Qual o impacto do endomarketing no engagement dos colaboradores perante a empresa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Raquel Palhotas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20139
Resumo: O presente trabalho teve como principal objectivo perceber qual o impacto do endomarketing no engagement dos colaboradores perante uma empresa. Para tal recorreu-se à realização de um estágio curricular no Itau com o objectivo de proceder a um estudo de caso. Para a obtenção de dados recorreu-se à distribuição de dois inquéritos por questionários que apresentavam diferentes objectivos. O primeiro, estava relacionado com o endomarketing e tinha como objectivo perceber se existia algum modelo de endomarketing na empresa; o segundo estava relacionado com o engagement e tinha o objectivo de medir o nível de engagement dos funcionários do Itau. Após os seis meses de estágio e se serem recolhidos todos os dados necessários passou-se à análise e discussão dos mesmos onde foram calculados o coeficiente de Alpha de Cronbach para testar a fiabilidades e o coeficiente de Pearson para medir a correlação entre os factores extraídos da análise factorial exploratória. Com esta análise chegou-se à conclusão que no geral existe correlações entre o endomarketing e o engagement, no entanto existem factores mais relevantes que outros como é o caso da comunicação interna.
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