Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muraro, Bruno Travi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5759
Resumo: O crescimento global do e-commerce proporciona inúmeras oportunidades de crescimento para pequenas e médias empresas brasileiras, entretanto, ainda não é difundida entre estas possíveis adotantes. A identificação dos fatores determinantes para a adesão desta ferramenta apresenta-se como fundamental para auxiliar empresas, e outros agentes que possam estar interessados em desenvolver tal ferramenta. Portanto, tem-se como objetivo analisar os fatores determinantes para a adoção do e-commerce internacional em PMEs. Baseado em modelos de adoção disponíveis na literatura, utilizou-se uma versão adaptada da Technology Organizacional Environment (TOE) para elaboração de um modelo de análise próprio, contendo um aglomerado de fatores citados por diferentes autores. Utilizou-se como método de pesquisa um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, com PMEs localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Benefício percebido, percepção de utilidade, compatibilidade e conhecimento do gestor foram identificados como os principais fatores.(sic)
id UCS_35ddea3ce5ab928c6419774b5d87885c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5759
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Muraro, Bruno TraviVieira, Guilherme Bergmann BorgesEckert, AlexGonçalves, Roberto Birch2020-04-07T14:31:04Z2020-04-07T14:31:04Z2019-12-112019https://repositorio.ucs.br/11338/5759O crescimento global do e-commerce proporciona inúmeras oportunidades de crescimento para pequenas e médias empresas brasileiras, entretanto, ainda não é difundida entre estas possíveis adotantes. A identificação dos fatores determinantes para a adesão desta ferramenta apresenta-se como fundamental para auxiliar empresas, e outros agentes que possam estar interessados em desenvolver tal ferramenta. Portanto, tem-se como objetivo analisar os fatores determinantes para a adoção do e-commerce internacional em PMEs. Baseado em modelos de adoção disponíveis na literatura, utilizou-se uma versão adaptada da Technology Organizacional Environment (TOE) para elaboração de um modelo de análise próprio, contendo um aglomerado de fatores citados por diferentes autores. Utilizou-se como método de pesquisa um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, com PMEs localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Benefício percebido, percepção de utilidade, compatibilidade e conhecimento do gestor foram identificados como os principais fatores.(sic)Global e-commerce development provides growing opportunities to small and medium companies situated in Brazil, however, it is not yet widespread through Brazilian companies. The identification of determinant factors for adoption is central to help SMEs, and other players that might be interested in the development of this application. Therefore, this study aims to analyze the determinant factors of e-commerce adoption by SMEs. Based on adoption models available, an adapted version of Technology Organizacional Environment (TOE) was used to elaborate an own model, containing a variety of factors by different authors. The methodology used was an exploratory study, through a quantitative research, with SMEs located in Rio Grande do Sul state. Perceived benefit, usefulness, compatibility and CEOs knowledge were identified as the main factors.(sic)ExportaçãoComércio eletrônicoFatores determinantes para adoção de e-commerce internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciências ContábeisCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-11 00:00:00ORIGINALTCC Bruno Travi Muraro.pdfTCC Bruno Travi Muraro.pdfapplication/pdf941347https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/1/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf25295b2451d6460fc3ee7f73c622cd10MD51TEXTTCC Bruno Travi Muraro.pdf.txtTCC Bruno Travi Muraro.pdf.txtExtracted texttext/plain104073https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/2/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf.txt9418ee6ec42cbcb3a68f84271e17d316MD52THUMBNAILTCC Bruno Travi Muraro.pdf.jpgTCC Bruno Travi Muraro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/3/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf.jpge9a3970a3d582a777fce84c4ec7d1266MD5311338/57592020-04-08 06:01:08.246oai:repositorio.ucs.br:11338/5759Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:37.482427Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional
title Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional
spellingShingle Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional
Muraro, Bruno Travi
Exportação
Comércio eletrônico
title_short Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional
title_full Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional
title_fullStr Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional
title_full_unstemmed Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional
title_sort Fatores determinantes para adoção de e-commerce internacional
author Muraro, Bruno Travi
author_facet Muraro, Bruno Travi
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Eckert, Alex
dc.contributor.author.fl_str_mv Muraro, Bruno Travi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Roberto Birch
contributor_str_mv Gonçalves, Roberto Birch
dc.subject.por.fl_str_mv Exportação
Comércio eletrônico
topic Exportação
Comércio eletrônico
description O crescimento global do e-commerce proporciona inúmeras oportunidades de crescimento para pequenas e médias empresas brasileiras, entretanto, ainda não é difundida entre estas possíveis adotantes. A identificação dos fatores determinantes para a adesão desta ferramenta apresenta-se como fundamental para auxiliar empresas, e outros agentes que possam estar interessados em desenvolver tal ferramenta. Portanto, tem-se como objetivo analisar os fatores determinantes para a adoção do e-commerce internacional em PMEs. Baseado em modelos de adoção disponíveis na literatura, utilizou-se uma versão adaptada da Technology Organizacional Environment (TOE) para elaboração de um modelo de análise próprio, contendo um aglomerado de fatores citados por diferentes autores. Utilizou-se como método de pesquisa um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, com PMEs localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Benefício percebido, percepção de utilidade, compatibilidade e conhecimento do gestor foram identificados como os principais fatores.(sic)
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-07T14:31:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-07T14:31:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5759
url https://repositorio.ucs.br/11338/5759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/1/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/2/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5759/3/TCC%20Bruno%20Travi%20Muraro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25295b2451d6460fc3ee7f73c622cd10
9418ee6ec42cbcb3a68f84271e17d316
e9a3970a3d582a777fce84c4ec7d1266
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258415939518464