Protótipo para coleta de informações da rede CAN em automóveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9665 |
Resumo: | Dentro do mercado de frotas veiculares, cada vez mais os gestores têm reconhecido a importância de uma gestão de frotas eficaz e seus impactos nos resultados da sua empresa. A gestão de frotas veiculares se baseia no controle e análise das informações gerada pelos veículos durante o uso, e no comportamento dos motoristas na operação dos mesmos. Para realizar o acesso a esses dados, existem diversos dispositivos e serviços disponíveis no mercado para coleta de informações e apontamento de falhas. São encontrados dispositivos de hardware complexos para uso profissional em mecânicas automotivas, até serviços com supervisórios e aplicativos de smartphone para empresas com frotas de veículos. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de coleta de informações do automóvel e disponibilização online dos dados. O objetivo principal deste trabalho, é detectar eventos adversos na condução, realizando a leitura das informações disponíveis na rede de comunicação de dados veicular como velocidade, RPM e temperatura do motor. Com base na bibliografia, foi desenvolvido um protótipo capaz de acessar estas informações via porta OBDII do veículo, através do envio de pacotes contendo os códigos PID de interesse. Ao receber a resposta, verifica se o valor está dentro da faixa definida como limite para aquele parâmetro. Caso o valor ultrapasse o limite, é realizado o registro em um arquivo de texto. Através da conexão Wi-Fi, os dados presentes no arquivo de texto são publicados em uma planilha online. Por fim, utilizando o Google Data Studio, é feita a visualização dos dados em forma de dashboard. Para a validação do protótipo, foi realizada a comparação com os resultados obtidos através de ferramentas comerciais de proposta similares. O protótipo se mostrou eficaz na coleta e publicação das informações do veículo em comparação com aplicativos para smartphone, demonstrando ser capaz de obter o mesmo nível de informações deste tipo de solução. Comparando o dashboard desenvolvido com soluções comerciais já conhecidas no mercado, a solução proposta neste trabalho, como ferramenta gratuita, demonstrou ser capaz de fornecer informações semelhantes as obtidas no uso destes serviços consolidados. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_2f249892b18f1345375e63312184a321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9665 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Faria, Lucas deBernardi, Cesar AugustoMarques, Patric JannerBecker, Ricardo2022-03-14T17:25:31Z2022-03-14T17:25:31Z2021-12-072021-11-26https://repositorio.ucs.br/11338/9665Dentro do mercado de frotas veiculares, cada vez mais os gestores têm reconhecido a importância de uma gestão de frotas eficaz e seus impactos nos resultados da sua empresa. A gestão de frotas veiculares se baseia no controle e análise das informações gerada pelos veículos durante o uso, e no comportamento dos motoristas na operação dos mesmos. Para realizar o acesso a esses dados, existem diversos dispositivos e serviços disponíveis no mercado para coleta de informações e apontamento de falhas. São encontrados dispositivos de hardware complexos para uso profissional em mecânicas automotivas, até serviços com supervisórios e aplicativos de smartphone para empresas com frotas de veículos. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de coleta de informações do automóvel e disponibilização online dos dados. O objetivo principal deste trabalho, é detectar eventos adversos na condução, realizando a leitura das informações disponíveis na rede de comunicação de dados veicular como velocidade, RPM e temperatura do motor. Com base na bibliografia, foi desenvolvido um protótipo capaz de acessar estas informações via porta OBDII do veículo, através do envio de pacotes contendo os códigos PID de interesse. Ao receber a resposta, verifica se o valor está dentro da faixa definida como limite para aquele parâmetro. Caso o valor ultrapasse o limite, é realizado o registro em um arquivo de texto. Através da conexão Wi-Fi, os dados presentes no arquivo de texto são publicados em uma planilha online. Por fim, utilizando o Google Data Studio, é feita a visualização dos dados em forma de dashboard. Para a validação do protótipo, foi realizada a comparação com os resultados obtidos através de ferramentas comerciais de proposta similares. O protótipo se mostrou eficaz na coleta e publicação das informações do veículo em comparação com aplicativos para smartphone, demonstrando ser capaz de obter o mesmo nível de informações deste tipo de solução. Comparando o dashboard desenvolvido com soluções comerciais já conhecidas no mercado, a solução proposta neste trabalho, como ferramenta gratuita, demonstrou ser capaz de fornecer informações semelhantes as obtidas no uso destes serviços consolidados. [resumo fornecido pelo autor]Within the vehicle fleet market, managers have increasingly recognized the importance of effective fleet management and its impact on their company's results. Vehicle fleet management is based on the control and analysis of information generated by vehicles during use and on the behavior of drivers in their operation. To access this data, there are several devices and services available on the market for collecting information and pointing out failures. Complex hardware devices are found for professional use in automotive mechanics, to supervisory services and smartphone applications for companies with vehicle fleets. Within this context, this work presents the development of a system for collecting information about the automobile and making available online of the data. The main objective of this work is to detect adverse events during driving, reading the information available in the vehicle data communication network, such as speed, RPM and engine temperature. Based on the bibliography, a prototype capable of accessing this information via the vehicle's OBDII port was developed, by sending packages containing the PID codes of interest. Upon receiving the response, it checks whether the value is within the range defined as the limit for that parameter. If the value exceeds the limit, it is recorded in a text file. Through the Wi-Fi connection, the data present in the text file is published in a online spreadsheet. Finally, using Google Data Studio, data is visualized in the form of dashboard. To validate the prototype, a comparison was made with the results obtained using commercial tools with similar proposals. The prototype proved to be effective in collecting and publishing vehicle information compared to applications for smartphone, demonstrating to be able to obtain the same level of information from this type of solution. Comparing the dashboard developed with commercial solutions already known in the market, the solution proposed in this work, as a free tool, proved to be capable of providing information similar to that obtained using these consolidated services. