Trajetórias de leitura : um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul, ano de 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mousquer, Patrícia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1041
Resumo: O tema da presente dissertação consiste na investigação sobre o porquê das escolhas literárias de oito alunos, matriculados no ensino médio, que primeiramente participaram de um projeto de extensão desenvolvido no ano de 2012 pelo câmpus Sapucaia do Sul do IFSUL (Instituto Federal Sul-rio-grandense). Com o intuito de aproximar a biblioteca do câmpus da comunidade acadêmica, o objetivo geral desse projeto era saber quais livros e gêneros literários eram escolhidos por eles. No final desse estudo foi constatado que esses usuários elegeram como corpus de leitura obras não acadêmicas, como as séries Crepúsculo, Harry Potter e Percy Jackson. A partir desses dados, construímos nosso objeto de pesquisa: entender o que está implícito em suas escolhas literárias. O aporte teórico empregado contou com obras de Pierre Bourdieu, Fronçoise Singly, Bernard Lahire, Michèle Petit, Jesús Martín-Barbero, entre outros. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, sob a forma de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados empregados nesse estudo foram o questionário e a entrevista. O resultado dessa pesquisa demonstrou que esses leitores escolhem obras literárias por influência de seus pares, amigos, colegas de escola, e que sua preferência está pautada em temas relacionados ao seu universo juvenil, diferentemente de obras solicitadas por seus professores porque as consideram maçantes e difíceis de entender.
id UCS_547d8ec0960261aaec97379c9b957f19
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1041
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Mousquer, PatríciaLuft, GabrielaSantos, Rafael José dosSantos, Salete Rosa Pezzi dosBentancor, Milton Hernán2015-10-19T16:23:56Z2015-10-19T16:23:56Z2015-10-192015-08-26https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1041O tema da presente dissertação consiste na investigação sobre o porquê das escolhas literárias de oito alunos, matriculados no ensino médio, que primeiramente participaram de um projeto de extensão desenvolvido no ano de 2012 pelo câmpus Sapucaia do Sul do IFSUL (Instituto Federal Sul-rio-grandense). Com o intuito de aproximar a biblioteca do câmpus da comunidade acadêmica, o objetivo geral desse projeto era saber quais livros e gêneros literários eram escolhidos por eles. No final desse estudo foi constatado que esses usuários elegeram como corpus de leitura obras não acadêmicas, como as séries Crepúsculo, Harry Potter e Percy Jackson. A partir desses dados, construímos nosso objeto de pesquisa: entender o que está implícito em suas escolhas literárias. O aporte teórico empregado contou com obras de Pierre Bourdieu, Fronçoise Singly, Bernard Lahire, Michèle Petit, Jesús Martín-Barbero, entre outros. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, sob a forma de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados empregados nesse estudo foram o questionário e a entrevista. O resultado dessa pesquisa demonstrou que esses leitores escolhem obras literárias por influência de seus pares, amigos, colegas de escola, e que sua preferência está pautada em temas relacionados ao seu universo juvenil, diferentemente de obras solicitadas por seus professores porque as consideram maçantes e difíceis de entender.El tema de esta disertación consiste en la investigación acerca de los motivos de las elecciones literarias de ocho alumnos, matriculados en la enseñanza secundaria, que primeramente participaron de un proyecto de extensión desarrollado en el año 2012 por el campus Sapucaia do Sul del IFSUL (Instituto Federal Sul-rio-grandense). Con la intención de acercar la biblioteca de la comunidad académica, el objetivo general de este proyecto era saber cuáles son los libros y géneros literarios elegidos por ellos. En el final de este estudio, fue constatado que estos usuarios eligieron como corpus de lectura obras no académicas, como las series Crepúsculo, Harry Potter y Percy Jackson. A partir de estos datos, construimos nuestro objetivo de investigación: comprender qué es lo que está implícito en sus elecciones literarias. El aporte teórico empleado contó con obras de Pierre Bourdieu, Fronçoise Singly, Bernard Lahire, Michèle Petit, Jesús Martín-Barbero, entre otros. El método de investigación utilizado fue el cualitativo, bajo la forma de estudio de caso. Las herramientas de colecta de datos empleadas en ese estudio fueron el cuestionario y la entrevista. El resultado de esta investigación demostró que estos lectores eligen obras literarias bajo la influencia de sus pares, amigos, compañeros de escuela, y que su preferencia está pautada en temas relacionados a su universo juvenil, distintamente de las obras solicitadas por sus profesores porque las consideran pesadas y difíciles de comprender.LeituraIncentivo à leituraReadingReading promotionTrajetórias de leitura : um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul, ano de 2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6984448666199747MOUSQUER, P.Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e RegionalidadeTEXTDissertacao Patricia Mousquer.pdf.txtDissertacao Patricia Mousquer.pdf.txtExtracted texttext/plain244909https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1041/3/Dissertacao%20Patricia%20Mousquer.pdf.txtea5deda6819926ae7e10ddf07deb2111MD53THUMBNAILDissertacao Patricia Mousquer.pdf.jpgDissertacao Patricia Mousquer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1041/4/Dissertacao%20Patricia%20Mousquer.pdf.jpgacc72aa1e05a57cc8a688a5cff86481cMD54ORIGINALDissertacao Patricia Mousquer.pdfDissertacao Patricia Mousquer.pdfapplication/pdf1818869https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1041/1/Dissertacao%20Patricia%20Mousquer.pdf3779068c437f38f56e475dc53faed1fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1041/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10412018-08-17 06:21:17.262oai:repositorio.ucs.br:11338/1041IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:21:17Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias de leitura : um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul, ano de 2012
title Trajetórias de leitura : um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul, ano de 2012
spellingShingle Trajetórias de leitura : um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul, ano de 2012
Mousquer, Patrícia
Leitura
Incentivo à leitura
Reading
Reading promotion
title_short Trajetórias de leitura : um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul, ano de 2012
title_full Trajetórias de leitura : um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul, ano de 2012
title_fullStr Trajetórias de leitura : um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul, ano de 2012
title_full_unstemmed Trajetórias de leitura : um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul, ano de 2012
title_sort Trajetórias de leitura : um estudo com alunos ingressantes no Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Sapucaia do Sul, ano de 2012
author Mousquer, Patrícia
author_facet Mousquer, Patrícia
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luft, Gabriela
Santos, Rafael José dos
Santos, Salete Rosa Pezzi dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Mousquer, Patrícia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bentancor, Milton Hernán
contributor_str_mv Bentancor, Milton Hernán
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Incentivo à leitura
topic Leitura
Incentivo à leitura
Reading
Reading promotion
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Reading promotion
description O tema da presente dissertação consiste na investigação sobre o porquê das escolhas literárias de oito alunos, matriculados no ensino médio, que primeiramente participaram de um projeto de extensão desenvolvido no ano de 2012 pelo câmpus Sapucaia do Sul do IFSUL (Instituto Federal Sul-rio-grandense). Com o intuito de aproximar a biblioteca do câmpus da comunidade acadêmica, o objetivo geral desse projeto era saber quais livros e gêneros literários eram escolhidos por eles. No final desse estudo foi constatado que esses usuários elegeram como corpus de leitura obras não acadêmicas, como as séries Crepúsculo, Harry Potter e Percy Jackson. A partir desses dados, construímos nosso objeto de pesquisa: entender o que está implícito em suas escolhas literárias. O aporte teórico empregado contou com obras de Pierre Bourdieu, Fronçoise Singly, Bernard Lahire, Michèle Petit, Jesús Martín-Barbero, entre outros. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, sob a forma de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados empregados nesse estudo foram o questionário e a entrevista. O resultado dessa pesquisa demonstrou que esses leitores escolhem obras literárias por influência de seus pares, amigos, colegas de escola, e que sua preferência está pautada em temas relacionados ao seu universo juvenil, diferentemente de obras solicitadas por seus professores porque as consideram maçantes e difíceis de entender.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-19T16:23:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-19T16:23:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1041
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1041/3/Dissertacao%20Patricia%20Mousquer.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1041/4/Dissertacao%20Patricia%20Mousquer.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1041/1/Dissertacao%20Patricia%20Mousquer.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1041/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ea5deda6819926ae7e10ddf07deb2111
acc72aa1e05a57cc8a688a5cff86481c
3779068c437f38f56e475dc53faed1fb
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308871132938240