Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guadagnin, Larissa de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11920
Resumo: O presente trabalho aborda o tema "Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho", com o objetivo de investigar implicações da falta da escolarização no âmbito pessoal e profissional de sujeitos que não concluíram seus estudos na educação Básica. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema "Quais as implicações da falta da escolarização no âmbito pessoal e profissional dos sujeitos colaboradores da empresa X, localizada no município de Vila Flores-RS?". A pesquisa descrita, de natureza aplicada, de campo, de cunho qualitativo e caráter exploratório quanto aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a dez colaboradores que atuam em diferentes setores da empresa-campo de investigação. Os dados coletados foram analisados por meio da análise textual discursiva (MORAES, 2003) como maneira de analisar o conteúdo dos discursos, permitindo a livre expressão das participantes, a fim de construir respostas ao problema de pesquisa da qual emergiram os seguintes blocos de estudo: "Educação: direito de todos, privilégio apenas para alguns; Escolaridade e oportunidades profissionais e Recomeçar sempre é uma opção: a Educação de Jovens e Adultos". Os estudos foram fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Azevedo (2006), Freire (1987), Junior (2018), Libâneo (2005), entre outros. A pesquisa possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática em foco e, como resultados, é possível afirmar que o abandono escolar, este devido a várias causas, está diretamente ligado às oportunidades no mercado de trabalho. As narrativas dos participantes do estudo reafirmaram que o nível de escolaridade interfere na entrada, no tipo de cargo a exercer, na permanência e no crescimento dentro da empresa. Também, os argumentos apresentados revelaram as implicações na vida pessoal de cada sujeito no que se refere à autoestima e inclusão social. Ainda, ficou evidente que grande parte dos entrevistados não retomou os estudos, mas, atualmente, os mesmos pensam em voltar a estudar e, embora nunca tendo frequentado a EJA, compreendem que, através desta modalidade de ensino, podem concluir seus estudos e obter uma formação que contribua para a garantia de seus direitos e oportunidades enquanto cidadãos. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_587cceaa5b2607b54670303285885a1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11920
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Guadagnin, Larissa de SouzaFarina, Silvia HauserTeixeira, Lezilda MariaPedrini, Maristela2023-05-02T19:33:02Z2023-05-02T19:33:02Z2022-12-152022-12-05https://repositorio.ucs.br/11338/11920O presente trabalho aborda o tema "Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho", com o objetivo de investigar implicações da falta da escolarização no âmbito pessoal e profissional de sujeitos que não concluíram seus estudos na educação Básica. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema "Quais as implicações da falta da escolarização no âmbito pessoal e profissional dos sujeitos colaboradores da empresa X, localizada no município de Vila Flores-RS?". A pesquisa descrita, de natureza aplicada, de campo, de cunho qualitativo e caráter exploratório quanto aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a dez colaboradores que atuam em diferentes setores da empresa-campo de investigação. Os dados coletados foram analisados por meio da análise textual discursiva (MORAES, 2003) como maneira de analisar o conteúdo dos discursos, permitindo a livre expressão das participantes, a fim de construir respostas ao problema de pesquisa da qual emergiram os seguintes blocos de estudo: "Educação: direito de todos, privilégio apenas para alguns; Escolaridade e oportunidades profissionais e Recomeçar sempre é uma opção: a Educação de Jovens e Adultos". Os estudos foram fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Azevedo (2006), Freire (1987), Junior (2018), Libâneo (2005), entre outros. A pesquisa possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática em foco e, como resultados, é possível afirmar que o abandono escolar, este devido a várias causas, está diretamente ligado às oportunidades no mercado de trabalho. As narrativas dos participantes do estudo reafirmaram que o nível de escolaridade interfere na entrada, no tipo de cargo a exercer, na permanência e no crescimento dentro da empresa. Também, os argumentos apresentados revelaram as implicações na vida pessoal de cada sujeito no que se refere à autoestima e inclusão social. Ainda, ficou evidente que grande parte dos entrevistados não retomou os estudos, mas, atualmente, os mesmos pensam em voltar a estudar e, embora nunca tendo frequentado a EJA, compreendem que, através desta modalidade de ensino, podem concluir seus estudos e obter uma formação que contribua para a garantia de seus direitos e oportunidades enquanto cidadãos. [resumo fornecido pelo autor]The present work addresses the theme "Education of Young People and Adults and the World of Work", with the objective of investigating implications of the lack of schooling in the personal and professional scope of subjects who did not conclude their studies in Basic Education. Therefore, this investigation sought to answer the question "What are the implications of the lack of schooling in the personal and professional scope of the collaborators of company X, located in the municipality of Vila Flores-RS?". The described research, of an applied, field nature, of a qualitative nature and exploratory in terms of its objectives, was developed using the case study methodology (GIL, 2008) with the application of semi-structured interviews to ten employees who work in different sectors of the enterprise-field research. The collected data were analyzed using discursive textual analysis (MORAES, 2003) as a way of analyzing the content of the speeches, allowing the free expression of the participants, in order to construct responses to the research problem from which the following study blocks emerged: "Education: a right for all, a privilege for only a few; Schooling and professional opportunities and Starting over is always