Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzi, Cássio Vinícius
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/5842
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação das poltronas dos ônibus rodoviários da empresa Marcopolo, junto a lateral da estrutura da carroceria. Para o cumprimento deste, foram estudadas e analisadas técnicas de projeto tais como o DFM, DFA e o DFMA, além da observação de normas e regulamentações técnicas que se aplicam às ancoragens das poltronas desta categoria de veículos. No desenvolvimento deste trabalho, foram criadas propostas de fixação, que inicialmente foram analisadas virtualmente através do método de elementos finitos para se chegar a um projeto final e se aplicar o ensaio de cinto de 3 pontos. O ensaio não atingiu os resultados esperados, uma vez que uma peça de fixação junto a lateral veio a falhar. Contudo foram realizadas comparações com o sistema atual empregado na empresa e se perceberam, para a proposta desenvolvida, vantagens em peso estrutural, padronização de componentes, tempo de montagem que foi reduzido em aproximadamente 54%, ergonomia e o custo com redução de 5% (sic).
id UCS_d58245d0fceee63876111308eb3baeeb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/5842
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Rizzi, Cássio ViníciusGrison, VagnerColombo, Adelair LinoLuciano, Marcos Alexandre2020-04-13T19:35:58Z2020-04-13T19:35:58Z2019-07-112019-07-05https://repositorio.ucs.br/11338/5842O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação das poltronas dos ônibus rodoviários da empresa Marcopolo, junto a lateral da estrutura da carroceria. Para o cumprimento deste, foram estudadas e analisadas técnicas de projeto tais como o DFM, DFA e o DFMA, além da observação de normas e regulamentações técnicas que se aplicam às ancoragens das poltronas desta categoria de veículos. No desenvolvimento deste trabalho, foram criadas propostas de fixação, que inicialmente foram analisadas virtualmente através do método de elementos finitos para se chegar a um projeto final e se aplicar o ensaio de cinto de 3 pontos. O ensaio não atingiu os resultados esperados, uma vez que uma peça de fixação junto a lateral veio a falhar. Contudo foram realizadas comparações com o sistema atual empregado na empresa e se perceberam, para a proposta desenvolvida, vantagens em peso estrutural, padronização de componentes, tempo de montagem que foi reduzido em aproximadamente 54%, ergonomia e o custo com redução de 5% (sic).The present work has the objective of developing an alternative system for fixing the seats of the Marcopolo buses, along the side of the body structure. In order to comply with this, design techniques such as the DFM, DFA and DFMA were studied and analyzed, as well as the observation of technical standards and regulations that apply to the anchorages of the seats of this category of vehicles. In the development of this work, fixation proposals were created, which were initially analyzed through the finite element method to arrive at a final project and to apply the 3 point belt test. The test did not achieve the expected results, since a lateral fixing part failed. However, comparisons were made with the current system employed in the company and were perceived, for the developed proposal, advantages of structural weight, component standardization, assembly time reduced by approximately 54%, ergonomics and cost with 5% reduction (sic).Engenharia mecânicaProcessos de fabricaçãoÔnibusMétodo dos elementos finitosDesenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdfTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdfapplication/pdf1895054https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/1/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf062e036533275d32e4cccdd1d092cc94MD51TEXTTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdf.txtTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdf.txtExtracted texttext/plain83808https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/2/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf.txt7fe357ee74aba70bf3c6161c6dd94e07MD52THUMBNAILTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdf.jpgTCC Cássio Vinícius Rizzi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/3/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf.jpgb28eb293c35121b8aa4c467319f5823cMD5311338/58422020-04-14 06:00:53.229oai:repositorio.ucs.br:11338/5842Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-04-14T06:00:53Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário
title Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário
spellingShingle Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário
Rizzi, Cássio Vinícius
Engenharia mecânica
Processos de fabricação
Ônibus
Método dos elementos finitos
title_short Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário
title_full Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário
title_fullStr Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário
title_sort Desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviário
author Rizzi, Cássio Vinícius
author_facet Rizzi, Cássio Vinícius
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Grison, Vagner
Colombo, Adelair Lino
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzi, Cássio Vinícius
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciano, Marcos Alexandre
contributor_str_mv Luciano, Marcos Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Processos de fabricação
Ônibus
Método dos elementos finitos
topic Engenharia mecânica
Processos de fabricação
Ônibus
Método dos elementos finitos
description O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação das poltronas dos ônibus rodoviários da empresa Marcopolo, junto a lateral da estrutura da carroceria. Para o cumprimento deste, foram estudadas e analisadas técnicas de projeto tais como o DFM, DFA e o DFMA, além da observação de normas e regulamentações técnicas que se aplicam às ancoragens das poltronas desta categoria de veículos. No desenvolvimento deste trabalho, foram criadas propostas de fixação, que inicialmente foram analisadas virtualmente através do método de elementos finitos para se chegar a um projeto final e se aplicar o ensaio de cinto de 3 pontos. O ensaio não atingiu os resultados esperados, uma vez que uma peça de fixação junto a lateral veio a falhar. Contudo foram realizadas comparações com o sistema atual empregado na empresa e se perceberam, para a proposta desenvolvida, vantagens em peso estrutural, padronização de componentes, tempo de montagem que foi reduzido em aproximadamente 54%, ergonomia e o custo com redução de 5% (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-13T19:35:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-13T19:35:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/5842
url https://repositorio.ucs.br/11338/5842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/1/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/2/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5842/3/TCC%20C%c3%a1ssio%20Vin%c3%adcius%20Rizzi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 062e036533275d32e4cccdd1d092cc94
7fe357ee74aba70bf3c6161c6dd94e07
b28eb293c35121b8aa4c467319f5823c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308909528645632