Análise estrutural de uma poltrona rebatível aplicada em um ônibus rodoviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Ederson
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10751
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar de maneira numérica e experimental, a resistência mecânica do suporte tipo rebatível, utilizado para fixação do grupo de poltronas do motorista auxiliar à plataforma representativa da carroceria rodoviária do Marcopolo Double Deck. Através do Método dos Elementos Finitos e por meio de teste físico, este estudo busca satisfazer as condições e critérios de aprovação, do ponto de vista normativo e estrutural, quanto aos parâmetros fundamentais da metodologia de aplicação de cargas presentes na ABNT NBR 6091 de 2015 exigidos pela Resolução do CONTRAN n.º 445 de 2013 e Regulamento Europeu UNECE - R14 de 2010. Neste processo quando comparado ao MEF, o modelo físico apresentou menor afastamento do encosto em relação a origem, o qual não demonstrou falhas estruturais e ou mecânicas no procedimento de ensaio. Vale ressaltar que os resultados obtidos mostram variação de 16,80% entre métodos, desta forma, para cargas aplicadas de maneira similar na região pélvica (58423 ± 200 N) e torso (4500 ± 200 N), notou-se que o método numérico foi mais conservador em termos de deslocamento (aproximados 245,00 mm) quando comparado ao experimental (210,00 ± 15 mm). Por fim, o mecanismo rebatível interligado ao conjunto de poltronas atende de maneira integral as condições prescritas na normativa, sendo assim, pode ser disponibilizado em catálogo de componentes do grupo Marcopolo. [resumo fornecido pelo autor]
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