O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Ruy de Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/856
Resumo: O tema central desta pesquisa é o ensino e a aprendizagem do cuidado de enfermagem. O objetivo foi conhecer as representações e as práticas predominantes no processo atual de ensino e aprendizagem do cuidado, na percepção de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, em universidades gaúchas. A presente investigação foi realizada em três universidades de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a história oral e para análise das narrativas utilizou-se a análise temática. Ao trilhar os caminhos da construção desta dissertação, foram estabelecidos limites para a organização e apresentação dos resultados, uma vez que as possibilidades de desdobramentos eram múltiplas desta forma, para o desenvolvimento da versão final foram desenvolvidos três capítulos. Por fim, apresento algumas considerações finais, apontando estratégias e caminhos através de um ensino que é possível, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar as representações e práticas de seus saberes e fazeres, na construção de uma ação em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas.
id UCS_3fab1fcd501a980a1ef009695352a765
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/856
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Barcellos, Ruy de AlmeidaAlvarenga, Luiz Fernando CalageStédile, Nilva Lúcia RechLuchese, Terciane ÂngelaKreutz, Lúcio2015-02-05T12:47:16Z2015-02-05T12:47:16Z2015-02-052014-08-22https://repositorio.ucs.br/handle/11338/856O tema central desta pesquisa é o ensino e a aprendizagem do cuidado de enfermagem. O objetivo foi conhecer as representações e as práticas predominantes no processo atual de ensino e aprendizagem do cuidado, na percepção de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, em universidades gaúchas. A presente investigação foi realizada em três universidades de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a história oral e para análise das narrativas utilizou-se a análise temática. Ao trilhar os caminhos da construção desta dissertação, foram estabelecidos limites para a organização e apresentação dos resultados, uma vez que as possibilidades de desdobramentos eram múltiplas desta forma, para o desenvolvimento da versão final foram desenvolvidos três capítulos. Por fim, apresento algumas considerações finais, apontando estratégias e caminhos através de um ensino que é possível, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar as representações e práticas de seus saberes e fazeres, na construção de uma ação em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas.The central theme of this research is teaching and learning nursing care. The aim was to study the representations and practices prevalent in the current process of teaching and learning care, the perception of students and teachers of nursing courses in universities gaúchas. This research was conducted at three universities in different regions of the State of Rio Grande do Sul. Methodology used was oral history and analysis of the narratives used the thematic analysis. To tread the path of construction of this thesis, limits to the organization and presentation of the results have been established, since the possibilities of multiple deployments were thus for the development of the final three chapters were developed. Finally, I present some concluding remarks, pointing strategies and paths through an education that is possible, since the ensinantes beings and learners are willing to merge the representations and practices of their knowledge and practices in the construction of an action where lives committed to caring for other lives.Enfermagem - Estudo e ensinoAprendizagemEducaçãoNursing - Study anLearningEducationO cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7089169632328886BARCELLOS, R. A.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdf.txtDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdf.txtExtracted texttext/plain186144https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/3/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf.txt2349b6a8168126a533a60ac5d7f0662eMD53THUMBNAILDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdf.jpgDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/4/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf.jpgbba0a1ff7756c93c815187582b3603c6MD54ORIGINALDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdfDissertacao Ruy de Almeida Barcellos.pdfapplication/pdf1292017https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/1/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf6a8b7b00f47f47351768cdfd83b42b54MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/8562018-08-17 06:13:53.781oai:repositorio.ucs.br:11338/856IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:16.552024Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
title O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
spellingShingle O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
Barcellos, Ruy de Almeida
Enfermagem - Estudo e ensino
Aprendizagem
Educação
Nursing - Study an
Learning
Education
title_short O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
title_full O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
title_fullStr O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
title_full_unstemmed O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
title_sort O cuidado de enfermagem e suas representações no processo de formação
author Barcellos, Ruy de Almeida
author_facet Barcellos, Ruy de Almeida
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Alvarenga, Luiz Fernando Calage
Stédile, Nilva Lúcia Rech
Luchese, Terciane Ângela
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Ruy de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kreutz, Lúcio
contributor_str_mv Kreutz, Lúcio
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem - Estudo e ensino
Aprendizagem
Educação
topic Enfermagem - Estudo e ensino
Aprendizagem
Educação
Nursing - Study an
Learning
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing - Study an
Learning
Education
description O tema central desta pesquisa é o ensino e a aprendizagem do cuidado de enfermagem. O objetivo foi conhecer as representações e as práticas predominantes no processo atual de ensino e aprendizagem do cuidado, na percepção de alunos e professores dos cursos de Enfermagem, em universidades gaúchas. A presente investigação foi realizada em três universidades de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi a história oral e para análise das narrativas utilizou-se a análise temática. Ao trilhar os caminhos da construção desta dissertação, foram estabelecidos limites para a organização e apresentação dos resultados, uma vez que as possibilidades de desdobramentos eram múltiplas desta forma, para o desenvolvimento da versão final foram desenvolvidos três capítulos. Por fim, apresento algumas considerações finais, apontando estratégias e caminhos através de um ensino que é possível, desde que os seres ensinantes e aprendentes estejam dispostos a mesclar as representações e práticas de seus saberes e fazeres, na construção de uma ação em que haja vidas comprometidas a cuidar de outras vidas.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-05T12:47:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-05T12:47:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/856
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/3/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/4/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/1/Dissertacao%20Ruy%20de%20Almeida%20Barcellos.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/856/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2349b6a8168126a533a60ac5d7f0662e
bba0a1ff7756c93c815187582b3603c6
6a8b7b00f47f47351768cdfd83b42b54
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258431434326016