Adaptação ao diagnóstico e expectativa familiar sobre autonomia de filhos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniel, Thais Carolina Albach
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80801
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Minetto
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spelling Franco, Vitor, 1959-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMinetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963-Carniel, Thais Carolina Albach2023-01-30T17:56:38Z2023-01-30T17:56:38Z2022https://hdl.handle.net/1884/80801Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima MinettoCoorientador: Prof. Dr. Vitor FrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/06/2022Inclui referênciasResumo: A pessoa com deficiência esteve por muito tempo sob um olhar reducionista, determinista e simplista, com foco apenas no diagnóstico. As crenças da família acerca da criança com deficiência podem funcionar tanto como um aspecto de proteção quanto de vulnerabilidade, se fazendo necessária a pesquisa neste campo de conhecimento para a promoção progressiva da autonomia das pessoas com deficiência. Este estudo tem como objetivo geral relacionar a adaptação de pais e mães ao diagnóstico dos filhos com Deficiência Intelectual ou Transtorno do Espectro Autista com a expectativa sobre a autonomia dos filhos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, comparativa de caráter qualitativo e transversal. Os participantes são 352 pais, mães ou responsáveis de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual ou Transtorno do Espectro Autista que já estavam cadastrados no banco de dados do Laboratório LAPEEDH (Laboratório de Pesquisa em Educação sobre o Desenvolvimento Humano) da Universidade Federal do Paraná ou que façam parte da APAE - PR. Os formulários foram respondidos e formados através de uma plataforma gratuita de aplicação de questionários "google forms". Foram utilizados dois questionários e uma escala, sendo eles: 1 – Questionário sociodemográfico; 2 - EPAD- Escala Parental de Adaptação à Deficiência; 3- Questionário de expectativas sobre a autonomia. Os resultados demonstram uma boa adaptação dos pais e mães ao diagnóstico dos filhos e uma boa perspectiva expectativa dos pais em relação a futura autonomia dos filhos. Pode-se afirmar, ainda, que quanto maior autonomia maior a expectativa da autonomia, porém não foram encontradas correlações entre a expectativa de autonomia e a dimensão Desenvolvimento da escala EPAD.Abstract: The person with a disability was for a long time under a reductionist, deterministic and simplistic look, focusing only on diagnosis. The family's beliefs about the child with a disability can function both as an aspect of protection and vulnerability, making research in this field of knowledge necessary for the progressive promotion of the autonomy of people with disabilities. This study has as general objective to relate the adaptation of fathers and mothers to the diagnosis of children with Intellectual Disabilities or Autism Spectrum Disorder with the expectation of the children's autonomy. This is a descriptive, comparative, qualitative and transversal research. Participants are 352 fathers, mothers or guardians of children diagnosed with intellectual disability or Autism Spectrum Disorder who were already registered in the database of the LAPEEDH Laboratory (Laboratory for Research in Education on Human Development) at the Federal University of Paraná or who are part of APAE - PR. The forms were answered and formed through a free platform for the application of questionnaires "google forms". Two questionnaires and a scale were used, namely: 1 - Sociodemographic questionnaire; 2 - EPAD- Parental Disability Adaptation Scale; 3 - Questionnaire of expectancy about autonomy. The results demonstrate a good adaptation of fathers and mothers to the diagnosis of their children and a good perspective on the expectations of parents regarding the future autonomy of their children. It can also be said that the greater the autonomy, the greater the expectation of autonomy, but no correlations were found between the expectation of autonomy and the Development dimension of the EPAD scale.1 recurso online : PDF.application/pdfAutismoCrianças autistas - EducaçãoTranstornos do espectro autista em criançasEducaçãoAdaptação ao diagnóstico e expectativa familiar sobre autonomia de filhos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THAIS CAROLINA ALBACH CARNIEL.pdfapplication/pdf1377298https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80801/1/R%20-%20D%20-%20THAIS%20CAROLINA%20ALBACH%20CARNIEL.pdfbaca4208394c5b8505905b3b00ee9fe5MD51open access1884/808012023-01-30 14:56:38.325open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80801Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-30T17:56:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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