Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/176 |
Resumo: | Este estudo é uma investigação sobre a relação entre as atividades de leitura praticadas durante o processo de alfabetização e a formação do leitor competente, para isso, inicialmente fez-se necessário considerar os aspectos de formação socioeconômica e cultural dos envolvidos, pertencentes a região colonizada por imigrantes italianos no Nordeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Farroupilha. Em seguida, o mesmo objetivo levou-nos a resgatar a evolução dos métodos de alfabetização, para melhor entender as habilidades e competências de leitura desenvolvidas por esses métodos nas Séries Inicias. O corpus da pesquisa é formado por dados coletados através de diferentes instrumentos que permitiu a classificação de acordo com o meio comunitário, escolar e familiar de crianças em fase de alfabetização, para análise (das implicações causadas por esses meios na formação de habilidades e competências de leitura), numa abordagem sociointeracionista, segundo Vygotsky, Bakhtin, Freire e outros. Os resultados, após discutidos e analisados, nos levaram a identificar, apesar dos limites desta pesquisa um quadro preocupante em relação às práticas de leitura aplicadas as crianças em fase de alfabetização, o que tem resultado em dificuldades de compreensão do texto em diferentes níveis de escolaridade, ressaltando a necessidade de repensar ações integradas entre a comunidade, os pais e os educadores, em práticas reais, começando por uma alfabetização que vá além da decodificação, que considere a cultura do lugar e aquilo que realmente é significativo para o aprendiz. |
id |
UCS_2ce9fa29bc82ad84866c77ef00521c98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/176 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Janete FassiniPaviani, Neires Maria Soldatelli2014-05-13T17:59:29Z2014-05-13T17:59:29Z2014-05-132006-11-08https://repositorio.ucs.br/handle/11338/176Este estudo é uma investigação sobre a relação entre as atividades de leitura praticadas durante o processo de alfabetização e a formação do leitor competente, para isso, inicialmente fez-se necessário considerar os aspectos de formação socioeconômica e cultural dos envolvidos, pertencentes a região colonizada por imigrantes italianos no Nordeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Farroupilha. Em seguida, o mesmo objetivo levou-nos a resgatar a evolução dos métodos de alfabetização, para melhor entender as habilidades e competências de leitura desenvolvidas por esses métodos nas Séries Inicias. O corpus da pesquisa é formado por dados coletados através de diferentes instrumentos que permitiu a classificação de acordo com o meio comunitário, escolar e familiar de crianças em fase de alfabetização, para análise (das implicações causadas por esses meios na formação de habilidades e competências de leitura), numa abordagem sociointeracionista, segundo Vygotsky, Bakhtin, Freire e outros. Os resultados, após discutidos e analisados, nos levaram a identificar, apesar dos limites desta pesquisa um quadro preocupante em relação às práticas de leitura aplicadas as crianças em fase de alfabetização, o que tem resultado em dificuldades de compreensão do texto em diferentes níveis de escolaridade, ressaltando a necessidade de repensar ações integradas entre a comunidade, os pais e os educadores, em práticas reais, começando por uma alfabetização que vá além da decodificação, que considere a cultura do lugar e aquilo que realmente é significativo para o aprendiz.This study is a research about the relation between the reading activities developed during the reading and writing teaching process and the proficient reader development. In order to do it, firstly, was necessary to consider the economic and cultural development aspects of the engaged people in this study. They are from a region colonized by Italian immigrants in the northeast of Rio Grande do Sul, precisely in Farroupilha municipal district. After, the same target brought us to see again the evolution of teaching reading and writing approach, to better understand the reading skills and proficiency developed by these approaches in the Elementary Course. The corpus of this research is composed by data that were collected through different instruments, that allowed us to classify the social, familiar and school environment of children in the reading and writing process, to analyze (the implications caused by the environment in forming reading skills and proficiency) in a sociointeracionist approach, by Vygotsky, Bakhtin, Freire and others. The results, after discussed and analyzed, brought us to identify, despite of the this research limits, a worried table related to the reading activities applied to children in the reading and writing process. This had resulted in difficulties of text comprehension in different school grades, sticking out the necessity of thinking again the integrated actions between the community, parents and teachers, in real experiences, started by a reading and writing teaches that goes over of decode the signs, that consider the community culture and that is really significantly to the learners.Ensino - AprendizagemAlfabetizaçãoLeituraEstratégias de compreensãoLeitor