Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Vanessa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6166
Resumo: Nas últimas décadas o varejo tem passado por diversas transformações. Depois da popularização da Internet e, com o crescimento dos canais virtuais e da consciência ambiental, sentiu-se cada vez mais a necessidade de mudanças no papel do varejo. Essas mudanças vêm impactando diretamente o comportamento de compra dos consumidores e suas preferências de consumo. O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores que determinam a mudança de comportamento do consumidor em relação às suas decisões de compra e, qual o impacto que essas mudanças exercem sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha. O foco da pesquisa está voltado aos diversos perfis de consumidores residentes nas regiões serranas do Rio Grande do Sul. Visando atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa survey quantitativa, onde os principais resultados indicam que a grande maioria dos consumidores respondentes é do sexo feminino, no qual, é um público jovem. De fato, a maioria desses consumidores utiliza-se das lojas online para consultas e pesquisas de produtos, porém, muitos ainda sentem-se inseguros para realizar as compras de maneira virtual. Além disso, a tecnologia e o consumo sustentável influenciam diretamente os consumidores e suas escolhas, transparecendo a mudança de comportamento dos mesmos frente às novas realidades. Ainda, é possível afirmar que os respondentes concordam que o comércio varejista está buscando se adaptar às mudanças tecnológicas. Acredita-se que com os resultados obtidos, será possível contribuir, no cenário acadêmico, para melhor entendimento do comportamento de compra dos consumidores, nesse ambiente de transformação e, com relação ao cenário gerencial, colaborar com o varejo quanto à melhoria dos processos e desenvolvimento dos canais de contato com os consumidores, impactando de forma positiva o relacionamento com o cliente, possibilitando atender suas necessidades e conquistar sua fidelidade (sic).
id UCS_40be3a993c78fbc3a5ac4b517886b35a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6166
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Borges, VanessaBertolini, Ana Cristina FachinelliBiegelmeyer, Uiliam HahnCamargo, Maria Emilia2020-06-08T18:30:19Z2020-06-08T18:30:19Z2019-12-122019https://repositorio.ucs.br/11338/6166Nas últimas décadas o varejo tem passado por diversas transformações. Depois da popularização da Internet e, com o crescimento dos canais virtuais e da consciência ambiental, sentiu-se cada vez mais a necessidade de mudanças no papel do varejo. Essas mudanças vêm impactando diretamente o comportamento de compra dos consumidores e suas preferências de consumo. O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores que determinam a mudança de comportamento do consumidor em relação às suas decisões de compra e, qual o impacto que essas mudanças exercem sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha. O foco da pesquisa está voltado aos diversos perfis de consumidores residentes nas regiões serranas do Rio Grande do Sul. Visando atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa survey quantitativa, onde os principais resultados indicam que a grande maioria dos consumidores respondentes é do sexo feminino, no qual, é um público jovem. De fato, a maioria desses consumidores utiliza-se das lojas online para consultas e pesquisas de produtos, porém, muitos ainda sentem-se inseguros para realizar as compras de maneira virtual. Além disso, a tecnologia e o consumo sustentável influenciam diretamente os consumidores e suas escolhas, transparecendo a mudança de comportamento dos mesmos frente às novas realidades. Ainda, é possível afirmar que os respondentes concordam que o comércio varejista está buscando se adaptar às mudanças tecnológicas. Acredita-se que com os resultados obtidos, será possível contribuir, no cenário acadêmico, para melhor entendimento do comportamento de compra dos consumidores, nesse ambiente de transformação e, com relação ao cenário gerencial, colaborar com o varejo quanto à melhoria dos processos e desenvolvimento dos canais de contato com os consumidores, impactando de forma positiva o relacionamento com o cliente, possibilitando atender suas necessidades e conquistar sua fidelidade (sic).Comportamento do consumidorConsumo (Economia)Comércio varejistaTecnologiaFatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Vanessa Borges.pdfTCC Vanessa Borges.pdfapplication/pdf1154946https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/1/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf554cb10139e3808400438c35026f3e17MD51TEXTTCC Vanessa Borges.pdf.txtTCC Vanessa Borges.pdf.txtExtracted texttext/plain207287https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/2/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf.txt575d9abe95d969ec0daf4e4de33c0222MD52THUMBNAILTCC Vanessa Borges.pdf.jpgTCC Vanessa Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/3/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf.jpg83520c9f62dbfff68de03b300580b850MD5311338/61662020-06-09 06:01:17.632oai:repositorio.ucs.br:11338/6166Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:27.650302Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha
title Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha
spellingShingle Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha
Borges, Vanessa
Comportamento do consumidor
Consumo (Economia)
Comércio varejista
Tecnologia
title_short Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha
title_full Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha
title_fullStr Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha
title_full_unstemmed Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha
title_sort Fatores determinantes para a mudança de comportamento do consumidor em relação às decisões de compra e o impacto exercido sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha
author Borges, Vanessa
author_facet Borges, Vanessa
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Bertolini, Ana Cristina Fachinelli
Biegelmeyer, Uiliam Hahn
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Vanessa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Maria Emilia
contributor_str_mv Camargo, Maria Emilia
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Consumo (Economia)
Comércio varejista
Tecnologia
topic Comportamento do consumidor
Consumo (Economia)
Comércio varejista
Tecnologia
description Nas últimas décadas o varejo tem passado por diversas transformações. Depois da popularização da Internet e, com o crescimento dos canais virtuais e da consciência ambiental, sentiu-se cada vez mais a necessidade de mudanças no papel do varejo. Essas mudanças vêm impactando diretamente o comportamento de compra dos consumidores e suas preferências de consumo. O presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores que determinam a mudança de comportamento do consumidor em relação às suas decisões de compra e, qual o impacto que essas mudanças exercem sob o comércio varejista da região da Serra Gaúcha. O foco da pesquisa está voltado aos diversos perfis de consumidores residentes nas regiões serranas do Rio Grande do Sul. Visando atingir o objetivo, realizou-se uma pesquisa survey quantitativa, onde os principais resultados indicam que a grande maioria dos consumidores respondentes é do sexo feminino, no qual, é um público jovem. De fato, a maioria desses consumidores utiliza-se das lojas online para consultas e pesquisas de produtos, porém, muitos ainda sentem-se inseguros para realizar as compras de maneira virtual. Além disso, a tecnologia e o consumo sustentável influenciam diretamente os consumidores e suas escolhas, transparecendo a mudança de comportamento dos mesmos frente às novas realidades. Ainda, é possível afirmar que os respondentes concordam que o comércio varejista está buscando se adaptar às mudanças tecnológicas. Acredita-se que com os resultados obtidos, será possível contribuir, no cenário acadêmico, para melhor entendimento do comportamento de compra dos consumidores, nesse ambiente de transformação e, com relação ao cenário gerencial, colaborar com o varejo quanto à melhoria dos processos e desenvolvimento dos canais de contato com os consumidores, impactando de forma positiva o relacionamento com o cliente, possibilitando atender suas necessidades e conquistar sua fidelidade (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-08T18:30:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-08T18:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6166
url https://repositorio.ucs.br/11338/6166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/1/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/2/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6166/3/TCC%20Vanessa%20Borges.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 554cb10139e3808400438c35026f3e17
575d9abe95d969ec0daf4e4de33c0222
83520c9f62dbfff68de03b300580b850
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258443679596544