Projeto preliminar de um sistema de tração 4x4 aplicado a um veículo baja SAE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10895 |
Resumo: | O presente estudo tem como principal intuito o desenvolvimento de um projeto preliminar no âmbito teórico e numérico de um sistema mecânico de tração 4x4 para aplicação em um veículo BAJA SAE. Elencou-se como referência o veículo da equipe TOBAJA da Universidade de Caxias do Sul que atualmente conta com uma configuração de tração 4x2. Além da implementação do sistema 4x4 ser uma possível obrigatoriedade em competições futuras, justificou-se segundo trabalhos correlatos o aprimoramento da mobilidade de veículos sob condições de terrenos adversos onde sobretudo há perdas de tração. Por intermédio de uma matriz decisória pode-se elencar o tipo de sistema mais propício para a atual realidade da equipe. Evidenciando um comparativo entre os sistemas 4x2 e 4x4 desenvolveu-se através de um software de programação um algoritmo a fim assessorar os cálculos da dinâmica longitudinal do veículo, sendo essencialmente representada pela 2ª Lei de Newton. O algoritmo por sua vez contribuiu também na obtenção da configuração ideal de relação de engrenamento da caixa de transmissão. Sucessivamente com fundamento nas normas da AGMA executaram-se os cálculos de pré-dimensionamento dos principais elementos do conjunto de powertrain. Em suma os componentes preliminarmente concebidos apresentaram requisitos adequados de funcionalidade perante um período anual de testes e competições estipulados. Com relação ao sistema 4x4 evidenciaram-se perspectivas negativas no contexto onde o veículo opera sob condições homogêneas de pista. Nada obstante pode-se constatar uma performance superior do sistema implementado sob circunstâncias de solo constituído por diferentes coeficientes de atrito. [resumo fornecido pelo autor] |
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Erlo, Bruno SartorColombo, Adelair LinoNascimento, Vagner doGrison, Vagner2022-08-27T18:37:19Z2022-08-27T18:37:19Z2021-12-132021-11-25https://repositorio.ucs.br/11338/10895O presente estudo tem como principal intuito o desenvolvimento de um projeto preliminar no âmbito teórico e numérico de um sistema mecânico de tração 4x4 para aplicação em um veículo BAJA SAE. Elencou-se como referência o veículo da equipe TOBAJA da Universidade de Caxias do Sul que atualmente conta com uma configuração de tração 4x2. Além da implementação do sistema 4x4 ser uma possível obrigatoriedade em competições futuras, justificou-se segundo trabalhos correlatos o aprimoramento da mobilidade de veículos sob condições de terrenos adversos onde sobretudo há perdas de tração. Por intermédio de uma matriz decisória pode-se elencar o tipo de sistema mais propício para a atual realidade da equipe. Evidenciando um comparativo entre os sistemas 4x2 e 4x4 desenvolveu-se através de um software de programação um algoritmo a fim assessorar os cálculos da dinâmica longitudinal do veículo, sendo essencialmente representada pela 2ª Lei de Newton. O algoritmo por sua vez contribuiu também na obtenção da configuração ideal de relação de engrenamento da caixa de transmissão. Sucessivamente com fundamento nas normas da AGMA executaram-se os cálculos de pré-dimensionamento dos principais elementos do conjunto de powertrain. Em suma os componentes preliminarmente concebidos apresentaram requisitos adequados de funcionalidade perante um período anual de testes e competições estipulados. Com relação ao sistema 4x4 evidenciaram-se perspectivas negativas no contexto onde o veículo opera sob condições homogêneas de pista. Nada obstante pode-se constatar uma performance superior do sistema implementado sob circunstâncias de solo constituído por diferentes coeficientes de atrito. [resumo fornecido pelo autor]The main purpose of this study is the development of a preliminary project in the theoretical and numerical scope of a mechanical 4x4 traction system for application in a BAJA SAE vehicle. The vehicle of the TOBAJA team from the University of Caxias do Sul was listed as a reference, which currently has a 4x2 traction configuration. In addition to the implementation of the 4x4 system being a possible obligation in future competitions, according to related works, the improvement of vehicle mobility under adverse terrain conditions was justified, especially where there are traction losses. Through a decision matrix, it is possible to list the type of system most suitable for the current reality of the team. Evidencing a comparison between the 4x2 and 4x4 systems, an algorithm was developed through a programming software in order to advise the calculations of the vehicle's longitudinal dynamics, being essentially represented by Newton's 2nd Law. The algorithm, in turn, also contributed to obtaining the ideal configuration of gearing of the transmission box. Subsequently, based on AGMA standards, pre-dimensioning calculations were performed for the main elements of the powertrain assembly. In short, the preliminarily designed components had adequate functionality requirements before a stipulated annual testing and competition period. Regarding the 4x4 system, negative perspectives were evidenced in the context where the vehicle operates under homogeneous road conditions. Nevertheless, it is possible to verify a superior performance of the implemented system under soil circumstances constituted by different friction coefficients. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia mecânicaMotoresVeículos a motorProjeto preliminar de um sistema de tração 4x4 aplicado a um veículo baja SAEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-11ORIGINALTCC Bruno Sartor Erlo.pdfTCC Bruno Sartor Erlo.pdfapplication/pdf4358462https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10895/1/TCC%20Bruno%20Sartor%20Erlo.pdf7a291238bdad85cdc70fa95266444281MD51TEXTTCC Bruno Sartor Erlo.pdf.txtTCC Bruno Sartor Erlo.pdf.txtExtracted texttext/plain182474https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10895/2/TCC%20Bruno%20Sartor%20Erlo.pdf.txt4873268c91f16d6cbdb56405a67edd06MD52THUMBNAILTCC Bruno Sartor Erlo.pdf.jpgTCC Bruno Sartor Erlo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10895/3/TCC%20Bruno%20Sartor%20Erlo.pdf.jpgd69ad438a06cafead2fa344b3bf8c0d1MD5311338/108952022-10-18 18:46:07.236oai:repositorio.ucs.br:11338/10895Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:36.271787Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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