A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrarini, Letícia Duque
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8479
Resumo: Esta pesquisa trata do brincar heurístico na Base Comum Curricular (BNCC), tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: "De que forma a concepção do brincar heurístico se revela na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil?" Para atingir o objetivo, foi preciso conhecer como o brincar se constitui no documento. Dessa forma, tornou-se indispensável descrever o documento e identificar as noções do brincar presentes no material. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, mediante um estudo de caso e leitura analítica, constituindo-se de uma análise documental e bibliográfica. Este trabalho estrutura-se em um estudo sobre o brincar na Educação Infantil e o brincar heurístico, a partir da construção de um referencial teórico e a análise da Base Nacional Comum Curricular, que resultou na elaboração de categorias relacionadas ao brincar e ao brincar heurístico. No que diz respeito ao tema, sobre aproximações ou distanciamentos do brincar que aparecem na BNCC, e sobre o brincar heurístico, percebe-se que as aproximações ficam evidenciadas sobre como funcionam o brincar; de forma ampla e também próxima, os dois tipos de brincar promovem as descobertas e interações no meio em que as crianças estão inseridas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_3c2c481e1843b8fd7ab7b93bd41f996a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8479
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Ferrarini, Letícia DuqueZanette, Carla Roberta SassetAgliardi, Delcio AntônioCosta, Flávia Fernanda2021-07-13T17:02:59Z2021-07-13T17:02:59Z2020-12-032020-07-16https://repositorio.ucs.br/11338/8479Esta pesquisa trata do brincar heurístico na Base Comum Curricular (BNCC), tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: "De que forma a concepção do brincar heurístico se revela na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil?" Para atingir o objetivo, foi preciso conhecer como o brincar se constitui no documento. Dessa forma, tornou-se indispensável descrever o documento e identificar as noções do brincar presentes no material. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, mediante um estudo de caso e leitura analítica, constituindo-se de uma análise documental e bibliográfica. Este trabalho estrutura-se em um estudo sobre o brincar na Educação Infantil e o brincar heurístico, a partir da construção de um referencial teórico e a análise da Base Nacional Comum Curricular, que resultou na elaboração de categorias relacionadas ao brincar e ao brincar heurístico. No que diz respeito ao tema, sobre aproximações ou distanciamentos do brincar que aparecem na BNCC, e sobre o brincar heurístico, percebe-se que as aproximações ficam evidenciadas sobre como funcionam o brincar; de forma ampla e também próxima, os dois tipos de brincar promovem as descobertas e interações no meio em que as crianças estão inseridas. [resumo fornecido pelo autor]Educação de criançasBrincadeirasCrianças - RecreaçãoA Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-11-24ORIGINALTCC_Letícia_Arrabal_Duque_3.pdfTCC_Letícia_Arrabal_Duque_3.pdfapplication/pdf320261https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8479/1/TCC_Let%c3%adcia_Arrabal_Duque_3.pdf6c3f9b18ecb833729b43b976a0ebaa0aMD51TEXTTCC_Letícia_Arrabal_Duque_3.pdf.txtTCC_Letícia_Arrabal_Duque_3.pdf.txtExtracted texttext/plain75098https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8479/2/TCC_Let%c3%adcia_Arrabal_Duque_3.pdf.txt0585f755876c5f3d295f3f6a93c76f1bMD52THUMBNAILTCC_Letícia_Arrabal_Duque_3.pdf.jpgTCC_Letícia_Arrabal_Duque_3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8479/3/TCC_Let%c3%adcia_Arrabal_Duque_3.pdf.jpg3f1b642a10b8b9b786c92c3627869e0aMD5311338/84792022-10-18 18:05:07.828oai:repositorio.ucs.br:11338/8479Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05:07Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
title A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
spellingShingle A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
Ferrarini, Letícia Duque
Educação de crianças
Brincadeiras
Crianças - Recreação
title_short A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
title_full A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
title_fullStr A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
title_full_unstemmed A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
title_sort A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) e a concepção do brincar heurístico: aproximações ou distanciamentos
author Ferrarini, Letícia Duque
author_facet Ferrarini, Letícia Duque
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Zanette, Carla Roberta Sasset
Agliardi, Delcio Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrarini, Letícia Duque
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Flávia Fernanda
contributor_str_mv Costa, Flávia Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Brincadeiras
Crianças - Recreação
topic Educação de crianças
Brincadeiras
Crianças - Recreação
description Esta pesquisa trata do brincar heurístico na Base Comum Curricular (BNCC), tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: "De que forma a concepção do brincar heurístico se revela na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil?" Para atingir o objetivo, foi preciso conhecer como o brincar se constitui no documento. Dessa forma, tornou-se indispensável descrever o documento e identificar as noções do brincar presentes no material. A metodologia fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa, mediante um estudo de caso e leitura analítica, constituindo-se de uma análise documental e bibliográfica. Este trabalho estrutura-se em um estudo sobre o brincar na Educação Infantil e o brincar heurístico, a partir da construção de um referencial teórico e a análise da Base Nacional Comum Curricular, que resultou na elaboração de categorias relacionadas ao brincar e ao brincar heurístico. No que diz respeito ao tema, sobre aproximações ou distanciamentos do brincar que aparecem na BNCC, e sobre o brincar heurístico, percebe-se que as aproximações ficam evidenciadas sobre como funcionam o brincar; de forma ampla e também próxima, os dois tipos de brincar promovem as descobertas e interações no meio em que as crianças estão inseridas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-07-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T17:02:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-13T17:02:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8479
url https://repositorio.ucs.br/11338/8479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8479/1/TCC_Let%c3%adcia_Arrabal_Duque_3.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8479/2/TCC_Let%c3%adcia_Arrabal_Duque_3.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8479/3/TCC_Let%c3%adcia_Arrabal_Duque_3.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c3f9b18ecb833729b43b976a0ebaa0a
0585f755876c5f3d295f3f6a93c76f1b
3f1b642a10b8b9b786c92c3627869e0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308892514451456