Percepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scottá, Patrícia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9129
Resumo: O bem-estar do colaborador é cada vez mais um fator importante para o desenvolvimento de uma empresa, visando que o capital intelectual é o mais valioso e incalculável dentro de uma organização. Por tanto, muitas empresas buscam ferramentas para auxiliar nessa necessidade com o colaborador. Com o objetivo de conhecer essas ferramentas, buscou-se material baseado em referências bibliográficas que as explicam. Uma delas é o endomarketing, que é conhecido como uma ferramenta que objetiva reconhecer que o primeiro e principal cliente de uma organização é o cliente interno. Essa ferramenta em sua grande maioria é engajada juntamente com a comunicação interna, ferramenta que almeja que os colaboradores da empresa estejam sempre bem informados sobre os acontecimentos internos. É importante analisar que para a eficácia das ações e dos canais dessas duas ferramentas, é necessário que haja o reconhecimento da realização desses fatores pelos colaboradores. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo a ser alcançado, identificar a percepção dos colaboradores em relação às práticas de endomarketing realizadas pela empresa objeto de estudo, desejando assim, quantificar a percepção dos colaboradores em relação a realização desses meios de motivação interna. Para ser possível essa identificação, foi realizado pesquisa descritiva de natureza quantitativa, com os colaboradores de uma cooperativa de crédito que atua na serra gaúcha. A partir do instrumento de pesquisa e resultados coletados, foi verificada a efetividade das ferramentas, o que mais é de agrado dos colaboradores e gestores, bem como possíveis melhorias para a melhor utilização das mesmas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_36b4013e2ddfae7d68cc8f14dc2c5083
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9129
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Scottá, PatríciaBagattini, Leonardo da CostaBaccon, MelissaTumelero, Nívia2021-11-27T13:31:14Z2021-11-27T13:31:14Z2020-12-222020-12-03https://repositorio.ucs.br/11338/9129O bem-estar do colaborador é cada vez mais um fator importante para o desenvolvimento de uma empresa, visando que o capital intelectual é o mais valioso e incalculável dentro de uma organização. Por tanto, muitas empresas buscam ferramentas para auxiliar nessa necessidade com o colaborador. Com o objetivo de conhecer essas ferramentas, buscou-se material baseado em referências bibliográficas que as explicam. Uma delas é o endomarketing, que é conhecido como uma ferramenta que objetiva reconhecer que o primeiro e principal cliente de uma organização é o cliente interno. Essa ferramenta em sua grande maioria é engajada juntamente com a comunicação interna, ferramenta que almeja que os colaboradores da empresa estejam sempre bem informados sobre os acontecimentos internos. É importante analisar que para a eficácia das ações e dos canais dessas duas ferramentas, é necessário que haja o reconhecimento da realização desses fatores pelos colaboradores. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo a ser alcançado, identificar a percepção dos colaboradores em relação às práticas de endomarketing realizadas pela empresa objeto de estudo, desejando assim, quantificar a percepção dos colaboradores em relação a realização desses meios de motivação interna. Para ser possível essa identificação, foi realizado pesquisa descritiva de natureza quantitativa, com os colaboradores de uma cooperativa de crédito que atua na serra gaúcha. A partir do instrumento de pesquisa e resultados coletados, foi verificada a efetividade das ferramentas, o que mais é de agrado dos colaboradores e gestores, bem como possíveis melhorias para a melhor utilização das mesmas. [resumo fornecido pelo autor]Marketing institucionalComunicação nas organizaçõesComunicação empresarialPercepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário da Região dos Vinhedos2020-12-21ORIGINALTCC Patricia Scotta.pdfTCC Patricia Scotta.pdfapplication/pdf908959https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9129/1/TCC%20Patricia%20Scotta.pdfa029e643fa04f87cab9e661b310c4ae9MD51TEXTTCC Patricia Scotta.pdf.txtTCC Patricia Scotta.pdf.txtExtracted texttext/plain164581https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9129/2/TCC%20Patricia%20Scotta.pdf.txtefd7cd32186406d208281b70c9dd4b79MD52THUMBNAILTCC Patricia Scotta.pdf.jpgTCC Patricia Scotta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9129/3/TCC%20Patricia%20Scotta.pdf.jpge7d48309771e72c24bec3f4a36ae4c85MD5311338/91292022-10-18 18:09:48.23oai:repositorio.ucs.br:11338/9129Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:51.688138Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúcha
title Percepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúcha
spellingShingle Percepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúcha
Scottá, Patrícia
Marketing institucional
Comunicação nas organizações
Comunicação empresarial
title_short Percepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúcha
title_full Percepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúcha
title_fullStr Percepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúcha
title_full_unstemmed Percepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúcha
title_sort Percepção dos colaboradores em relação as práticas de endomarketing em uma cooperativa de crédito da serra gaúcha
author Scottá, Patrícia
author_facet Scottá, Patrícia
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Bagattini, Leonardo da Costa
Baccon, Melissa
dc.contributor.author.fl_str_mv Scottá, Patrícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tumelero, Nívia
contributor_str_mv Tumelero, Nívia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing institucional
Comunicação nas organizações
Comunicação empresarial
topic Marketing institucional
Comunicação nas organizações
Comunicação empresarial
description O bem-estar do colaborador é cada vez mais um fator importante para o desenvolvimento de uma empresa, visando que o capital intelectual é o mais valioso e incalculável dentro de uma organização. Por tanto, muitas empresas buscam ferramentas para auxiliar nessa necessidade com o colaborador. Com o objetivo de conhecer essas ferramentas, buscou-se material baseado em referências bibliográficas que as explicam. Uma delas é o endomarketing, que é conhecido como uma ferramenta que objetiva reconhecer que o primeiro e principal cliente de uma organização é o cliente interno. Essa ferramenta em sua grande maioria é engajada juntamente com a comunicação interna, ferramenta que almeja que os colaboradores da empresa estejam sempre bem informados sobre os acontecimentos internos. É importante analisar que para a eficácia das ações e dos canais dessas duas ferramentas, é necessário que haja o reconhecimento da realização desses fatores pelos colaboradores. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo a ser alcançado, identificar a percepção dos colaboradores em relação às práticas de endomarketing realizadas pela empresa objeto de estudo, desejando assim, quantificar a percepção dos colaboradores em relação a realização desses meios de motivação interna. Para ser possível essa identificação, foi realizado pesquisa descritiva de natureza quantitativa, com os colaboradores de uma cooperativa de crédito que atua na serra gaúcha. A partir do instrumento de pesquisa e resultados coletados, foi verificada a efetividade das ferramentas, o que mais é de agrado dos colaboradores e gestores, bem como possíveis melhorias para a melhor utilização das mesmas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-27T13:31:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-27T13:31:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9129
url https://repositorio.ucs.br/11338/9129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9129/1/TCC%20Patricia%20Scotta.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9129/2/TCC%20Patricia%20Scotta.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9129/3/TCC%20Patricia%20Scotta.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a029e643fa04f87cab9e661b310c4ae9
efd7cd32186406d208281b70c9dd4b79
e7d48309771e72c24bec3f4a36ae4c85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258457209372672