Análise estrutural em carroceria de ônibus com redução de massa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12115 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo analisar com foco em redução de massa total, o projeto de um casulo estrutural de ônibus, buscando ter como direcionamento, a redução de espessuras e troca de materiais. Utilizou-se como base o método de análise em elementos finitos, com auxílio do software Hypermesh da Altair, para assim evidenciar as principais regiões a serem conceituados com o intuito de redução de massa total, porém garantindo função estrutural equivalente. As propostas de otimizações de espessura e material, em relação ao conceito atual, foram criadas no software SolidWorks 2021 e então simuladas numericamente para validação. A análise da carroceria foi validada com base no critério de tensão admissível baseado em escoamento, a qual foi aprovada pois a tensão equivalente máxima foi menor ou igual a tensão equivalente admissível considerada para cada material utilizado, conforme dispõe a normativa interna de validação, considerando-se peso próprio, torção da carroceria, curva e frenagem. [resumo fornecido pelo autor] |
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Caldas, Gabriel CurraViecelli, AlexandreCesario, André AlanizNascimento, Vagner do2023-06-13T18:00:18Z2023-06-13T18:00:18Z2022-12-242022-12-16https://repositorio.ucs.br/11338/12115O presente artigo teve como objetivo analisar com foco em redução de massa total, o projeto de um casulo estrutural de ônibus, buscando ter como direcionamento, a redução de espessuras e troca de materiais. Utilizou-se como base o método de análise em elementos finitos, com auxílio do software Hypermesh da Altair, para assim evidenciar as principais regiões a serem conceituados com o intuito de redução de massa total, porém garantindo função estrutural equivalente. As propostas de otimizações de espessura e material, em relação ao conceito atual, foram criadas no software SolidWorks 2021 e então simuladas numericamente para validação. A análise da carroceria foi validada com base no critério de tensão admissível baseado em escoamento, a qual foi aprovada pois a tensão equivalente máxima foi menor ou igual a tensão equivalente admissível considerada para cada material utilizado, conforme dispõe a normativa interna de validação, considerando-se peso próprio, torção da carroceria, curva e frenagem. [resumo fornecido pelo autor]The present work had as its objective to analyze, with a focus on total mass reduction, the design of a structural bus cocoon, having as direction, thickness reduction and exchange of materials. The finite element analysis method was used as a basis, with the help of Altair's Hypermesh software, in order to highlight the main regions to be conceptualized in order to reduce the total mass, while guaranteeing equivalent structural function. Thickness and material optimization proposals, in relation to the current concept, were created in SolidWorks 2021 software and then numerically simulated for validation. The bus body analysis was validated based on the indication of permissible stress based on yielding, which was approved because the maximum equivalent stress was less than or equal to the permissible equivalent stress considered for each material used, as provided for in the internal validation regulations, considering its own weight, body torsion, curve and braking. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia mecânicaAnálise estrutural (Engenharia)Ônibus - CarroceriasMétodo dos elementos finitosAnálise estrutural em carroceria de ônibus com redução de massainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-23ORIGINALTCC Gabriel Curra Caldas.pdfTCC Gabriel Curra Caldas.pdfapplication/pdf1525902https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12115/1/TCC%20Gabriel%20Curra%20Caldas.pdfe1bc5ae0c31709056742cea458ddc63dMD51TEXTTCC Gabriel Curra Caldas.pdf.txtTCC Gabriel Curra Caldas.pdf.txtExtracted texttext/plain32708https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12115/2/TCC%20Gabriel%20Curra%20Caldas.pdf.txt8b7caba4e962780d75191f161565d1cfMD52THUMBNAILTCC Gabriel Curra Caldas.pdf.jpgTCC Gabriel Curra Caldas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1865https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12115/3/TCC%20Gabriel%20Curra%20Caldas.pdf.jpg5c238d9269f6590018a10b5d599885daMD5311338/121152023-06-14 07:04:16.466oai:repositorio.ucs.br:11338/12115Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:16.996670Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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O presente artigo teve como objetivo analisar com foco em redução de massa total, o projeto de um casulo estrutural de ônibus, buscando ter como direcionamento, a redução de espessuras e troca de materiais. Utilizou-se como base o método de análise em elementos finitos, com auxílio do software Hypermesh da Altair, para assim evidenciar as principais regiões a serem conceituados com o intuito de redução de massa total, porém garantindo função estrutural equivalente. As propostas de otimizações de espessura e material, em relação ao conceito atual, foram criadas no software SolidWorks 2021 e então simuladas numericamente para validação. A análise da carroceria foi validada com base no critério de tensão admissível baseado em escoamento, a qual foi aprovada pois a tensão equivalente máxima foi menor ou igual a tensão equivalente admissível considerada para cada material utilizado, conforme dispõe a normativa interna de validação, considerando-se peso próprio, torção da carroceria, curva e frenagem. [resumo fornecido pelo autor] |
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