O fenômeno big data e a área de relações públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10004 |
Resumo: | Quando se pensa em tecnologia é possível notar como o jeito de se comunicar mudou. Diversas áreas se adaptam em diferentes cenários na medida que os anos passam. A utilização de dados e métricas passou a ser fundamental para alcançar os objetivos das organizações. O fenômeno Big Data é característico dos tempos atuais em termos de fluxos e aceleração dos dados no universo digital. Porém, mesmo sendo um fator de alto impacto na gestão de informações, ainda carece de mais estudos na área de Relações Públicas. Com isso, o objetivo deste trabalho é examinar como o uso de grandes volumes de dados pode contribuir para a atividade de Relações Públicas sob a perspectiva do caso Target. A metodologia aplicada é qualitativa, exploratória e foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas com especialistas nos temas e referenciais teóricos atualizados. Os respondentes deste trabalho contribuíram para a comprovação de que a ferramenta de Big Data pode sim ajudar a área de comunicação através de dados extraídos para que o profissional de Relações Públicas realize ações estratégicas mais assertivas, otimize tempo e agregue valor nas tomadas de decisões de uma organização. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_489bd7afd0781664bbd070ab58fdc3fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/10004 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Salvador, TaísRoveda, VanessaZanotto, Mayara PiresFachinelli, Ana Cristina2022-05-13T11:36:25Z2022-05-13T11:36:25Z2020-12-172020-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/10004Quando se pensa em tecnologia é possível notar como o jeito de se comunicar mudou. Diversas áreas se adaptam em diferentes cenários na medida que os anos passam. A utilização de dados e métricas passou a ser fundamental para alcançar os objetivos das organizações. O fenômeno Big Data é característico dos tempos atuais em termos de fluxos e aceleração dos dados no universo digital. Porém, mesmo sendo um fator de alto impacto na gestão de informações, ainda carece de mais estudos na área de Relações Públicas. Com isso, o objetivo deste trabalho é examinar como o uso de grandes volumes de dados pode contribuir para a atividade de Relações Públicas sob a perspectiva do caso Target. A metodologia aplicada é qualitativa, exploratória e foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas com especialistas nos temas e referenciais teóricos atualizados. Os respondentes deste trabalho contribuíram para a comprovação de que a ferramenta de Big Data pode sim ajudar a área de comunicação através de dados extraídos para que o profissional de Relações Públicas realize ações estratégicas mais assertivas, otimize tempo e agregue valor nas tomadas de decisões de uma organização. [resumo fornecido pelo autor]Relações públicasBig dataProteção de dadosBrasil. Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018O fenômeno big data e a área de relações públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulRelações PúblicasCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Tais Salvador.pdfTCC Tais Salvador.pdfapplication/pdf2089747https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/1/TCC%20Tais%20Salvador.pdf950187ea55db41d38ce1d7d9ba0d833eMD51TEXTTCC Tais Salvador.pdf.txtTCC Tais Salvador.pdf.txtExtracted texttext/plain119986https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/2/TCC%20Tais%20Salvador.pdf.txt07fce54534a0491da6abd657fa288bcbMD52THUMBNAILTCC Tais Salvador.pdf.jpgTCC Tais Salvador.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/3/TCC%20Tais%20Salvador.pdf.jpg0a122da5b8ded67fec7dc3dc39b95b4dMD5311338/100042023-06-24 01:18:57.241oai:repositorio.ucs.br:11338/10004Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:49.555781Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O fenômeno big data e a área de relações públicas |
title |
O fenômeno big data e a área de relações públicas |
spellingShingle |
O fenômeno big data e a área de relações públicas Salvador, Taís Relações públicas Big data Proteção de dados Brasil. Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 |
title_short |
O fenômeno big data e a área de relações públicas |
title_full |
O fenômeno big data e a área de relações públicas |
title_fullStr |
O fenômeno big data e a área de relações públicas |
title_full_unstemmed |
O fenômeno big data e a área de relações públicas |
title_sort |
O fenômeno big data e a área de relações públicas |
author |
Salvador, Taís |
author_facet |
Salvador, Taís |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Roveda, Vanessa Zanotto, Mayara Pires |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvador, Taís |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fachinelli, Ana Cristina |
contributor_str_mv |
Fachinelli, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas Big data Proteção de dados Brasil. Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 |
topic |
Relações públicas Big data Proteção de dados Brasil. Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 |
description |
Quando se pensa em tecnologia é possível notar como o jeito de se comunicar mudou. Diversas áreas se adaptam em diferentes cenários na medida que os anos passam. A utilização de dados e métricas passou a ser fundamental para alcançar os objetivos das organizações. O fenômeno Big Data é característico dos tempos atuais em termos de fluxos e aceleração dos dados no universo digital. Porém, mesmo sendo um fator de alto impacto na gestão de informações, ainda carece de mais estudos na área de Relações Públicas. Com isso, o objetivo deste trabalho é examinar como o uso de grandes volumes de dados pode contribuir para a atividade de Relações Públicas sob a perspectiva do caso Target. A metodologia aplicada é qualitativa, exploratória e foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevistas com especialistas nos temas e referenciais teóricos atualizados. Os respondentes deste trabalho contribuíram para a comprovação de que a ferramenta de Big Data pode sim ajudar a área de comunicação através de dados extraídos para que o profissional de Relações Públicas realize ações estratégicas mais assertivas, otimize tempo e agregue valor nas tomadas de decisões de uma organização. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-13T11:36:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-13T11:36:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/10004 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/10004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/1/TCC%20Tais%20Salvador.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/2/TCC%20Tais%20Salvador.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10004/3/TCC%20Tais%20Salvador.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
950187ea55db41d38ce1d7d9ba0d833e 07fce54534a0491da6abd657fa288bcb 0a122da5b8ded67fec7dc3dc39b95b4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258451453739008 |