Análise estrutural em carroceria de ônibus com redução de massa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Gabriel Curra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12115
Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar com foco em redução de massa total, o projeto de um casulo estrutural de ônibus, buscando ter como direcionamento, a redução de espessuras e troca de materiais. Utilizou-se como base o método de análise em elementos finitos, com auxílio do software Hypermesh da Altair, para assim evidenciar as principais regiões a serem conceituados com o intuito de redução de massa total, porém garantindo função estrutural equivalente. As propostas de otimizações de espessura e material, em relação ao conceito atual, foram criadas no software SolidWorks 2021 e então simuladas numericamente para validação. A análise da carroceria foi validada com base no critério de tensão admissível baseado em escoamento, a qual foi aprovada pois a tensão equivalente máxima foi menor ou igual a tensão equivalente admissível considerada para cada material utilizado, conforme dispõe a normativa interna de validação, considerando-se peso próprio, torção da carroceria, curva e frenagem. [resumo fornecido pelo autor]
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