Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8961 |
Resumo: | A presente monografia apresenta um estudo sobre uma ferramenta fundamental ao bom desempenho das organizações. O endomarketing é uma necessidade dentro do ambiente corporativo, promovendo o bem estar e a permanência dos colaboradores dentro das organizações, favorecendo a satisfação do público interno. Tomando como área de pesquisa os supermercados da cidade de Canela/RS e sua relação com a ferramenta denominada endomarketing, o presente estudo pretende caracterizar o nível de conhecimento dessa área do comércio no que se refere ao endomarketing, definindo se há o uso desta ferramenta, bem como os resultados obtidos pela utilização. O presente trabalho também visa apresentar e caracterizar de modo detalhado o que é o endomarketing, apresentando formas práticas de aplicá-lo independentemente do tamanho da organização. A metodologia utilizada no presente trabalho se constituiu por estudos bibliográficos, assim como um estudo exploratório sobre o assunto, aplicando entrevistas referente às vivências com o endomarketing do time de gestores e colaboradores dos supermercados da cidade de Canela/RS. O questionário de pesquisa foi aplicado com 84 colaboradores entre os supermercados da cidade de Canela, e após a aplicação deste questionário, os dados foram analisados, permitindo definir o comportamento da rede supermercadista com relação ao endomarketing. Deste modo, percebeu-se a os resultados obtidos pela utilização do endomarketing, e de mesma forma, singularidades a se observar na aplicação da ferramenta. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_2d384289c2256626188e3a6d2c981b19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8961 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Patricia da SilvaFontana, Fernando BatistaPezzi, Sergio LuizJaeger, Silvio Aurélio2021-10-29T19:49:29Z2021-10-29T19:49:29Z2021-07-282021-07-02https://repositorio.ucs.br/11338/8961A presente monografia apresenta um estudo sobre uma ferramenta fundamental ao bom desempenho das organizações. O endomarketing é uma necessidade dentro do ambiente corporativo, promovendo o bem estar e a permanência dos colaboradores dentro das organizações, favorecendo a satisfação do público interno. Tomando como área de pesquisa os supermercados da cidade de Canela/RS e sua relação com a ferramenta denominada endomarketing, o presente estudo pretende caracterizar o nível de conhecimento dessa área do comércio no que se refere ao endomarketing, definindo se há o uso desta ferramenta, bem como os resultados obtidos pela utilização. O presente trabalho também visa apresentar e caracterizar de modo detalhado o que é o endomarketing, apresentando formas práticas de aplicá-lo independentemente do tamanho da organização. A metodologia utilizada no presente trabalho se constituiu por estudos bibliográficos, assim como um estudo exploratório sobre o assunto, aplicando entrevistas referente às vivências com o endomarketing do time de gestores e colaboradores dos supermercados da cidade de Canela/RS. O questionário de pesquisa foi aplicado com 84 colaboradores entre os supermercados da cidade de Canela, e após a aplicação deste questionário, os dados foram analisados, permitindo definir o comportamento da rede supermercadista com relação ao endomarketing. Deste modo, percebeu-se a os resultados obtidos pela utilização do endomarketing, e de mesma forma, singularidades a se observar na aplicação da ferramenta. [resumo fornecido pelo autor]MarketingAdministraçãoSupermercados - Canela (RS)Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário da Região das Hortênsias2021-08-02ORIGINALTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdfTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdfapplication/pdf1443238https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/1/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdfa06e036a14c3847a74c849b641d7464eMD51TEXTTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdf.txtTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain234223https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/2/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.txtc4f341febc23c5c54b5ac6189159c0acMD52THUMBNAILTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdf.jpgTCC Patricia da Silva de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/3/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpgb01ee294df4943747a82674d2e5b3150MD5311338/89612022-11-28 12:21:09.751oai:repositorio.ucs.br:11338/8961Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:43.281243Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS |
title |
Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS |
spellingShingle |
Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS Oliveira, Patricia da Silva Marketing Administração Supermercados - Canela (RS) |
title_short |
Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS |
title_full |
Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS |
title_fullStr |
Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS |
title_full_unstemmed |
Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS |
title_sort |
Endomarketing como ferramenta de gestão nos supermercados de Canela/RS |
author |
Oliveira, Patricia da Silva |
author_facet |
Oliveira, Patricia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Fontana, Fernando Batista Pezzi, Sergio Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Patricia da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jaeger, Silvio Aurélio |
contributor_str_mv |
Jaeger, Silvio Aurélio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Administração Supermercados - Canela (RS) |
topic |
Marketing Administração Supermercados - Canela (RS) |
description |
A presente monografia apresenta um estudo sobre uma ferramenta fundamental ao bom desempenho das organizações. O endomarketing é uma necessidade dentro do ambiente corporativo, promovendo o bem estar e a permanência dos colaboradores dentro das organizações, favorecendo a satisfação do público interno. Tomando como área de pesquisa os supermercados da cidade de Canela/RS e sua relação com a ferramenta denominada endomarketing, o presente estudo pretende caracterizar o nível de conhecimento dessa área do comércio no que se refere ao endomarketing, definindo se há o uso desta ferramenta, bem como os resultados obtidos pela utilização. O presente trabalho também visa apresentar e caracterizar de modo detalhado o que é o endomarketing, apresentando formas práticas de aplicá-lo independentemente do tamanho da organização. A metodologia utilizada no presente trabalho se constituiu por estudos bibliográficos, assim como um estudo exploratório sobre o assunto, aplicando entrevistas referente às vivências com o endomarketing do time de gestores e colaboradores dos supermercados da cidade de Canela/RS. O questionário de pesquisa foi aplicado com 84 colaboradores entre os supermercados da cidade de Canela, e após a aplicação deste questionário, os dados foram analisados, permitindo definir o comportamento da rede supermercadista com relação ao endomarketing. Deste modo, percebeu-se a os resultados obtidos pela utilização do endomarketing, e de mesma forma, singularidades a se observar na aplicação da ferramenta. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-07-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-29T19:49:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-29T19:49:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8961 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/1/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/2/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8961/3/TCC%20Patricia%20da%20Silva%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a06e036a14c3847a74c849b641d7464e c4f341febc23c5c54b5ac6189159c0ac b01ee294df4943747a82674d2e5b3150 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258456504729600 |