Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5759 |
Resumo: | O crescimento global do e-commerce proporciona inúmeras oportunidades de crescimento para pequenas e médias empresas brasileiras, entretanto, ainda não é difundida entre estas possíveis adotantes. A identificação dos fatores determinantes para a adesão desta ferramenta apresenta-se como fundamental para auxiliar empresas, e outros agentes que possam estar interessados em desenvolver tal ferramenta. Portanto, tem-se como objetivo analisar os fatores determinantes para a adoção do e-commerce internacional em PMEs. Baseado em modelos de adoção disponíveis na literatura, utilizou-se uma versão adaptada da Technology Organizacional Environment (TOE) para elaboração de um modelo de análise próprio, contendo um aglomerado de fatores citados por diferentes autores. Utilizou-se como método de pesquisa um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, com PMEs localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Benefício percebido, percepção de utilidade, compatibilidade e conhecimento do gestor foram identificados como os principais fatores.(sic) |
id |
UCS_35ddea3ce5ab928c6419774b5d87885c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/5759 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Muraro, Bruno TraviVieira, Guilherme Bergmann BorgesEckert, AlexGonçalves, Roberto Birch2020-04-07T14:31:04Z2020-04-07T14:31:04Z2019-12-112019https://repositorio.ucs.br/11338/5759O crescimento global do e-commerce proporciona inúmeras oportunidades de crescimento para pequenas e médias empresas brasileiras, entretanto, ainda não é difundida entre estas possíveis adotantes. A identificação dos fatores determinantes para a adesão desta ferramenta apresenta-se como fundamental para auxiliar empresas, e outros agentes que possam estar interessados em desenvolver tal ferramenta. Portanto, tem-se como objetivo analisar os fatores determinantes para a adoção do e-commerce internacional em PMEs. Baseado em modelos de adoção disponíveis na literatura, utilizou-se uma versão adaptada da Technology Organizacional Environment (TOE) para elaboração de um modelo de análise próprio, contendo um aglomerado de fatores citados por diferentes autores. Utilizou-se como método de pesquisa um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, com PMEs localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Benefício percebido, percepção de utilidade, compatibilidade e conhecimento do gestor foram identificados como os principais fatores.(sic)Global e-commerce development provides growing opportunities to small and medium companies situated in Brazil, however, it is not yet widespread through Brazilian companies. The identification of determinant factors for adoption is central to help SMEs, and other players that might be interested in the development of this application. Therefore, this study aims to analyze the determinant factors of e-commerce adoption by SMEs. Based on adoption models available, an adapted version of Technology Organizacional Environment (TOE) was used to elaborate an own model, containing a variety of factors by different authors. The methodology used was an exploratory study, through a quantitative research, with SMEs located in Rio Grande do Sul state. Perceived benefit, usefulness, compatibility and CEOs knowledge were identified as the main factors.(sic)ExportaçãoComércio eletrônicoFatores determinantes para adoção de e-commerce internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciências ContábeisCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-11 00:00:00ORIGINALTCC Bruno Travi Muraro.pdfTCC Bruno Travi Muraro.pdfapplication/pdf941347https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/1/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf25295b2451d6460fc3ee7f73c622cd10MD51TEXTTCC Bruno Travi Muraro.pdf.txtTCC Bruno Travi Muraro.pdf.txtExtracted texttext/plain104073https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/2/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf.txt9418ee6ec42cbcb3a68f84271e17d316MD52THUMBNAILTCC Bruno Travi Muraro.pdf.jpgTCC Bruno Travi Muraro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/3/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf.jpge9a3970a3d582a777fce84c4ec7d1266MD5311338/57592020-04-08 06:01:08.246oai:repositorio.ucs.br:11338/5759Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:37.482427Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional |
title |
Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional |
spellingShingle |
Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional Muraro, Bruno Travi Exportação Comércio eletrônico |
title_short |
Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional |
title_full |
Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional |
title_fullStr |
Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional |
title_full_unstemmed |
Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional |
title_sort |
Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional |
author |
Muraro, Bruno Travi |
author_facet |
Muraro, Bruno Travi |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Vieira, Guilherme Bergmann Borges Eckert, Alex |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muraro, Bruno Travi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Roberto Birch |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Roberto Birch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exportação Comércio eletrônico |
topic |
Exportação Comércio eletrônico |
description |
O crescimento global do e-commerce proporciona inúmeras oportunidades de crescimento para pequenas e médias empresas brasileiras, entretanto, ainda não é difundida entre estas possíveis adotantes. A identificação dos fatores determinantes para a adesão desta ferramenta apresenta-se como fundamental para auxiliar empresas, e outros agentes que possam estar interessados em desenvolver tal ferramenta. Portanto, tem-se como objetivo analisar os fatores determinantes para a adoção do e-commerce internacional em PMEs. Baseado em modelos de adoção disponíveis na literatura, utilizou-se uma versão adaptada da Technology Organizacional Environment (TOE) para elaboração de um modelo de análise próprio, contendo um aglomerado de fatores citados por diferentes autores. Utilizou-se como método de pesquisa um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, com PMEs localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Benefício percebido, percepção de utilidade, compatibilidade e conhecimento do gestor foram identificados como os principais fatores.(sic) |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-07T14:31:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-07T14:31:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/5759 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/5759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/1/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/2/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/3/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25295b2451d6460fc3ee7f73c622cd10 9418ee6ec42cbcb3a68f84271e17d316 e9a3970a3d582a777fce84c4ec7d1266 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258415939518464 |