O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/39576 |
Resumo: | Orientadora : Juliana Medeiros |
id |
UFPR_5082114a389cd63496e3cfb7d8cf9769 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/39576 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Anderi, Laura de Azevedo MarquesMedeiros, JulianaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial2021-04-26T18:55:25Z2021-04-26T18:55:25Z2014https://hdl.handle.net/1884/39576Orientadora : Juliana MedeirosArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing EmpresarialInclui referênciasResumo : As estratégias que envolvem o uso do Marketing Sensorial analisam e estimulam os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) no ambiente de varejo, criando sensações e experiências únicas para o consumidor no momento da compra. Neste artigo, compreenderemos como o uso do Marketing Sensorial pode influenciar no processo de decisão de compra dos consumidores, tendo como objetivo de pesquisa, verificar qual é o seu impacto na decisão de compra do consumidor da Loja FARM localizada no Shopping Pátio Batel em Curitiba. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, com método survey, com uma amostra de 65 indivíduos. Os resultados mostraram que as consumidoras priorizam a qualidade e o design dos produtos no momento da compra, seguindo de status, facilidade na forma de pagamento e por fim, o uso do Marketing Sensorial. Portanto, conclui-se que embora as consumidoras priorizem outros fatores no momento da compra, o Marketing Sensorial é percebido e valorizado por elas no ambiente de varejo, podendo assim, agregar valor a atributos da marca e do produto. Além disso, os tópicos abordados no trabalho, como a relação entre o processo decisório de compra, comportamento do consumidor e os aspectos sensoriais utilizados no varejo, contribuirão para o sucesso das estratégias de venda da marca.1 arquivo (21 p.) : grafs., tabs.application/pdfMarketingComércio varejistaComportamento do consumidorO impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LAURA DE AZEVEDO MARQUES ANDERI.pdfapplication/pdf341055https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/1/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdfdf06d50b27bcbf87eb01c2b6e09c1832MD51open accessTEXTR - E - LAURA DE AZEVEDO MARQUES ANDERI.pdf.txtExtracted Texttext/plain50632https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/2/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdf.txtda585ed9d6167ea7e2a47d252867ae80MD52open accessTHUMBNAILR - E - LAURA DE AZEVEDO MARQUES ANDERI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/3/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdf.jpg65e2f8df70fa892837962c66d97ab009MD53open access1884/395762021-04-26 15:55:25.979open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39576Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-26T18:55:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo |
title |
O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo |
spellingShingle |
O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo Anderi, Laura de Azevedo Marques Marketing Comércio varejista Comportamento do consumidor |
title_short |
O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo |
title_full |
O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo |
title_fullStr |
O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo |
title_full_unstemmed |
O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo |
title_sort |
O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo |
author |
Anderi, Laura de Azevedo Marques |
author_facet |
Anderi, Laura de Azevedo Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Medeiros, Juliana Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anderi, Laura de Azevedo Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Comércio varejista Comportamento do consumidor |
topic |
Marketing Comércio varejista Comportamento do consumidor |
description |
Orientadora : Juliana Medeiros |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-26T18:55:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-26T18:55:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/39576 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/39576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (21 p.) : grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/1/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/2/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/3/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df06d50b27bcbf87eb01c2b6e09c1832 da585ed9d6167ea7e2a47d252867ae80 65e2f8df70fa892837962c66d97ab009 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898844977496064 |