A relação entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e o sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Joana Gomes Alves de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11012
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_fd1d51110786debd4cfc11a0993adb01
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e o sucesso escolarLeituraHábitos de leituraLeitor competenteResultados escolaresReadingReading habitsCompetent readerSchool resultsRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, parte integrante do currículo do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na I parte apresentam-se os contextos de estágio do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e uma análise comparativa dos mesmos. Na parte II introduz-se o estudo e as questões de partida formuladas: “Ser um leitor competente influencia os resultados escolares?” e “O gosto pela leitura influencia os resultados escolares?”. Com este estudo pretende-se verificar se existe uma relação causa-efeito entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e os resultados escolares. Dessas questões surgiram os objetivos gerais: (i) Analisar o impacto do domínio da compreensão leitora nos resultados escolares e (ii) Analisar o impacto do gosto pela leitura nos resultados escolares. Para este estudo de natureza mista, as opções metodológicas foram a observação, da qual resultaram notas de campo, e a realização do inquérito por questionário, com respostas abertas, fechadas e de escolha múltipla. A análise dos dados foi realizada com recurso ao programa do Microsoft Excel. Os resultados do estudo contribuíram para a descoberta de uma relação causa-efeito entre o ser um leitor competente e os resultados escolares, ou seja, que os leitores que compreendem o que leem apresentam melhores resultados escolares, e para a descoberta da inexistência de uma relação de causa-efeito entre o gosto pela leitura e os resultados escolares, ou seja, que gostar de ler não significa compreender o que se lê.ABSTRACT This report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II, which integrates the curriculum of the MA in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of 2nd Cycle of Basic Education. In the part I are presented the contexts of the internships in 1st and 2nd Cycle of Basic Education, in 3rd and 6th grades, and a comparative analysis between them. In the part II the study “The relation between a competent reader, the pleasure for reading and school results” and the starting questions formulated are presented: "Being a competent reader influences school results?" and "The pleasure for reading influences school results?". With this study the intention is to check if there is a cause-and-effect relationship between being a competent reader, the pleasure for reading and school results. These questions raised the followed general objectives: (i) analyse the impact of being a competent reader in school results and (ii) analyse the impact of the pleasure for reading in school results. For this study of mixed nature, the methodological options were the observation, which resulted in field notes, and the application of a survey, with opened, closed and multipled choice questions. Data analysis was performed using the Microsoft Excel program. The results of the study have contributed for the discovery of a cause-and-effect relationship between a competent reader and school results, which means that the readers who can associate meaning to what they read feature better results and for the discovery of the absence of a cause-and-effect relationship between the pleasure for reading and school results, which means that enjoying reading does not mean you can comprehend what you read.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, EncarnaçãoRCIPLLino, Joana Gomes Alves de Almeida2020-01-21T12:17:13Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11012TID:202333957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:21.061292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e o sucesso escolar
title A relação entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e o sucesso escolar
spellingShingle A relação entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e o sucesso escolar
Lino, Joana Gomes Alves de Almeida
Leitura
Hábitos de leitura
Leitor competente
Resultados escolares
Reading
Reading habits
Competent reader
School results
title_short A relação entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e o sucesso escolar
title_full A relação entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e o sucesso escolar
title_fullStr A relação entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e o sucesso escolar
title_full_unstemmed A relação entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e o sucesso escolar
title_sort A relação entre ser um leitor competente, o gosto pela leitura e o sucesso escolar
author Lino, Joana Gomes Alves de Almeida
author_facet Lino, Joana Gomes Alves de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Encarnação
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Joana Gomes Alves de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Hábitos de leitura
Leitor competente
Resultados escolares
Reading
Reading habits
Competent reader
School results
topic Leitura
Hábitos de leitura
Leitor competente
Resultados escolares
Reading
Reading habits
Competent reader
School results
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
2019-07-18T00:00:00Z
2020-01-21T12:17:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11012
TID:202333957
url http://hdl.handle.net/10400.21/11012
identifier_str_mv TID:202333957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550893879394304