A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8479 |
Resumo: | Esta pesquisa trata do brincar heurístico na Base Comum Curricular (BNCC), tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: "De que forma a concepção do brincar heurístico se revela na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil?" Para atingir o objetivo, foi preciso conhecer como o brincar se constitui no documento. Dessa forma, tornou-se indispensável descrever o documento e identificar as noções do brincar presentes no material. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, mediante um estudo de caso e leitura analítica, constituindo-se de uma análise documental e bibliográfica. Este trabalho estrutura-se em um estudo sobre o brincar na Educação Infantil e o brincar heurístico, a partir da construção de um referencial teórico e a análise da Base Nacional Comum Curricular, que resultou na elaboração de categorias relacionadas ao brincar e ao brincar heurístico. No que diz respeito ao tema, sobre aproximações ou distanciamentos do brincar que aparecem na BNCC, e sobre o brincar heurístico, percebe-se que as aproximações ficam evidenciadas sobre como funcionam o brincar; de forma ampla e também próxima, os dois tipos de brincar promovem as descobertas e interações no meio em que as crianças estão inseridas. [resumo fornecido pelo autor] |
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