O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Tainara
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6771
Resumo: O principal objetivo da presente monografia de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é investigar, conhecer e pesquisar sobre a relação da família nas aprendizagens de crianças em idade pré-escolar com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica. Segundo a temática foi escolhida, tendo em vista que, atualmente, observa-se um crescimento das discussões sobre o Transtorno do Espectro Autista. Deste modo, a monografia abordará um breve histórico dos primeiros estudos do TEA, pontuando alguns teóricos, como Brito (2015), Cunha (2016), Silva (2012), Montoan (2015), Vasconcelos (2019), e suas ideias, levando a conhecer alguns dos seus sintomas desse transtorno. Também se destacarão as principais características da criança com TEA na educação infantil e as potencialidades das experiências nessa etapa da Educação Básica a partir das contribuições da família. Conclui-se que família é um dos pilares para o processo de aprendizagem de crianças com TEA. Quando a família é apoiada por equipe multidisciplinar, na qual o pedagogo participa, esse mesmo processo de aprendizagem de crianças com TEA é potencializado [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_45a01ced722d3beb4643aab78502ecaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6771
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Schmitz, TainaraValentini, Carla BeatrisAgliardi, Delcio AntônioWelter, Cristiane Backes2021-01-19T18:08:50Z2021-01-19T18:08:50Z2020-12-292020-12-28https://repositorio.ucs.br/11338/6771O principal objetivo da presente monografia de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é investigar, conhecer e pesquisar sobre a relação da família nas aprendizagens de crianças em idade pré-escolar com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica. Segundo a temática foi escolhida, tendo em vista que, atualmente, observa-se um crescimento das discussões sobre o Transtorno do Espectro Autista. Deste modo, a monografia abordará um breve histórico dos primeiros estudos do TEA, pontuando alguns teóricos, como Brito (2015), Cunha (2016), Silva (2012), Montoan (2015), Vasconcelos (2019), e suas ideias, levando a conhecer alguns dos seus sintomas desse transtorno. Também se destacarão as principais características da criança com TEA na educação infantil e as potencialidades das experiências nessa etapa da Educação Básica a partir das contribuições da família. Conclui-se que família é um dos pilares para o processo de aprendizagem de crianças com TEA. Quando a família é apoiada por equipe multidisciplinar, na qual o pedagogo participa, esse mesmo processo de aprendizagem de crianças com TEA é potencializado [resumo fornecido pelo autor].The main objective of this monograph for the conclusion of the Pedagogy Degree Course at the University of Caxias do Sul (UCS) is to investigate, know and research about the relationship of the family in the learning of children of preschool age with the diagnosis of Spectrum Disorder Autistic (TEA). To this end, we adopted bibliographic research. According to the theme, it was chosen, considering that, currently, there is an increase in discussions about Autistic Spectrum Disorder. In this way, the monograph will address a brief history of the first TEA studies, punctuating some theorists, such as Brito (2015), Cunha (2016), Silva (2012), Montoan (2015), Vasconcelos (2019), and his ideas, taking to know some of your symptoms of this disorder. The main characteristics of the child with ASD in early childhood education and the potential of the experiences in this stage of Basic Education will also be highlighted from the contributions of the family. It is concluded that family is one of the pillars for the learning process of children with ASD. When the family is supported by a multidisciplinary team, in which the pedagogue participates, this same learning process of children with ASD is enhanced [resumo fornecido pelo autor].Transtornos do espectro autistaEducação pré-escolarEducação de criançasAutismo em criançasO Transtorno do Espectro Autista na pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-28ORIGINALTCC Tainara Schmitz.pdfTCC Tainara Schmitz.pdfapplication/pdf507914https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6771/1/TCC%20Tainara%20Schmitz.pdfacd351ec85f7bdff41b879a6a8b076f3MD51TEXTTCC Tainara Schmitz.pdf.txtTCC Tainara Schmitz.pdf.txtExtracted texttext/plain73490https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6771/2/TCC%20Tainara%20Schmitz.pdf.txt9126365178a2cc121408eda2e616cd34MD52THUMBNAILTCC Tainara Schmitz.pdf.jpgTCC Tainara Schmitz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6771/3/TCC%20Tainara%20Schmitz.pdf.jpgcb78d9be0b526cdd99fc8d9204856455MD5311338/67712023-04-14 13:11:24.264oai:repositorio.ucs.br:11338/6771Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:13.515299Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
title O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
spellingShingle O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
Schmitz, Tainara
Transtornos do espectro autista
Educação pré-escolar
Educação de crianças
Autismo em crianças
title_short O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
title_full O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
title_fullStr O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
title_full_unstemmed O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
title_sort O Transtorno do Espectro Autista na pré-escola
author Schmitz, Tainara
author_facet Schmitz, Tainara
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
Agliardi, Delcio Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Tainara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
contributor_str_mv Welter, Cristiane Backes
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos do espectro autista
Educação pré-escolar
Educação de crianças
Autismo em crianças
topic Transtornos do espectro autista
Educação pré-escolar
Educação de crianças
Autismo em crianças
description O principal objetivo da presente monografia de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é investigar, conhecer e pesquisar sobre a relação da família nas aprendizagens de crianças em idade pré-escolar com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica. Segundo a temática foi escolhida, tendo em vista que, atualmente, observa-se um crescimento das discussões sobre o Transtorno do Espectro Autista. Deste modo, a monografia abordará um breve histórico dos primeiros estudos do TEA, pontuando alguns teóricos, como Brito (2015), Cunha (2016), Silva (2012), Montoan (2015), Vasconcelos (2019), e suas ideias, levando a conhecer alguns dos seus sintomas desse transtorno. Também se destacarão as principais características da criança com TEA na educação infantil e as potencialidades das experiências nessa etapa da Educação Básica a partir das contribuições da família. Conclui-se que família é um dos pilares para o processo de aprendizagem de crianças com TEA. Quando a família é apoiada por equipe multidisciplinar, na qual o pedagogo participa, esse mesmo processo de aprendizagem de crianças com TEA é potencializado [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T18:08:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T18:08:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6771
url https://repositorio.ucs.br/11338/6771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6771/1/TCC%20Tainara%20Schmitz.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6771/2/TCC%20Tainara%20Schmitz.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6771/3/TCC%20Tainara%20Schmitz.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv acd351ec85f7bdff41b879a6a8b076f3
9126365178a2cc121408eda2e616cd34
cb78d9be0b526cdd99fc8d9204856455
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258413001408512