Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6166 |
Resumo: | Nas últimas décadas o varejo tem passado por diversas transformações. Depois da popularização da Internet e, com o crescimento dos canais virtuais e da consciência ambiental, sentiu-se cada vez mais a necessidade de mudanças no papel do varejo. Essas mudanças vêm impactando diretamente o comportamento de compra dos consumidores e suas preferências de consumo. O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores que determinam a mudança de comportamento do consumidor em relação às suas decisões de compra e, qual o impacto que essas mudanças exercem sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha. O foco da pesquisa está voltado aos diversos perfis de consumidores residentes nas regiões serranas do Rio Grande do Sul. Visando atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa survey quantitativa, onde os principais resultados indicam que a grande maioria dos consumidores respondentes é do sexo feminino, no qual, é um público jovem. De fato, a maioria desses consumidores utiliza-se das lojas online para consultas e pesquisas de produtos, porém, muitos ainda sentem-se inseguros para realizar as compras de maneira virtual. Além disso, a tecnologia e o consumo sustentável influenciam diretamente os consumidores e suas escolhas, transparecendo a mudança de comportamento dos mesmos frente às novas realidades. Ainda, é possível afirmar que os respondentes concordam que o comércio varejista está buscando se adaptar às mudanças tecnológicas. Acredita-se que com os resultados obtidos, será possível contribuir, no cenário acadêmico, para melhor entendimento do comportamento de compra dos consumidores, nesse ambiente de transformação e, com relação ao cenário gerencial, colaborar com o varejo quanto à melhoria dos processos e desenvolvimento dos canais de contato com os consumidores, impactando de forma positiva o relacionamento com o cliente, possibilitando atender suas necessidades e conquistar sua fidelidade (sic). |
id |
UCS_40be3a993c78fbc3a5ac4b517886b35a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6166 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, VanessaBertolini, Ana Cristina FachinelliBiegelmeyer, Uiliam HahnCamargo, Maria Emilia2020-06-08T18:30:19Z2020-06-08T18:30:19Z2019-12-122019https://repositorio.ucs.br/11338/6166Nas últimas décadas o varejo tem passado por diversas transformações. Depois da popularização da Internet e, com o crescimento dos canais virtuais e da consciência ambiental, sentiu-se cada vez mais a necessidade de mudanças no papel do varejo. Essas mudanças vêm impactando diretamente o comportamento de compra dos consumidores e suas preferências de consumo. O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores que determinam a mudança de comportamento do consumidor em relação às suas decisões de compra e, qual o impacto que essas mudanças exercem sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha. O foco da pesquisa está voltado aos diversos perfis de consumidores residentes nas regiões serranas do Rio Grande do Sul. Visando atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa survey quantitativa, onde os principais resultados indicam que a grande maioria dos consumidores respondentes é do sexo feminino, no qual, é um público jovem. De fato, a maioria desses consumidores utiliza-se das lojas online para consultas e pesquisas de produtos, porém, muitos ainda sentem-se inseguros para realizar as compras de maneira virtual. Além disso, a tecnologia e o consumo sustentável influenciam diretamente os consumidores e suas escolhas, transparecendo a mudança de comportamento dos mesmos frente às novas realidades. Ainda, é possível afirmar que os respondentes concordam que o comércio varejista está buscando se adaptar às mudanças tecnológicas. Acredita-se que com os resultados obtidos, será possível contribuir, no cenário acadêmico, para melhor entendimento do comportamento de compra dos consumidores, nesse ambiente de transformação e, com relação ao cenário gerencial, colaborar com o varejo quanto à melhoria dos processos e desenvolvimento dos canais de contato com os consumidores, impactando de forma positiva o relacionamento com o cliente, possibilitando atender suas necessidades e conquistar sua fidelidade (sic).Comportamento do consumidorConsumo (Economia)Comércio varejistaTecnologiaFatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Vanessa Borges.pdfTCC Vanessa Borges.pdfapplication/pdf1154946https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/1/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf554cb10139e3808400438c35026f3e17MD51TEXTTCC Vanessa Borges.pdf.txtTCC Vanessa Borges.pdf.txtExtracted texttext/plain207287https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/2/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf.txt575d9abe95d969ec0daf4e4de33c0222MD52THUMBNAILTCC Vanessa Borges.pdf.jpgTCC Vanessa Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/3/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf.jpg83520c9f62dbfff68de03b300580b850MD5311338/61662020-06-09 06:01:17.632oai:repositorio.ucs.br:11338/6166Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:27.650302Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha |
title |
Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha |
spellingShingle |
Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha Borges, Vanessa Comportamento do consumidor Consumo (Economia) Comércio varejista Tecnologia |
title_short |
Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha |
title_full |
Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha |
title_fullStr |
Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha |
title_full_unstemmed |
Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha |
title_sort |
Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha |
author |
Borges, Vanessa |
author_facet |
Borges, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Bertolini, Ana Cristina Fachinelli Biegelmeyer, Uiliam Hahn |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Vanessa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camargo, Maria Emilia |
contributor_str_mv |
Camargo, Maria Emilia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Consumo (Economia) Comércio varejista Tecnologia |
topic |
Comportamento do consumidor Consumo (Economia) Comércio varejista Tecnologia |
description |
Nas últimas décadas o varejo tem passado por diversas transformações. Depois da popularização da Internet e, com o crescimento dos canais virtuais e da consciência ambiental, sentiu-se cada vez mais a necessidade de mudanças no papel do varejo. Essas mudanças vêm impactando diretamente o comportamento de compra dos consumidores e suas preferências de consumo. O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores que determinam a mudança de comportamento do consumidor em relação às suas decisões de compra e, qual o impacto que essas mudanças exercem sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha. O foco da pesquisa está voltado aos diversos perfis de consumidores residentes nas regiões serranas do Rio Grande do Sul. Visando atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa survey quantitativa, onde os principais resultados indicam que a grande maioria dos consumidores respondentes é do sexo feminino, no qual, é um público jovem. De fato, a maioria desses consumidores utiliza-se das lojas online para consultas e pesquisas de produtos, porém, muitos ainda sentem-se inseguros para realizar as compras de maneira virtual. Além disso, a tecnologia e o consumo sustentável influenciam diretamente os consumidores e suas escolhas, transparecendo a mudança de comportamento dos mesmos frente às novas realidades. Ainda, é possível afirmar que os respondentes concordam que o comércio varejista está buscando se adaptar às mudanças tecnológicas. Acredita-se que com os resultados obtidos, será possível contribuir, no cenário acadêmico, para melhor entendimento do comportamento de compra dos consumidores, nesse ambiente de transformação e, com relação ao cenário gerencial, colaborar com o varejo quanto à melhoria dos processos e desenvolvimento dos canais de contato com os consumidores, impactando de forma positiva o relacionamento com o cliente, possibilitando atender suas necessidades e conquistar sua fidelidade (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-08T18:30:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-08T18:30:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6166 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/1/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/2/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/3/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
554cb10139e3808400438c35026f3e17 575d9abe95d969ec0daf4e4de33c0222 83520c9f62dbfff68de03b300580b850 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258443679596544 |