O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/856 |
Resumo: | O tema central desta pesquisa é o ensino e a aprendizagem do cuidado de enfermagem. O objetivo foi conhecer as representações e as práticas predominantes no processo atual de ensino e aprendizagem do cuidado, na percepção de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, em universidades gaúchas. A presente investigação foi realizada em três universidades de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a história oral e para análise das narrativas utilizou-se a análise temática. Ao trilhar os caminhos da construção desta dissertação, foram estabelecidos limites para a organização e apresentação dos resultados, uma vez que as possibilidades de desdobramentos eram múltiplas desta forma, para o desenvolvimento da versão final foram desenvolvidos três capítulos. Por fim, apresento algumas considerações finais, apontando estratégias e caminhos através de um ensino que é possível, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar as representações e práticas de seus saberes e fazeres, na construção de uma ação em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas. |
id |
UCS_3fab1fcd501a980a1ef009695352a765 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/856 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barcellos, Ruy de AlmeidaAlvarenga, Luiz Fernando CalageStédile, Nilva Lúcia RechLuchese, Terciane ÂngelaKreutz, Lúcio2015-02-05T12:47:16Z2015-02-05T12:47:16Z2015-02-052014-08-22https://repositorio.ucs.br/handle/11338/856O tema central desta pesquisa é o ensino e a aprendizagem do cuidado de enfermagem. O objetivo foi conhecer as representações e as práticas predominantes no processo atual de ensino e aprendizagem do cuidado, na percepção de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, em universidades gaúchas. A presente investigação foi realizada em três universidades de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a história oral e para análise das narrativas utilizou-se a análise temática. Ao trilhar os caminhos da construção desta dissertação, foram estabelecidos limites para a organização e apresentação dos resultados, uma vez que as possibilidades de desdobramentos eram múltiplas desta forma, para o desenvolvimento da versão final foram desenvolvidos três capítulos. Por fim, apresento algumas considerações finais, apontando estratégias e caminhos através de um ensino que é possível, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar as representações e práticas de seus saberes e fazeres, na construção de uma ação em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas.The central theme of this research is teaching and learning nursing care. The aim was to study the representations and practices prevalent in the current process of teaching and learning care, the perception of students and teachers of nursing courses in universities gaúchas. This research was conducted at three universities in different regions of the State of Rio Grande do Sul. Methodology used was oral history and analysis of the narratives used the thematic analysis. To tread the path of construction of this thesis, limits to the organization and presentation of the results have been established, since the possibilities of multiple deployments were thus for the development of the final three chapters were developed. Finally, I present some concluding remarks, pointing strategies and paths through an education that is possible, since the ensinantes beings and learners are willing to merge the representations and practices of their knowledge and practices in the construction of an action where lives committed to caring for other lives.Enfermagem - Estudo e ensinoAprendizagemEducaçãoNursing - Study anLearningEducationO cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7089169632328886BARCELLOS, R. A.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdf.txtDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdf.txtExtracted texttext/plain186144https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/3/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf.txt2349b6a8168126a533a60ac5d7f0662eMD53THUMBNAILDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdf.jpgDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/4/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf.jpgbba0a1ff7756c93c815187582b3603c6MD54ORIGINALDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdfDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdfapplication/pdf1292017https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/1/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf6a8b7b00f47f47351768cdfd83b42b54MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/8562018-08-17 06:13:53.781oai:repositorio.ucs.br:11338/856IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:16.552024Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação |
title |
O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação |
spellingShingle |
O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação Barcellos, Ruy de Almeida Enfermagem - Estudo e ensino Aprendizagem Educação Nursing - Study an Learning Education |
title_short |
O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação |
title_full |
O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação |
title_fullStr |
O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação |
title_full_unstemmed |
O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação |
title_sort |
O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação |
author |
Barcellos, Ruy de Almeida |
author_facet |
Barcellos, Ruy de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Alvarenga, Luiz Fernando Calage Stédile, Nilva Lúcia Rech Luchese, Terciane Ângela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcellos, Ruy de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kreutz, Lúcio |
contributor_str_mv |
Kreutz, Lúcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem - Estudo e ensino Aprendizagem Educação |
topic |
Enfermagem - Estudo e ensino Aprendizagem Educação Nursing - Study an Learning Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing - Study an Learning Education |
description |
O tema central desta pesquisa é o ensino e a aprendizagem do cuidado de enfermagem. O objetivo foi conhecer as representações e as práticas predominantes no processo atual de ensino e aprendizagem do cuidado, na percepção de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, em universidades gaúchas. A presente investigação foi realizada em três universidades de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a história oral e para análise das narrativas utilizou-se a análise temática. Ao trilhar os caminhos da construção desta dissertação, foram estabelecidos limites para a organização e apresentação dos resultados, uma vez que as possibilidades de desdobramentos eram múltiplas desta forma, para o desenvolvimento da versão final foram desenvolvidos três capítulos. Por fim, apresento algumas considerações finais, apontando estratégias e caminhos através de um ensino que é possível, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar as representações e práticas de seus saberes e fazeres, na construção de uma ação em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-05T12:47:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-02-05T12:47:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/856 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/3/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/4/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/1/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2349b6a8168126a533a60ac5d7f0662e bba0a1ff7756c93c815187582b3603c6 6a8b7b00f47f47351768cdfd83b42b54 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258431434326016 |