Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patricia da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8961
Resumo: A presente monografia apresenta um estudo sobre uma ferramenta fundamental ao bom desempenho das organizações. O endomarketing é uma necessidade dentro do ambiente corporativo, promovendo o bem estar e a permanência dos colaboradores dentro das organizações, favorecendo a satisfação do público interno. Tomando como área de pesquisa os supermercados da cidade de Canela/RS e sua relação com a ferramenta denominada endomarketing, o presente estudo pretende caracterizar o nível de conhecimento dessa área do comércio no que se refere ao endomarketing, definindo se há o uso desta ferramenta, bem como os resultados obtidos pela utilização. O presente trabalho também visa apresentar e caracterizar de modo detalhado o que é o endomarketing, apresentando formas práticas de aplicá-lo independentemente do tamanho da organização. A metodologia utilizada no presente trabalho se constituiu por estudos bibliográficos, assim como um estudo exploratório sobre o assunto, aplicando entrevistas referente às vivências com o endomarketing do time de gestores e colaboradores dos supermercados da cidade de Canela/RS. O questionário de pesquisa foi aplicado com 84 colaboradores entre os supermercados da cidade de Canela, e após a aplicação deste questionário, os dados foram analisados, permitindo definir o comportamento da rede supermercadista com relação ao endomarketing. Deste modo, percebeu-se a os resultados obtidos pela utilização do endomarketing, e de mesma forma, singularidades a se observar na aplicação da ferramenta. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_2d384289c2256626188e3a6d2c981b19
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8961
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Oliveira, Patricia da SilvaFontana, Fernando BatistaPezzi, Sergio LuizJaeger, Silvio Aurélio2021-10-29T19:49:29Z2021-10-29T19:49:29Z2021-07-282021-07-02https://repositorio.ucs.br/11338/8961A presente monografia apresenta um estudo sobre uma ferramenta fundamental ao bom desempenho das organizações. O endomarketing é uma necessidade dentro do ambiente corporativo, promovendo o bem estar e a permanência dos colaboradores dentro das organizações, favorecendo a satisfação do público interno. Tomando como área de pesquisa os supermercados da cidade de Canela/RS e sua relação com a ferramenta denominada endomarketing, o presente estudo pretende caracterizar o nível de conhecimento dessa área do comércio no que se refere ao endomarketing, definindo se há o uso desta ferramenta, bem como os resultados obtidos pela utilização. O presente trabalho também visa apresentar e caracterizar de modo detalhado o que é o endomarketing, apresentando formas práticas de aplicá-lo independentemente do tamanho da organização. A metodologia utilizada no presente trabalho se constituiu por estudos bibliográficos, assim como um estudo exploratório sobre o assunto, aplicando entrevistas referente às vivências com o endomarketing do time de gestores e colaboradores dos supermercados da cidade de Canela/RS. O questionário de pesquisa foi aplicado com 84 colaboradores entre os supermercados da cidade de Canela, e após a aplicação deste questionário, os dados foram analisados, permitindo definir o comportamento da rede supermercadista com relação ao endomarketing. Deste modo, percebeu-se a os resultados obtidos pela utilização do endomarketing, e de mesma forma, singularidades a se observar na aplicação da ferramenta. [resumo fornecido pelo autor]MarketingAdministraçãoSupermercados - Canela (RS)Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário da Região das Hortênsias2021-08-02ORIGINALTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdfTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdfapplication/pdf1443238https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/1/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdfa06e036a14c3847a74c849b641d7464eMD51TEXTTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdf.txtTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain234223https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/2/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.txtc4f341febc23c5c54b5ac6189159c0acMD52THUMBNAILTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdf.jpgTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/3/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpgb01ee294df4943747a82674d2e5b3150MD5311338/89612022-11-28 12:21:09.751oai:repositorio.ucs.br:11338/8961Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-11-28T12:21:09Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS
title Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS
spellingShingle Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS
Oliveira, Patricia da Silva
Marketing
Administração
Supermercados - Canela (RS)
title_short Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS
title_full Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS
title_fullStr Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS
title_full_unstemmed Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS
title_sort Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS
author Oliveira, Patricia da Silva
author_facet Oliveira, Patricia da Silva
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Fontana, Fernando Batista
Pezzi, Sergio Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patricia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jaeger, Silvio Aurélio
contributor_str_mv Jaeger, Silvio Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Administração
Supermercados - Canela (RS)
topic Marketing
Administração
Supermercados - Canela (RS)
description A presente monografia apresenta um estudo sobre uma ferramenta fundamental ao bom desempenho das organizações. O endomarketing é uma necessidade dentro do ambiente corporativo, promovendo o bem estar e a permanência dos colaboradores dentro das organizações, favorecendo a satisfação do público interno. Tomando como área de pesquisa os supermercados da cidade de Canela/RS e sua relação com a ferramenta denominada endomarketing, o presente estudo pretende caracterizar o nível de conhecimento dessa área do comércio no que se refere ao endomarketing, definindo se há o uso desta ferramenta, bem como os resultados obtidos pela utilização. O presente trabalho também visa apresentar e caracterizar de modo detalhado o que é o endomarketing, apresentando formas práticas de aplicá-lo independentemente do tamanho da organização. A metodologia utilizada no presente trabalho se constituiu por estudos bibliográficos, assim como um estudo exploratório sobre o assunto, aplicando entrevistas referente às vivências com o endomarketing do time de gestores e colaboradores dos supermercados da cidade de Canela/RS. O questionário de pesquisa foi aplicado com 84 colaboradores entre os supermercados da cidade de Canela, e após a aplicação deste questionário, os dados foram analisados, permitindo definir o comportamento da rede supermercadista com relação ao endomarketing. Deste modo, percebeu-se a os resultados obtidos pela utilização do endomarketing, e de mesma forma, singularidades a se observar na aplicação da ferramenta. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-29T19:49:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-29T19:49:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8961
url https://repositorio.ucs.br/11338/8961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/1/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/2/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/3/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a06e036a14c3847a74c849b641d7464e
c4f341febc23c5c54b5ac6189159c0ac
b01ee294df4943747a82674d2e5b3150
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308911295496192