. Em seguida, o mesmo objetivo levou-nos a resgatar a evolução dos métodos de alfabetização, para melhor entender as habilidades e competências de leitura desenvolvidas por esses métodos nas Séries Inicias. O corpus da pesquisa é formado por dados coletados através de diferentes instrumentos que permitiu a classificação de acordo com o meio comunitário, escolar e familiar de crianças em fase de alfabetização, para análise (das implicações causadas por esses meios na formação de habilidades e competências de leitura), numa abordagem sociointeracionista, segundo Vygotsky, Bakhtin, Freire e outros. Os resultados, após discutidos e analisados, nos levaram a identificar, apesar dos limites desta pesquisa um quadro preocupante em relação às práticas de leitura aplicadas as crianças em fase de alfabetização, o que tem resultado em dificuldades de compreensão do texto em diferentes níveis de escolaridade, ressaltando a necessidade de repensar ações integradas entre a comunidade, os pais e os educadores, em práticas reais, começando por uma alfabetização que vá além da decodificação, que considere a cultura do lugar e aquilo que realmente é significativo para o aprendiz.
publishDate 2006
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2006-11-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-13T17:59:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-13T17:59:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/176
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/3/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/4/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/1/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ff6e758865db519c4053e9729b1aa01
3858a43b1c934691702929ec921575c7
ca30b32efb2a05ad701ef31d1f2371ee
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308874251403264