O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anderi, Laura de Azevedo Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/39576
Resumo: Orientadora : Juliana Medeiros
id UFPR_5082114a389cd63496e3cfb7d8cf9769
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/39576
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Anderi, Laura de Azevedo MarquesMedeiros, JulianaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial2021-04-26T18:55:25Z2021-04-26T18:55:25Z2014https://hdl.handle.net/1884/39576Orientadora : Juliana MedeirosArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing EmpresarialInclui referênciasResumo : As estratégias que envolvem o uso do Marketing Sensorial analisam e estimulam os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) no ambiente de varejo, criando sensações e experiências únicas para o consumidor no momento da compra. Neste artigo, compreenderemos como o uso do Marketing Sensorial pode influenciar no processo de decisão de compra dos consumidores, tendo como objetivo de pesquisa, verificar qual é o seu impacto na decisão de compra do consumidor da Loja FARM localizada no Shopping Pátio Batel em Curitiba. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, com método survey, com uma amostra de 65 indivíduos. Os resultados mostraram que as consumidoras priorizam a qualidade e o design dos produtos no momento da compra, seguindo de status, facilidade na forma de pagamento e por fim, o uso do Marketing Sensorial. Portanto, conclui-se que embora as consumidoras priorizem outros fatores no momento da compra, o Marketing Sensorial é percebido e valorizado por elas no ambiente de varejo, podendo assim, agregar valor a atributos da marca e do produto. Além disso, os tópicos abordados no trabalho, como a relação entre o processo decisório de compra, comportamento do consumidor e os aspectos sensoriais utilizados no varejo, contribuirão para o sucesso das estratégias de venda da marca.1 arquivo (21 p.) : grafs., tabs.application/pdfMarketingComércio varejistaComportamento do consumidorO impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LAURA DE AZEVEDO MARQUES ANDERI.pdfapplication/pdf341055https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/1/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdfdf06d50b27bcbf87eb01c2b6e09c1832MD51open accessTEXTR - E - LAURA DE AZEVEDO MARQUES ANDERI.pdf.txtExtracted Texttext/plain50632https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/2/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdf.txtda585ed9d6167ea7e2a47d252867ae80MD52open accessTHUMBNAILR - E - LAURA DE AZEVEDO MARQUES ANDERI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/3/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdf.jpg65e2f8df70fa892837962c66d97ab009MD53open access1884/395762021-04-26 15:55:25.979open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39576Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-26T18:55:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo
title O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo
spellingShingle O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo
Anderi, Laura de Azevedo Marques
Marketing
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
title_short O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo
title_full O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo
title_fullStr O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo
title_full_unstemmed O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo
title_sort O impacto do uso do Marketing Sensorial na decisão de compra no varejo
author Anderi, Laura de Azevedo Marques
author_facet Anderi, Laura de Azevedo Marques
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Medeiros, Juliana
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial
dc.contributor.author.fl_str_mv Anderi, Laura de Azevedo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
topic Marketing
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
description Orientadora : Juliana Medeiros
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-26T18:55:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-26T18:55:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/39576
url https://hdl.handle.net/1884/39576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (21 p.) : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/1/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/2/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39576/3/R%20-%20E%20-%20LAURA%20DE%20AZEVEDO%20MARQUES%20ANDERI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df06d50b27bcbf87eb01c2b6e09c1832
da585ed9d6167ea7e2a47d252867ae80
65e2f8df70fa892837962c66d97ab009
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860723715866624