INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135966 |
Resumo: | Os Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE) têm sido ensinados durante anos na disciplina Fundamentos de Enfermagem dos Cursos de Graduação em Enfermargem, sem uma análise mais profunda da sua importância e repercussão na prática profissional. Em vista disso, as autoras desenvolveram este estudo, com objetivo de diagnosticar alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem dos IBE, junto — a alunos e professores das Escolas de Enfermagem da Grande São Paulo. Dentre os resultados obtidos, salienta-se a comunicação e a observação como os IBE considerados mais importantes e mais empregados na prática, tanto por discentes como docentes. Às autoras discutem ainda sobre aspectos estruturais do desenvolvimento desse conteúdo nas Escolas pesquisadas. |
id |
USP-24_6a45096f72f0607f18d7a176922f08a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/135966 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULOBasic instrument in nursing: aspects of teaching-apprenticeship processNursing educationNursing practicalLearningEnsino de enfermagemPrática da enfermagemAprendizagemOs Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE) têm sido ensinados durante anos na disciplina Fundamentos de Enfermagem dos Cursos de Graduação em Enfermargem, sem uma análise mais profunda da sua importância e repercussão na prática profissional. Em vista disso, as autoras desenvolveram este estudo, com objetivo de diagnosticar alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem dos IBE, junto — a alunos e professores das Escolas de Enfermagem da Grande São Paulo. Dentre os resultados obtidos, salienta-se a comunicação e a observação como os IBE considerados mais importantes e mais empregados na prática, tanto por discentes como docentes. Às autoras discutem ainda sobre aspectos estruturais do desenvolvimento desse conteúdo nas Escolas pesquisadas.The authors approach how it has been developed the teaching of some instruments considered basic in Nursing practice. This study were realized with students and teachers from Grande São Paulo Nursing Schools.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1988-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13596610.1590/0080-62341988022esp00161Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 22 (1988): Número Especial; 161-188Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Special Number; 161-188Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Numero Especial; 161-1881980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135966/131782http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Aidê FerreiraDiogo, Maria José D'ElbouxSouza, Regina Márcia Cardoso dePérez, Soraya MaculSantos, Vera Lúcia Conceição de GouveiaMaria, Vera Lúcia Regina2017-08-11T17:40:40Zoai:revistas.usp.br:article/135966Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T17:40:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO Basic instrument in nursing: aspects of teaching-apprenticeship process |
title |
INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO |
spellingShingle |
INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO Ferraz, Aidê Ferreira Nursing education Nursing practical Learning Ensino de enfermagem Prática da enfermagem Aprendizagem |
title_short |
INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO |
title_full |
INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO |
title_fullStr |
INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO |
title_sort |
INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO |
author |
Ferraz, Aidê Ferreira |
author_facet |
Ferraz, Aidê Ferreira Diogo, Maria José D'Elboux Souza, Regina Márcia Cardoso de Pérez, Soraya Macul Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia Maria, Vera Lúcia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Diogo, Maria José D'Elboux Souza, Regina Márcia Cardoso de Pérez, Soraya Macul Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia Maria, Vera Lúcia Regina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Aidê Ferreira Diogo, Maria José D'Elboux Souza, Regina Márcia Cardoso de Pérez, Soraya Macul Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia Maria, Vera Lúcia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing education Nursing practical Learning Ensino de enfermagem Prática da enfermagem Aprendizagem |
topic |
Nursing education Nursing practical Learning Ensino de enfermagem Prática da enfermagem Aprendizagem |
description |
Os Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE) têm sido ensinados durante anos na disciplina Fundamentos de Enfermagem dos Cursos de Graduação em Enfermargem, sem uma análise mais profunda da sua importância e repercussão na prática profissional. Em vista disso, as autoras desenvolveram este estudo, com objetivo de diagnosticar alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem dos IBE, junto — a alunos e professores das Escolas de Enfermagem da Grande São Paulo. Dentre os resultados obtidos, salienta-se a comunicação e a observação como os IBE considerados mais importantes e mais empregados na prática, tanto por discentes como docentes. Às autoras discutem ainda sobre aspectos estruturais do desenvolvimento desse conteúdo nas Escolas pesquisadas. |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135966 10.1590/0080-62341988022esp00161 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135966 |
identifier_str_mv |
10.1590/0080-62341988022esp00161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135966/131782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 22 (1988): Número Especial; 161-188 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Special Number; 161-188 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Numero Especial; 161-188 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221741628260352 |