O fenômeno big data e a área de relações públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Taís
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10004
Resumo: Quando se pensa em tecnologia é possível notar como o jeito de se comunicar mudou. Diversas áreas se adaptam em diferentes cenários na medida que os anos passam. A utilização de dados e métricas passou a ser fundamental para alcançar os objetivos das organizações. O fenômeno Big Data é característico dos tempos atuais em termos de fluxos e aceleração dos dados no universo digital. Porém, mesmo sendo um fator de alto impacto na gestão de informações, ainda carece de mais estudos na área de Relações Públicas. Com isso, o objetivo deste trabalho é examinar como o uso de grandes volumes de dados pode contribuir para a atividade de Relações Públicas sob a perspectiva do caso Target. A metodologia aplicada é qualitativa, exploratória e foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas com especialistas nos temas e referenciais teóricos atualizados. Os respondentes deste trabalho contribuíram para a comprovação de que a ferramenta de Big Data pode sim ajudar a área de comunicação através de dados extraídos para que o profissional de Relações Públicas realize ações estratégicas mais assertivas, otimize tempo e agregue valor nas tomadas de decisões de uma organização. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_489bd7afd0781664bbd070ab58fdc3fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10004
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Salvador, TaísRoveda, VanessaZanotto, Mayara PiresFachinelli, Ana Cristina2022-05-13T11:36:25Z2022-05-13T11:36:25Z2020-12-172020-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/10004Quando se pensa em tecnologia é possível notar como o jeito de se comunicar mudou. Diversas áreas se adaptam em diferentes cenários na medida que os anos passam. A utilização de dados e métricas passou a ser fundamental para alcançar os objetivos das organizações. O fenômeno Big Data é característico dos tempos atuais em termos de fluxos e aceleração dos dados no universo digital. Porém, mesmo sendo um fator de alto impacto na gestão de informações, ainda carece de mais estudos na área de Relações Públicas. Com isso, o objetivo deste trabalho é examinar como o uso de grandes volumes de dados pode contribuir para a atividade de Relações Públicas sob a perspectiva do caso Target. A metodologia aplicada é qualitativa, exploratória e foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas com especialistas nos temas e referenciais teóricos atualizados. Os respondentes deste trabalho contribuíram para a comprovação de que a ferramenta de Big Data pode sim ajudar a área de comunicação através de dados extraídos para que o profissional de Relações Públicas realize ações estratégicas mais assertivas, otimize tempo e agregue valor nas tomadas de decisões de uma organização. [resumo fornecido pelo autor]Relações públicasBig dataProteção de dadosBrasil. Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018O fenômeno big data e a área de relações públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulRelações PúblicasCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Tais Salvador.pdfTCC Tais Salvador.pdfapplication/pdf2089747https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/1/TCC%20Tais%20Salvador.pdf950187ea55db41d38ce1d7d9ba0d833eMD51TEXTTCC Tais Salvador.pdf.txtTCC Tais Salvador.pdf.txtExtracted texttext/plain119986https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/2/TCC%20Tais%20Salvador.pdf.txt07fce54534a0491da6abd657fa288bcbMD52THUMBNAILTCC Tais Salvador.pdf.jpgTCC Tais Salvador.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/3/TCC%20Tais%20Salvador.pdf.jpg0a122da5b8ded67fec7dc3dc39b95b4dMD5311338/100042023-06-24 01:18:57.241oai:repositorio.ucs.br:11338/10004Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:49.555781Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O fenômeno big data e a área de relações públicas
title O fenômeno big data e a área de relações públicas
spellingShingle O fenômeno big data e a área de relações públicas
Salvador, Taís
Relações públicas
Big data
Proteção de dados
Brasil. Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018
title_short O fenômeno big data e a área de relações públicas
title_full O fenômeno big data e a área de relações públicas
title_fullStr O fenômeno big data e a área de relações públicas
title_full_unstemmed O fenômeno big data e a área de relações públicas
title_sort O fenômeno big data e a área de relações públicas
author Salvador, Taís
author_facet Salvador, Taís
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Roveda, Vanessa
Zanotto, Mayara Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Taís
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fachinelli, Ana Cristina
contributor_str_mv Fachinelli, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Big data
Proteção de dados
Brasil. Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018
topic Relações públicas
Big data
Proteção de dados
Brasil. Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018
description Quando se pensa em tecnologia é possível notar como o jeito de se comunicar mudou. Diversas áreas se adaptam em diferentes cenários na medida que os anos passam. A utilização de dados e métricas passou a ser fundamental para alcançar os objetivos das organizações. O fenômeno Big Data é característico dos tempos atuais em termos de fluxos e aceleração dos dados no universo digital. Porém, mesmo sendo um fator de alto impacto na gestão de informações, ainda carece de mais estudos na área de Relações Públicas. Com isso, o objetivo deste trabalho é examinar como o uso de grandes volumes de dados pode contribuir para a atividade de Relações Públicas sob a perspectiva do caso Target. A metodologia aplicada é qualitativa, exploratória e foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas com especialistas nos temas e referenciais teóricos atualizados. Os respondentes deste trabalho contribuíram para a comprovação de que a ferramenta de Big Data pode sim ajudar a área de comunicação através de dados extraídos para que o profissional de Relações Públicas realize ações estratégicas mais assertivas, otimize tempo e agregue valor nas tomadas de decisões de uma organização. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-13T11:36:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-13T11:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10004
url https://repositorio.ucs.br/11338/10004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/1/TCC%20Tais%20Salvador.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/2/TCC%20Tais%20Salvador.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/3/TCC%20Tais%20Salvador.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 950187ea55db41d38ce1d7d9ba0d833e
07fce54534a0491da6abd657fa288bcb
0a122da5b8ded67fec7dc3dc39b95b4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258451453739008