Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Juliana Raquel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4743
Resumo: Atualmente a Inovação Social tem sido estuda na academia, assim com base na revisão bibliométrica torna-se importante estudar as Características da Inovação Social percebida nos Programas de Jovens Aprendizes. A operacionalização da pesquisa realizou-se por meio de um estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo com a aplicação de noventa e nove entrevistas individuais na Empresa Eaton Ltda de Caxias do Sul, dentro do Programa Formare fundado pela Fundação Iochpe. Para a aplicação das entrevistas, foi elaborado um questionário adaptado de Silva (2016) que permitiu ao pesquisador investigar a percepção dos Jovens Aprendizes perante o curso oferecido pela organização parceira do Programa, além disso, oportunizou o conhecimento da importância da Inovação Social em conjunto com Programas Jovens Aprendizes. Permitindo, ainda, relacionar a percepção dos entrevistados com a literatura acerca do tema estudado. Por meio dos dados coletados, foi possível identificar com o estudo realizado que os jovens que participam dos Programas possuem o desenvolvimento de competências como a de se comunicar com eficiência, a melhora na análise crítica de processos produtivos, as competências pessoais, a melhora nas notas escolares e nas relações interpessoais e o desenvolvimento de um bom convívio em família. Ademais, foi possível identificar a alta correlação existente entre as competências adquiridas com a participação nos programas, à motivação para participar destes e a transformação social gerada. Também, percebeu-se que a transformação social é influenciada pelos demais construtos, o que pode consistir em uma forma de estimular a melhoria nos Programas visando à Inovação Social. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_52fc65d3880525d08f7df2009a3b0ee9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4743
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Martins, Juliana RaquelOliveira, Ronald Lopes dePérico, Paulo FernandoCamargo, Maria Emilia2019-06-14T16:51:38Z2019-06-14T16:51:38Z2019-06-142018-11-22https://repositorio.ucs.br/11338/4743Atualmente a Inovação Social tem sido estuda na academia, assim com base na revisão bibliométrica torna-se importante estudar as Características da Inovação Social percebida nos Programas de Jovens Aprendizes. A operacionalização da pesquisa realizou-se por meio de um estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo com a aplicação de noventa e nove entrevistas individuais na Empresa Eaton Ltda de Caxias do Sul, dentro do Programa Formare fundado pela Fundação Iochpe. Para a aplicação das entrevistas, foi elaborado um questionário adaptado de Silva (2016) que permitiu ao pesquisador investigar a percepção dos Jovens Aprendizes perante o curso oferecido pela organização parceira do Programa, além disso, oportunizou o conhecimento da importância da Inovação Social em conjunto com Programas Jovens Aprendizes. Permitindo, ainda, relacionar a percepção dos entrevistados com a literatura acerca do tema estudado. Por meio dos dados coletados, foi possível identificar com o estudo realizado que os jovens que participam dos Programas possuem o desenvolvimento de competências como a de se comunicar com eficiência, a melhora na análise crítica de processos produtivos, as competências pessoais, a melhora nas notas escolares e nas relações interpessoais e o desenvolvimento de um bom convívio em família. Ademais, foi possível identificar a alta correlação existente entre as competências adquiridas com a participação nos programas, à motivação para participar destes e a transformação social gerada. Também, percebeu-se que a transformação social é influenciada pelos demais construtos, o que pode consistir em uma forma de estimular a melhoria nos Programas visando à Inovação Social. [resumo fornecido pelo autor]Jovens - EmpregoMotivação no trabalhoIntegração socialCaracterísticas da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoORIGINALTCC Juliana Raquel Martins.pdfTCC Juliana Raquel Martins.pdfapplication/pdf1447185https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/1/TCC%20Juliana%20Raquel%20Martins.pdf5655a63f375d06659a9c3e1bef4b8f1dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTTCC Juliana Raquel Martins.pdf.txtTCC Juliana Raquel Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain107408https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/3/TCC%20Juliana%20Raquel%20Martins.pdf.txtee3f72d6e2f4bff07e4cae4f2137419bMD53THUMBNAILTCC Juliana Raquel Martins.pdf.jpgTCC Juliana Raquel Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/4/TCC%20Juliana%20Raquel%20Martins.pdf.jpgffdf30bb0382225e54dfb77900db8f2dMD5411338/47432022-01-26 16:27:32.938oai:repositorio.ucs.br:11338/4743Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-01-26T16:27:32Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes
title Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes
spellingShingle Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes
Martins, Juliana Raquel
Jovens - Emprego
Motivação no trabalho
Integração social
title_short Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes
title_full Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes
title_fullStr Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes
title_full_unstemmed Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes
title_sort Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes
author Martins, Juliana Raquel
author_facet Martins, Juliana Raquel
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Oliveira, Ronald Lopes de
Périco, Paulo Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Juliana Raquel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Maria Emilia
contributor_str_mv Camargo, Maria Emilia
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens - Emprego
Motivação no trabalho
Integração social
topic Jovens - Emprego
Motivação no trabalho
Integração social
description Atualmente a Inovação Social tem sido estuda na academia, assim com base na revisão bibliométrica torna-se importante estudar as Características da Inovação Social percebida nos Programas de Jovens Aprendizes. A operacionalização da pesquisa realizou-se por meio de um estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo com a aplicação de noventa e nove entrevistas individuais na Empresa Eaton Ltda de Caxias do Sul, dentro do Programa Formare fundado pela Fundação Iochpe. Para a aplicação das entrevistas, foi elaborado um questionário adaptado de Silva (2016) que permitiu ao pesquisador investigar a percepção dos Jovens Aprendizes perante o curso oferecido pela organização parceira do Programa, além disso, oportunizou o conhecimento da importância da Inovação Social em conjunto com Programas Jovens Aprendizes. Permitindo, ainda, relacionar a percepção dos entrevistados com a literatura acerca do tema estudado. Por meio dos dados coletados, foi possível identificar com o estudo realizado que os jovens que participam dos Programas possuem o desenvolvimento de competências como a de se comunicar com eficiência, a melhora na análise crítica de processos produtivos, as competências pessoais, a melhora nas notas escolares e nas relações interpessoais e o desenvolvimento de um bom convívio em família. Ademais, foi possível identificar a alta correlação existente entre as competências adquiridas com a participação nos programas, à motivação para participar destes e a transformação social gerada. Também, percebeu-se que a transformação social é influenciada pelos demais construtos, o que pode consistir em uma forma de estimular a melhoria nos Programas visando à Inovação Social. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-14T16:51:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-14T16:51:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4743
url https://repositorio.ucs.br/11338/4743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/1/TCC%20Juliana%20Raquel%20Martins.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/3/TCC%20Juliana%20Raquel%20Martins.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/4/TCC%20Juliana%20Raquel%20Martins.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5655a63f375d06659a9c3e1bef4b8f1d
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
ee3f72d6e2f4bff07e4cae4f2137419b
ffdf30bb0382225e54dfb77900db8f2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308895724142592