Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/8904 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o tema "Contribuições do brincar heurístico para a Educação Infantil" e teve como objetivo geral investigara importância dessa modalidade de brincar para esse nível de ensino, bem como, identificar suas contribuições para o desenvolvimento físico, psicológico, afetivo e social da criança na sua primeira infância. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema: "Qual é a importância do brincar heurístico na Educação Infantil?" A pesquisa descrita na presente monografia, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e gestoras que atuam na Educação Infantil. O estudo apresentado foi fundamentado em aportes teóricos, entre os quais destaco Kishimoto (2007), Lima (2018), Teodoro (2013) e Goldschmied e Jackson (2008). Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de analise textual discursiva (MORAES, 2003). Ainda, foram analisados três relatos de experiências de escolas brasileiras que contemplam o brincar heurístico em sua proposta pedagógica, a fim de verificar suas contribuições no desenvolvimento infantil, de forma prática. A pesquisa realizada oportunizou ampla compreensão acerca da temática em foco e como resultados possibilitou reunir argumentos que ratificam que o brincar heurístico é essencial na primeira infância, pois, é através desse livre brincar que a criança desenvolve a linguagem, a imaginação, a autonomia, o autoconhecimento e a socialização. Assim, essa nova proposta de livre brincar, espontâneo e exploratório deve estar inserido nas propostas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil. Demonstrou, também, a importância do diálogo entre a família e a escola na estimulação do livre brincar, principalmente nesse momento pandêmico vivenciado. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_51b5506f4181a2701a7af7b3c3d2e145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/8904 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mikoaski, Camila TamiresFarina, Silvia HauserLuchese, Terciane ÂngelaPedrini, Maristela2021-10-15T11:54:45Z2021-10-15T11:54:45Z2021-07-212020-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/8904O presente trabalho aborda o tema "Contribuições do brincar heurístico para a Educação Infantil" e teve como objetivo geral investigara importância dessa modalidade de brincar para esse nível de ensino, bem como, identificar suas contribuições para o desenvolvimento físico, psicológico, afetivo e social da criança na sua primeira infância. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema: "Qual é a importância do brincar heurístico na Educação Infantil?" A pesquisa descrita na presente monografia, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e gestoras que atuam na Educação Infantil. O estudo apresentado foi fundamentado em aportes teóricos, entre os quais destaco Kishimoto (2007), Lima (2018), Teodoro (2013) e Goldschmied e Jackson (2008). Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de analise textual discursiva (MORAES, 2003). Ainda, foram analisados três relatos de experiências de escolas brasileiras que contemplam o brincar heurístico em sua proposta pedagógica, a fim de verificar suas contribuições no desenvolvimento infantil, de forma prática. A pesquisa realizada oportunizou ampla compreensão acerca da temática em foco e como resultados possibilitou reunir argumentos que ratificam que o brincar heurístico é essencial na primeira infância, pois, é através desse livre brincar que a criança desenvolve a linguagem, a imaginação, a autonomia, o autoconhecimento e a socialização. Assim, essa nova proposta de livre brincar, espontâneo e exploratório deve estar inserido nas propostas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil. Demonstrou, também, a importância do diálogo entre a família e a escola na estimulação do livre brincar, principalmente nesse momento pandêmico vivenciado. [resumo fornecido pelo autor]Crianças - DesenvolvimentoBrincadeirasContribuições do brincar heurístico para a educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulPedagogia - LicenciaturaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2021-07-21ORIGINALTCC Camila Tamires Mikoaski.pdfTCC Camila Tamires Mikoaski.pdfapplication/pdf612242https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/1/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf33f1615872bd67c2e09e2c608bc919a4MD51TEXTTCC Camila Tamires Mikoaski.pdf.txtTCC Camila Tamires Mikoaski.pdf.txtExtracted texttext/plain155771https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/2/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf.txt3559635199d93bdad9db51979827f217MD52THUMBNAILTCC Camila Tamires Mikoaski.pdf.jpgTCC Camila Tamires Mikoaski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/3/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf.jpg73e48bce4edeae580ef0ebb990ceae8dMD5311338/89042022-10-18 18:05:12.757oai:repositorio.ucs.br:11338/8904Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05:12Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil |
title |
Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil |
spellingShingle |
Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil Mikoaski, Camila Tamires Crianças - Desenvolvimento Brincadeiras |
title_short |
Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil |
title_full |
Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil |
title_fullStr |
Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil |
title_full_unstemmed |
Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil |
title_sort |
Contribuições do brincar heurístico para a educação infantil |
author |
Mikoaski, Camila Tamires |
author_facet |
Mikoaski, Camila Tamires |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Farina, Silvia Hauser Luchese, Terciane Ângela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mikoaski, Camila Tamires |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pedrini, Maristela |
contributor_str_mv |
Pedrini, Maristela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças - Desenvolvimento Brincadeiras |
topic |
Crianças - Desenvolvimento Brincadeiras |
description |
O presente trabalho aborda o tema "Contribuições do brincar heurístico para a Educação Infantil" e teve como objetivo geral investigara importância dessa modalidade de brincar para esse nível de ensino, bem como, identificar suas contribuições para o desenvolvimento físico, psicológico, afetivo e social da criança na sua primeira infância. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema: "Qual é a importância do brincar heurístico na Educação Infantil?" A pesquisa descrita na presente monografia, de natureza aplicada, qualitativa quanto à abordagem, exploratória em relação aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008), com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professoras e gestoras que atuam na Educação Infantil. O estudo apresentado foi fundamentado em aportes teóricos, entre os quais destaco Kishimoto (2007), Lima (2018), Teodoro (2013) e Goldschmied e Jackson (2008). Os dados coletados foram analisados a partir da técnica de analise textual discursiva (MORAES, 2003). Ainda, foram analisados três relatos de experiências de escolas brasileiras que contemplam o brincar heurístico em sua proposta pedagógica, a fim de verificar suas contribuições no desenvolvimento infantil, de forma prática. A pesquisa realizada oportunizou ampla compreensão acerca da temática em foco e como resultados possibilitou reunir argumentos que ratificam que o brincar heurístico é essencial na primeira infância, pois, é através desse livre brincar que a criança desenvolve a linguagem, a imaginação, a autonomia, o autoconhecimento e a socialização. Assim, essa nova proposta de livre brincar, espontâneo e exploratório deve estar inserido nas propostas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil. Demonstrou, também, a importância do diálogo entre a família e a escola na estimulação do livre brincar, principalmente nesse momento pandêmico vivenciado. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-15T11:54:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-15T11:54:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/8904 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/8904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/1/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/2/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8904/3/TCC%20Camila%20Tamires%20Mikoaski.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33f1615872bd67c2e09e2c608bc919a4 3559635199d93bdad9db51979827f217 73e48bce4edeae580ef0ebb990ceae8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308903629357056 |