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia eletrônicaÁrea de trabalho controladaDashboards (Sistemas de informação gerencial)Protótipo para coleta de informações da rede CAN em automóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIBacharelado em Engenharia EletrônicaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2021-12-06ORIGINALTCC Lucas de Faria.pdfTCC Lucas de Faria.pdfapplication/pdf4446796https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9665/1/TCC%20Lucas%20de%20Faria.pdf9282c0aa0a0cf9489ff8ec71ebdbbdf1MD51TEXTTCC Lucas de Faria.pdf.txtTCC Lucas de Faria.pdf.txtExtracted texttext/plain142360https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9665/2/TCC%20Lucas%20de%20Faria.pdf.txt1577da38e10c6148b36ad1780b93d12bMD52THUMBNAILTCC Lucas de Faria.pdf.jpgTCC Lucas de Faria.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9665/3/TCC%20Lucas%20de%20Faria.pdf.jpgcc4ad0dd9af2c969de55adb088ba7d70MD5311338/96652022-10-18 18:44:19.252oai:repositorio.ucs.br:11338/9665Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:44:19Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Protótipo para coleta de informações da rede CAN em automóveis |
title |
Protótipo para coleta de informações da rede CAN em automóveis |
spellingShingle |
Protótipo para coleta de informações da rede CAN em automóveis Faria, Lucas de Engenharia eletrônica Área de trabalho controlada Dashboards (Sistemas de informação gerencial) |
title_short |
Protótipo para coleta de informações da rede CAN em automóveis |
title_full |
Protótipo para coleta de informações da rede CAN em automóveis |
title_fullStr |
Protótipo para coleta de informações da rede CAN em automóveis |
title_full_unstemmed |
Protótipo para coleta de informações da rede CAN em automóveis |
title_sort |
Protótipo para coleta de informações da rede CAN em automóveis |
author |
Faria, Lucas de |
author_facet |
Faria, Lucas de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Bernardi, Cesar Augusto Marques, Patric Janner |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Lucas de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Ricardo |
contributor_str_mv |
Becker, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia eletrônica Área de trabalho controlada Dashboards (Sistemas de informação gerencial) |
topic |
Engenharia eletrônica Área de trabalho controlada Dashboards (Sistemas de informação gerencial) |
description |
Dentro do mercado de frotas veiculares, cada vez mais os gestores têm reconhecido a importância de uma gestão de frotas eficaz e seus impactos nos resultados da sua empresa. A gestão de frotas veiculares se baseia no controle e análise das informações gerada pelos veículos durante o uso, e no comportamento dos motoristas na operação dos mesmos. Para realizar o acesso a esses dados, existem diversos dispositivos e serviços disponíveis no mercado para coleta de informações e apontamento de falhas. São encontrados dispositivos de hardware complexos para uso profissional em mecânicas automotivas, até serviços com supervisórios e aplicativos de smartphone para empresas com frotas de veículos. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de coleta de informações do automóvel e disponibilização online dos dados. O objetivo principal deste trabalho, é detectar eventos adversos na condução, realizando a leitura das informações disponíveis na rede de comunicação de dados veicular como velocidade, RPM e temperatura do motor. Com base na bibliografia, foi desenvolvido um protótipo capaz de acessar estas informações via porta OBDII do veículo, através do envio de pacotes contendo os códigos PID de interesse. Ao receber a resposta, verifica se o valor está dentro da faixa definida como limite para aquele parâmetro. Caso o valor ultrapasse o limite, é realizado o registro em um arquivo de texto. Através da conexão Wi-Fi, os dados presentes no arquivo de texto são publicados em uma planilha online. Por fim, utilizando o Google Data Studio, é feita a visualização dos dados em forma de dashboard. Para a validação do protótipo, foi realizada a comparação com os resultados obtidos através de ferramentas comerciais de proposta similares. O protótipo se mostrou eficaz na coleta e publicação das informações do veículo em comparação com aplicativos para smartphone, demonstrando ser capaz de obter o mesmo nível de informações deste tipo de solução. Comparando o dashboard desenvolvido com soluções comerciais já conhecidas no mercado, a solução proposta neste trabalho, como ferramenta gratuita, demonstrou ser capaz de fornecer informações semelhantes as obtidas no uso destes serviços consolidados. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-11-26 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-14T17:25:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-14T17:25:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9665 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9665/1/TCC%20Lucas%20de%20Faria.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9665/2/TCC%20Lucas%20de%20Faria.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9665/3/TCC%20Lucas%20de%20Faria.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9282c0aa0a0cf9489ff8ec71ebdbbdf1 1577da38e10c6148b36ad1780b93d12b cc4ad0dd9af2c969de55adb088ba7d70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308867229089792 |