INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Aidê Ferreira
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: Diogo, Maria José D'Elboux, Souza, Regina Márcia Cardoso de, Pérez, Soraya Macul, Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia, Maria, Vera Lúcia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135966
Resumo: Os Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE) têm sido ensinados durante anos na disciplina Fundamentos de Enfermagem dos Cursos de Graduação em Enfermargem, sem uma análise mais profunda da sua importância e repercussão na prática profissional. Em vista disso, as autoras desenvolveram este estudo, com objetivo de diagnosticar alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem dos IBE, junto — a alunos e professores das Escolas de Enfermagem da Grande São Paulo. Dentre os resultados obtidos, salienta-se a comunicação e a observação como os IBE considerados mais importantes e mais empregados na prática, tanto por discentes como docentes. Às autoras discutem ainda sobre aspectos estruturais do desenvolvimento desse conteúdo nas Escolas pesquisadas.
id USP-24_6a45096f72f0607f18d7a176922f08a0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/135966
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULOBasic instrument in nursing: aspects of teaching-apprenticeship processNursing educationNursing practicalLearningEnsino de enfermagemPrática da enfermagemAprendizagemOs Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE) têm sido ensinados durante anos na disciplina Fundamentos de Enfermagem dos Cursos de Graduação em Enfermargem, sem uma análise mais profunda da sua importância e repercussão na prática profissional. Em vista disso, as autoras desenvolveram este estudo, com objetivo de diagnosticar alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem dos IBE, junto — a alunos e professores das Escolas de Enfermagem da Grande São Paulo. Dentre os resultados obtidos, salienta-se a comunicação e a observação como os IBE considerados mais importantes e mais empregados na prática, tanto por discentes como docentes. Às autoras discutem ainda sobre aspectos estruturais do desenvolvimento desse conteúdo nas Escolas pesquisadas.The authors approach how it has been developed the teaching of some instruments considered basic in Nursing practice. This study were realized with students and teachers from Grande São Paulo Nursing Schools.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1988-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13596610.1590/0080-62341988022esp00161Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 22 (1988): Número Especial; 161-188Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Special Number; 161-188Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Numero Especial; 161-1881980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135966/131782http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Aidê FerreiraDiogo, Maria José D'ElbouxSouza, Regina Márcia Cardoso dePérez, Soraya MaculSantos, Vera Lúcia Conceição de GouveiaMaria, Vera Lúcia Regina2017-08-11T17:40:40Zoai:revistas.usp.br:article/135966Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T17:40:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO
Basic instrument in nursing: aspects of teaching-apprenticeship process
title INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO
spellingShingle INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO
Ferraz, Aidê Ferreira
Nursing education
Nursing practical
Learning
Ensino de enfermagem
Prática da enfermagem
Aprendizagem
title_short INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO
title_full INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO
title_fullStr INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO
title_full_unstemmed INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO
title_sort INSTRUMENTOS BÁSICOS: ASPECTOS RELACIONADOS AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENFERMAGEM DA GRANDE SÃO PAULO
author Ferraz, Aidê Ferreira
author_facet Ferraz, Aidê Ferreira
Diogo, Maria José D'Elboux
Souza, Regina Márcia Cardoso de
Pérez, Soraya Macul
Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia
Maria, Vera Lúcia Regina
author_role author
author2 Diogo, Maria José D'Elboux
Souza, Regina Márcia Cardoso de
Pérez, Soraya Macul
Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia
Maria, Vera Lúcia Regina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Aidê Ferreira
Diogo, Maria José D'Elboux
Souza, Regina Márcia Cardoso de
Pérez, Soraya Macul
Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia
Maria, Vera Lúcia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing education
Nursing practical
Learning
Ensino de enfermagem
Prática da enfermagem
Aprendizagem
topic Nursing education
Nursing practical
Learning
Ensino de enfermagem
Prática da enfermagem
Aprendizagem
description Os Instrumentos Básicos de Enfermagem (IBE) têm sido ensinados durante anos na disciplina Fundamentos de Enfermagem dos Cursos de Graduação em Enfermargem, sem uma análise mais profunda da sua importância e repercussão na prática profissional. Em vista disso, as autoras desenvolveram este estudo, com objetivo de diagnosticar alguns aspectos do processo ensino-aprendizagem dos IBE, junto — a alunos e professores das Escolas de Enfermagem da Grande São Paulo. Dentre os resultados obtidos, salienta-se a comunicação e a observação como os IBE considerados mais importantes e mais empregados na prática, tanto por discentes como docentes. Às autoras discutem ainda sobre aspectos estruturais do desenvolvimento desse conteúdo nas Escolas pesquisadas.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135966
10.1590/0080-62341988022esp00161
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135966
identifier_str_mv 10.1590/0080-62341988022esp00161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135966/131782
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 22 (1988): Número Especial; 161-188
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Special Number; 161-188
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 22 (1988): Numero Especial; 161-188
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221741628260352