competenteCultura escolarLeitor - FormaçãoReading and writing teaching processReadingComprehension strategiesProficient readerImplicações do processo de alfabetização na formação do leitor competenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2521746317722694ALVES, Janete FassiniPrograma de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado AcadêmicoTEXTDissertacao Janete Fassini Alves.pdf.txtDissertacao Janete Fassini Alves.pdf.txtExtracted texttext/plain330424https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/3/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdf.txt7ff6e758865db519c4053e9729b1aa01MD53THUMBNAILDissertacao Janete Fassini Alves.pdf.jpgDissertacao Janete Fassini Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/4/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdf.jpg3858a43b1c934691702929ec921575c7MD54ORIGINALDissertacao Janete Fassini Alves.pdfDissertacao Janete Fassini Alves.pdfapplication/pdf992781https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/1/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdfca30b32efb2a05ad701ef31d1f2371eeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/1762018-08-17 06:02:03.505oai:repositorio.ucs.br:11338/176IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:58.349188Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente |
title |
Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente |
spellingShingle |
Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente Alves, Janete Fassini Ensino - Aprendizagem Alfabetização Leitura Estratégias de compreensão Leitor competente Cultura escolar Leitor - Formação Reading and writing teaching process Reading Comprehension strategies Proficient reader |
title_short |
Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente |
title_full |
Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente |
title_fullStr |
Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente |
title_full_unstemmed |
Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente |
title_sort |
Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente |
author |
Alves, Janete Fassini |
author_facet |
Alves, Janete Fassini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Janete Fassini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paviani, Neires Maria Soldatelli |
contributor_str_mv |
Paviani, Neires Maria Soldatelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Aprendizagem Alfabetização Leitura Estratégias de compreensão Leitor competente Cultura escolar Leitor - Formação |
topic |
Ensino - Aprendizagem Alfabetização Leitura Estratégias de compreensão Leitor competente Cultura escolar Leitor - Formação Reading and writing teaching process Reading Comprehension strategies Proficient reader |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading and writing teaching process Reading Comprehension strategies Proficient reader |
description |
Este estudo é uma investigação sobre a relação entre as atividades de leitura praticadas durante o processo de alfabetização e a formação do leitor competente, para isso, inicialmente fez-se necessário considerar os aspectos de formação socioeconômica e cultural dos envolvidos, pertencentes a região colonizada por imigrantes italianos no Nordeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente no município de Farroupilha. Em seguida, o mesmo objetivo levou-nos a resgatar a evolução dos métodos de alfabetização, para melhor entender as habilidades e competências de leitura desenvolvidas por esses métodos nas Séries Inicias. O corpus da pesquisa é formado por dados coletados através de diferentes instrumentos que permitiu a classificação de acordo com o meio comunitário, escolar e familiar de crianças em fase de alfabetização, para análise (das implicações causadas por esses meios na formação de habilidades e competências de leitura), numa abordagem sociointeracionista, segundo Vygotsky, Bakhtin, Freire e outros. Os resultados, após discutidos e analisados, nos levaram a identificar, apesar dos limites desta pesquisa um quadro preocupante em relação às práticas de leitura aplicadas as crianças em fase de alfabetização, o que tem resultado em dificuldades de compreensão do texto em diferentes níveis de escolaridade, ressaltando a necessidade de repensar ações integradas entre a comunidade, os pais e os educadores, em práticas reais, começando por uma alfabetização que vá além da decodificação, que considere a cultura do lugar e aquilo que realmente é significativo para o aprendiz. |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2006-11-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-13T17:59:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-13T17:59:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/176 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/3/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/4/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/1/Dissertacao%20Janete%20Fassini%20Alves.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/176/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ff6e758865db519c4053e9729b1aa01 3858a43b1c934691702929ec921575c7 ca30b32efb2a05ad701ef31d1f2371ee deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258423665426432 |