Trilha sonora de jogos eletrônicos: um estudo com compositores brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9027 |
Resumo: | As trilhas sonoras de jogos eletrônicos eram inicialmente criadas pelos próprios programadores e eram constituídas de simples ruídos. Com o avanço da tecnologia, essas trilhas tornaram-se megaproduções compostas por músicos profissionais que se dedicam a trabalhar com trilhas sonoras específicas. Esta pesquisa versa sobre o processo composicional de trilhas sonoras para games e as possíveis distinções em comparação com outros tipos de composição. O objetivo geral deste estudo é investigar as possíveis diferenças no ofício da composição de trilhas sonoras de games em comparação com outros tipos de composição. Os objetivos específicos incluem explorar o panorama histórico dos jogos eletrônicos, analisar o histórico e a importância das trilhas sonoras de games e averiguar aspectos da criação sonora de compositores brasileiros em trilhas de jogos digitais. Sendo uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, foram utilizados como ferramentas metodológicas, uma revisão bibliográfica e um questionário semiaberto. As perguntas do questionário, feitas para compositores que trabalharam/trabalham na área de composição musical para games, buscaram compreender quais eram as influências, diferenças e desafios no processo composicional de trilhas sonoras para jogos eletrônicos. A partir deste trabalho, verificou-se que existem sim diferenças nos processos composicionais, apesar de às vezes não serem tão grandes. Também foi constatado que essas diferenças se dão pelo fato de que a maior parte das trilhas sonoras presentes nos jogos digitais possuem áudio dinâmico, tipo de áudio o qual se adapta às ações do jogador e/ou as situações do jogo. Esta pesquisa pode contribuir na área de composição musical para games auxiliando na compreensão do processo composicional de música para jogos eletrônicos e para outros tipos de mídia a partir do relato de compositores brasileiros. [resumo fornecido pelo autor] |
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Ramos, Jean CarlosFerronato, CristianeFaraco, Felipe BergerRocha, Alexandre Fritzen daRocha, Alexandre Fritzen da2021-11-10T18:43:24Z2021-11-10T18:43:24Z2021-05-222020-12-15https://repositorio.ucs.br/11338/9027As trilhas sonoras de jogos eletrônicos eram inicialmente criadas pelos próprios programadores e eram constituídas de simples ruídos. Com o avanço da tecnologia, essas trilhas tornaram-se megaproduções compostas por músicos profissionais que se dedicam a trabalhar com trilhas sonoras específicas. Esta pesquisa versa sobre o processo composicional de trilhas sonoras para games e as possíveis distinções em comparação com outros tipos de composição. O objetivo geral deste estudo é investigar as possíveis diferenças no ofício da composição de trilhas sonoras de games em comparação com outros tipos de composição. Os objetivos específicos incluem explorar o panorama histórico dos jogos eletrônicos, analisar o histórico e a importância das trilhas sonoras de games e averiguar aspectos da criação sonora de compositores brasileiros em trilhas de jogos digitais. Sendo uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, foram utilizados como ferramentas metodológicas, uma revisão bibliográfica e um questionário semiaberto. As perguntas do questionário, feitas para compositores que trabalharam/trabalham na área de composição musical para games, buscaram compreender quais eram as influências, diferenças e desafios no processo composicional de trilhas sonoras para jogos eletrônicos. A partir deste trabalho, verificou-se que existem sim diferenças nos processos composicionais, apesar de às vezes não serem tão grandes. Também foi constatado que essas diferenças se dão pelo fato de que a maior parte das trilhas sonoras presentes nos jogos digitais possuem áudio dinâmico, tipo de áudio o qual se adapta às ações do jogador e/ou as situações do jogo. Esta pesquisa pode contribuir na área de composição musical para games auxiliando na compreensão do processo composicional de música para jogos eletrônicos e para outros tipos de mídia a partir do relato de compositores brasileiros. [resumo fornecido pelo autor]The electronic game soundtracks were initially created by the programmers themselves and were constituted of simple noises. With the advance of technology, those tracks became mega productions composed by professional musicians who dedicate themselves to work with specific soundtracks. This research dissertates about the compositional process of game soundtracks and the possible distinctions in comparison to other types of composition. The general objective of this study is to investigate the possible differences in the craft of game soundtracks composition in comparison to other types of composition. The specific objectives include exploring the historical overview of electronic games, analyzing the history and importance of game soundtracks and ascertaining aspects of the sound creation of Brazilian composers in digital game tracks. Being an exploratory research of qualitative approach, were used as methodological mechanisms, a bibliographical review and a semi-open questionnaire. The survey questions, made for composers who work/worked on the field of music composition for games, sought to understand which were the influences, differences and challenges on the process of composing electronic game soundtracks. From this research, it was found that there are differences in the compositional processes, although sometimes not that big. It was also verified that those differences are due to the fact that the largest part of the soundtracks used on digital games have dynamic audio, audio type that adapts itself to the player's actions and/or game situations. This research can contribute on the area of musical composition for games, assisting the comprehension about the compositional process of music for electronic games and other types of media based on the report of Brazilian composers. [resumo fornecido pelo autor]MúsicaJogos eletrônicosRecursos audiovisuaisTrilha sonora de jogos eletrônicos: um estudo com compositores brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus 82021-05-21ORIGINALTCC Jean Carlos Ramos.pdfTCC Jean Carlos Ramos.pdfapplication/pdf1490901https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9027/1/TCC%20Jean%20Carlos%20Ramos.pdf0402f06ae893592c773f3abf4c312722MD51TEXTTCC Jean Carlos Ramos.pdf.txtTCC Jean Carlos Ramos.pdf.txtExtracted texttext/plain137435https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9027/2/TCC%20Jean%20Carlos%20Ramos.pdf.txtab8aed315d16efdfb0eacf001d3e15c2MD52THUMBNAILTCC Jean Carlos Ramos.pdf.jpgTCC Jean Carlos Ramos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9027/3/TCC%20Jean%20Carlos%20Ramos.pdf.jpgf83d8619bfcf5001d9e1f0611e012074MD5311338/90272022-10-18 18:00:54.624oai:repositorio.ucs.br:11338/9027Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:09.658621Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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