Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4743 |
Resumo: | Atualmente a Inovação Social tem sido estuda na academia, assim com base na revisão bibliométrica torna-se importante estudar as Características da Inovação Social percebida nos Programas de Jovens Aprendizes. A operacionalização da pesquisa realizou-se por meio de um estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo com a aplicação de noventa e nove entrevistas individuais na Empresa Eaton Ltda de Caxias do Sul, dentro do Programa Formare fundado pela Fundação Iochpe. Para a aplicação das entrevistas, foi elaborado um questionário adaptado de Silva (2016) que permitiu ao pesquisador investigar a percepção dos Jovens Aprendizes perante o curso oferecido pela organização parceira do Programa, além disso, oportunizou o conhecimento da importância da Inovação Social em conjunto com Programas Jovens Aprendizes. Permitindo, ainda, relacionar a percepção dos entrevistados com a literatura acerca do tema estudado. Por meio dos dados coletados, foi possível identificar com o estudo realizado que os jovens que participam dos Programas possuem o desenvolvimento de competências como a de se comunicar com eficiência, a melhora na análise crítica de processos produtivos, as competências pessoais, a melhora nas notas escolares e nas relações interpessoais e o desenvolvimento de um bom convívio em família. Ademais, foi possível identificar a alta correlação existente entre as competências adquiridas com a participação nos programas, à motivação para participar destes e a transformação social gerada. Também, percebeu-se que a transformação social é influenciada pelos demais construtos, o que pode consistir em uma forma de estimular a melhoria nos Programas visando à Inovação Social. [resumo fornecido pelo autor] |
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Martins, Juliana RaquelOliveira, Ronald Lopes dePérico, Paulo FernandoCamargo, Maria Emilia2019-06-14T16:51:38Z2019-06-14T16:51:38Z2019-06-142018-11-22https://repositorio.ucs.br/11338/4743Atualmente a Inovação Social tem sido estuda na academia, assim com base na revisão bibliométrica torna-se importante estudar as Características da Inovação Social percebida nos Programas de Jovens Aprendizes. A operacionalização da pesquisa realizou-se por meio de um estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo com a aplicação de noventa e nove entrevistas individuais na Empresa Eaton Ltda de Caxias do Sul, dentro do Programa Formare fundado pela Fundação Iochpe. Para a aplicação das entrevistas, foi elaborado um questionário adaptado de Silva (2016) que permitiu ao pesquisador investigar a percepção dos Jovens Aprendizes perante o curso oferecido pela organização parceira do Programa, além disso, oportunizou o conhecimento da importância da Inovação Social em conjunto com Programas Jovens Aprendizes. Permitindo, ainda, relacionar a percepção dos entrevistados com a literatura acerca do tema estudado. Por meio dos dados coletados, foi possível identificar com o estudo realizado que os jovens que participam dos Programas possuem o desenvolvimento de competências como a de se comunicar com eficiência, a melhora na análise crítica de processos produtivos, as competências pessoais, a melhora nas notas escolares e nas relações interpessoais e o desenvolvimento de um bom convívio em família. Ademais, foi possível identificar a alta correlação existente entre as competências adquiridas com a participação nos programas, à motivação para participar destes e a transformação social gerada. Também, percebeu-se que a transformação social é influenciada pelos demais construtos, o que pode consistir em uma forma de estimular a melhoria nos Programas visando à Inovação Social. [resumo fornecido pelo autor]Jovens - EmpregoMotivação no trabalhoIntegração socialCaracterísticas da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoORIGINALTCC Juliana Raquel Martins.pdfTCC Juliana Raquel Martins.pdfapplication/pdf1447185https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/1/TCC%20Juliana%20Raquel%20Martins.pdf5655a63f375d06659a9c3e1bef4b8f1dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTTCC Juliana Raquel Martins.pdf.txtTCC Juliana Raquel Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain107408https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/3/TCC%20Juliana%20Raquel%20Martins.pdf.txtee3f72d6e2f4bff07e4cae4f2137419bMD53THUMBNAILTCC Juliana Raquel Martins.pdf.jpgTCC Juliana Raquel Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4743/4/TCC%20Juliana%20Raquel%20Martins.pdf.jpgffdf30bb0382225e54dfb77900db8f2dMD5411338/47432022-01-26 16:27:32.938oai:repositorio.ucs.br:11338/4743Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-01-26T16:27:32Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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