Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guadagnin, Larissa de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11920
Resumo: O presente trabalho aborda o tema "Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho", com o objetivo de investigar implicações da falta da escolarização no âmbito pessoal e profissional de sujeitos que não concluíram seus estudos na educação Básica. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema "Quais as implicações da falta da escolarização no âmbito pessoal e profissional dos sujeitos colaboradores da empresa X, localizada no município de Vila Flores-RS?". A pesquisa descrita, de natureza aplicada, de campo, de cunho qualitativo e caráter exploratório quanto aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a dez colaboradores que atuam em diferentes setores da empresa-campo de investigação. Os dados coletados foram analisados por meio da análise textual discursiva (MORAES, 2003) como maneira de analisar o conteúdo dos discursos, permitindo a livre expressão das participantes, a fim de construir respostas ao problema de pesquisa da qual emergiram os seguintes blocos de estudo: "Educação: direito de todos, privilégio apenas para alguns; Escolaridade e oportunidades profissionais e Recomeçar sempre é uma opção: a Educação de Jovens e Adultos". Os estudos foram fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Azevedo (2006), Freire (1987), Junior (2018), Libâneo (2005), entre outros. A pesquisa possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática em foco e, como resultados, é possível afirmar que o abandono escolar, este devido a várias causas, está diretamente ligado às oportunidades no mercado de trabalho. As narrativas dos participantes do estudo reafirmaram que o nível de escolaridade interfere na entrada, no tipo de cargo a exercer, na permanência e no crescimento dentro da empresa. Também, os argumentos apresentados revelaram as implicações na vida pessoal de cada sujeito no que se refere à autoestima e inclusão social. Ainda, ficou evidente que grande parte dos entrevistados não retomou os estudos, mas, atualmente, os mesmos pensam em voltar a estudar e, embora nunca tendo frequentado a EJA, compreendem que, através desta modalidade de ensino, podem concluir seus estudos e obter uma formação que contribua para a garantia de seus direitos e oportunidades enquanto cidadãos. [resumo fornecido pelo autor]
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A pesquisa descrita, de natureza aplicada, de campo, de cunho qualitativo e caráter exploratório quanto aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a dez colaboradores que atuam em diferentes setores da empresa-campo de investigação. Os dados coletados foram analisados por meio da análise textual discursiva (MORAES, 2003) como maneira de analisar o conteúdo dos discursos, permitindo a livre expressão das participantes, a fim de construir respostas ao problema de pesquisa da qual emergiram os seguintes blocos de estudo: "Educação: direito de todos, privilégio apenas para alguns; Escolaridade e oportunidades profissionais e Recomeçar sempre é uma opção: a Educação de Jovens e Adultos". Os estudos foram fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Azevedo (2006), Freire (1987), Junior (2018), Libâneo (2005), entre outros. A pesquisa possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática em foco e, como resultados, é possível afirmar que o abandono escolar, este devido a várias causas, está diretamente ligado às oportunidades no mercado de trabalho. As narrativas dos participantes do estudo reafirmaram que o nível de escolaridade interfere na entrada, no tipo de cargo a exercer, na permanência e no crescimento dentro da empresa. Também, os argumentos apresentados revelaram as implicações na vida pessoal de cada sujeito no que se refere à autoestima e inclusão social. Ainda, ficou evidente que grande parte dos entrevistados não retomou os estudos, mas, atualmente, os mesmos pensam em voltar a estudar e, embora nunca tendo frequentado a EJA, compreendem que, através desta modalidade de ensino, podem concluir seus estudos e obter uma formação que contribua para a garantia de seus direitos e oportunidades enquanto cidadãos. [resumo fornecido pelo autor]The present work addresses the theme "Education of Young People and Adults and the World of Work", with the objective of investigating implications of the lack of schooling in the personal and professional scope of subjects who did not conclude their studies in Basic Education. Therefore, this investigation sought to answer the question "What are the implications of the lack of schooling in the personal and professional scope of the collaborators of company X, located in the municipality of Vila Flores-RS?". The described research, of an applied, field nature, of a qualitative nature and exploratory in terms of its objectives, was developed using the case study methodology (GIL, 2008) with the application of semi-structured interviews to ten employees who work in different sectors of the enterprise-field research. The collected data were analyzed using discursive textual analysis (MORAES, 2003) as a way of analyzing the content of the speeches, allowing the free expression of the participants, in order to construct responses to the research problem from which the following study blocks emerged: "Education: a right for all, a privilege for only a few; Schooling and professional opportunities and Starting over is always an option: Youth and Adult Education". The studies were based on theoretical contributions, among which I highlight Azevedo (2006), Freire (1987), Junior (2018), Libâneo (2005), among others. The research enabled a broad understanding of the theme in focus and, as a result, it is possible to state that school dropout, due to various causes, is directly linked to opportunities in the job market. The narratives of the study participants reaffirmed that the level of education interferes with entry, the type of position held, permanence and growth within the company. Also, the arguments presented revealed the implications in the personal life of each subject with regard to self-esteem and social inclusion. Still, it was evident that most of the interviewees did not resume their studies, but, currently, they are thinking about returning to study and, although they have never attended EJA, they understand that, through this teaching modality, they can complete their studies and obtain a training that contributes to the guarantee of their rights and opportunities as citizens. [resumo fornecido pelo autor]EducaçãoEvasão escolarJovens - EmpregoEducação de jovens e adultos e o mundo do trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2022-12-14ORIGINALTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdfTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdfapplication/pdf784674https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11920/1/TCC%20Larissa%20de%20Souza%20Guadagnin.pdf414c23733129a06b22c157ba9366148fMD51TEXTTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdf.txtTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdf.txtExtracted texttext/plain147931https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11920/2/TCC%20Larissa%20de%20Souza%20Guadagnin.pdf.txt5d34392e0223fe62247b2762c6053a43MD52THUMBNAILTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdf.jpgTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11920/3/TCC%20Larissa%20de%20Souza%20Guadagnin.pdf.jpg6b5b11b3bcbef9fc259dc577b331ff41MD5311338/119202023-05-03 07:01:00.941oai:repositorio.ucs.br:11338/11920Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-05-03T07:01Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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