an option: Youth and Adult Education". The studies were based on theoretical contributions, among which I highlight Azevedo (2006), Freire (1987), Junior (2018), Libâneo (2005), among others. The research enabled a broad understanding of the theme in focus and, as a result, it is possible to state that school dropout, due to various causes, is directly linked to opportunities in the job market. The narratives of the study participants reaffirmed that the level of education interferes with entry, the type of position held, permanence and growth within the company. Also, the arguments presented revealed the implications in the personal life of each subject with regard to self-esteem and social inclusion. Still, it was evident that most of the interviewees did not resume their studies, but, currently, they are thinking about returning to study and, although they have never attended EJA, they understand that, through this teaching modality, they can complete their studies and obtain a training that contributes to the guarantee of their rights and opportunities as citizens. [resumo fornecido pelo autor]EducaçãoEvasão escolarJovens - EmpregoEducação de jovens e adultos e o mundo do trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2022-12-14ORIGINALTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdfTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdfapplication/pdf784674https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11920/1/TCC%20Larissa%20de%20Souza%20Guadagnin.pdf414c23733129a06b22c157ba9366148fMD51TEXTTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdf.txtTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdf.txtExtracted texttext/plain147931https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11920/2/TCC%20Larissa%20de%20Souza%20Guadagnin.pdf.txt5d34392e0223fe62247b2762c6053a43MD52THUMBNAILTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdf.jpgTCC Larissa de Souza Guadagnin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11920/3/TCC%20Larissa%20de%20Souza%20Guadagnin.pdf.jpg6b5b11b3bcbef9fc259dc577b331ff41MD5311338/119202023-05-03 07:01:00.941oai:repositorio.ucs.br:11338/11920Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:01.156485Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
title Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
spellingShingle Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
Guadagnin, Larissa de Souza
Educação
Evasão escolar
Jovens - Emprego
title_short Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
title_full Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
title_fullStr Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
title_sort Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho
author Guadagnin, Larissa de Souza
author_facet Guadagnin, Larissa de Souza
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Farina, Silvia Hauser
Teixeira, Lezilda Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Guadagnin, Larissa de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedrini, Maristela
contributor_str_mv Pedrini, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Evasão escolar
Jovens - Emprego
topic Educação
Evasão escolar
Jovens - Emprego
description O presente trabalho aborda o tema "Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho", com o objetivo de investigar implicações da falta da escolarização no âmbito pessoal e profissional de sujeitos que não concluíram seus estudos na educação Básica. Para tanto, a referida investigação buscou resposta ao problema "Quais as implicações da falta da escolarização no âmbito pessoal e profissional dos sujeitos colaboradores da empresa X, localizada no município de Vila Flores-RS?". A pesquisa descrita, de natureza aplicada, de campo, de cunho qualitativo e caráter exploratório quanto aos seus objetivos, foi desenvolvida através da metodologia de estudo de caso (GIL, 2008) com aplicação de entrevistas semiestruturadas a dez colaboradores que atuam em diferentes setores da empresa-campo de investigação. Os dados coletados foram analisados por meio da análise textual discursiva (MORAES, 2003) como maneira de analisar o conteúdo dos discursos, permitindo a livre expressão das participantes, a fim de construir respostas ao problema de pesquisa da qual emergiram os seguintes blocos de estudo: "Educação: direito de todos, privilégio apenas para alguns; Escolaridade e oportunidades profissionais e Recomeçar sempre é uma opção: a Educação de Jovens e Adultos". Os estudos foram fundamentados em aportes teóricos entre os quais destaco Azevedo (2006), Freire (1987), Junior (2018), Libâneo (2005), entre outros. A pesquisa possibilitou uma ampla compreensão acerca da temática em foco e, como resultados, é possível afirmar que o abandono escolar, este devido a várias causas, está diretamente ligado às oportunidades no mercado de trabalho. As narrativas dos participantes do estudo reafirmaram que o nível de escolaridade interfere na entrada, no tipo de cargo a exercer, na permanência e no crescimento dentro da empresa. Também, os argumentos apresentados revelaram as implicações na vida pessoal de cada sujeito no que se refere à autoestima e inclusão social. Ainda, ficou evidente que grande parte dos entrevistados não retomou os estudos, mas, atualmente, os mesmos pensam em voltar a estudar e, embora nunca tendo frequentado a EJA, compreendem que, através desta modalidade de ensino, podem concluir seus estudos e obter uma formação que contribua para a garantia de seus direitos e oportunidades enquanto cidadãos. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-02T19:33:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-02T19:33:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11920
url https://repositorio.ucs.br/11338/11920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11920/1/TCC%20Larissa%20de%20Souza%20Guadagnin.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11920/2/TCC%20Larissa%20de%20Souza%20Guadagnin.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11920/3/TCC%20Larissa%20de%20Souza%20Guadagnin.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 414c23733129a06b22c157ba9366148f
5d34392e0223fe62247b2762c6053a43
6b5b11b3bcbef9fc259dc577b331ff41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258429622386688