Ética publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12987 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma a comunicação publicitária de marcas de produtos de beleza da atualidade encobre informações relevantes relacionadas à sustentabilidade a partir das técnicas de greenwashing. Deste modo, a metodologia envolve um estudo exploratório, de viés qualitativo. Os estudos bibliográficos são fundamentais para dar o aporte inicial ao trabalho. Faz-se necessário para a construção da análise final a apresentação de marcas, produtos e o olhar sobre o conteúdo da comunicação, a observação com pesquisa de campo e análise de conteúdo via internet, a fim de investigar com mais profundidade como apelos enganosos estão presentes na comunicação publicitária, persuadindo o consumidor. A estrutura do estudo visa inicialmente compreender as novas tendências de consumo, com foco em veganismo e no movimento cruelty free, segue com uma abordagem sobre o discurso verde e as práticas de eco propaganda e busca, ao final, lançar um olhar sobre a comunicação publicitária de marcas e produtos presente em diferentes meios, especialmente na indústria da beleza, com uso do greenwhashing. Ao final desse estudo é possível compreender manifestações e motivações que permeiam o falso discurso sustentável de marcas, com o intuito de motivar o público ao consumo, baseando-se em técnicas de marketing sustentável, mas que falham na comunicação e acabam praticando os pecados do greenwashing. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_5968a22eb0ee092188082c9d61f58f4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12987 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Motta, Giulia LeiteArnt, Carlos Antonio de AndradeSilva, Aline Valéria Fagundes daSilva, Ivana Almeida da2024-01-29T18:45:45Z2024-01-29T18:45:45Z2023-12-202022-12-07https://repositorio.ucs.br/11338/12987O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma a comunicação publicitária de marcas de produtos de beleza da atualidade encobre informações relevantes relacionadas à sustentabilidade a partir das técnicas de greenwashing. Deste modo, a metodologia envolve um estudo exploratório, de viés qualitativo. Os estudos bibliográficos são fundamentais para dar o aporte inicial ao trabalho. Faz-se necessário para a construção da análise final a apresentação de marcas, produtos e o olhar sobre o conteúdo da comunicação, a observação com pesquisa de campo e análise de conteúdo via internet, a fim de investigar com mais profundidade como apelos enganosos estão presentes na comunicação publicitária, persuadindo o consumidor. A estrutura do estudo visa inicialmente compreender as novas tendências de consumo, com foco em veganismo e no movimento cruelty free, segue com uma abordagem sobre o discurso verde e as práticas de eco propaganda e busca, ao final, lançar um olhar sobre a comunicação publicitária de marcas e produtos presente em diferentes meios, especialmente na indústria da beleza, com uso do greenwhashing. Ao final desse estudo é possível compreender manifestações e motivações que permeiam o falso discurso sustentável de marcas, com o intuito de motivar o público ao consumo, baseando-se em técnicas de marketing sustentável, mas que falham na comunicação e acabam praticando os pecados do greenwashing. [resumo fornecido pelo autor]The present work aims to investigate how the advertising communication of current beauty product brands covers up relevant information related to sustainability based on greenwashing techniques. Thus, the methodology involves an exploratory study, with a qualitative bias. Bibliographic studies are fundamental to give the initial contribution to the work. It is necessary for the construction of the final analysis to present brands, products and look at the content of the communication, observation with field research and content analysis through the internet, to investigate in more depth how misleading appeals are present in the advertising communication, persuading the consumer. The structure of the study initially aims to understand the new consumption trends, focusing on veganism and the cruelty free movement, follows with an approach on the green discourse and eco-advertising practices and seeks, in the end, to take a look at advertising communication of brands and products present in different media, especially in the beauty industry, using greenwhashing. At the end of this study, it is possible to understand manifestations and motivations that permeate the false sustainable discourse of brands, with the aim of motivating the public to consume, based on sustainable marketing techniques, but which fail to communicate and end up practicing the sins of greenwashing. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeComunicaçãoSustentabilidadeÉticaMarketingÉtica publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-19ORIGINALTCC Giulia Leite Motta.pdfTCC Giulia Leite Motta.pdfapplication/pdf5111986https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12987/1/TCC%20Giulia%20Leite%20Motta.pdfa7ad9c2a503c7eb07c0b214a5f9e5e33MD51TEXTTCC Giulia Leite Motta.pdf.txtTCC Giulia Leite Motta.pdf.txtExtracted texttext/plain277624https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12987/2/TCC%20Giulia%20Leite%20Motta.pdf.txt569e65a0a6395bb70a3a4fdabf96ebe2MD52THUMBNAILTCC Giulia Leite Motta.pdf.jpgTCC Giulia Leite Motta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12987/3/TCC%20Giulia%20Leite%20Motta.pdf.jpgf4f1384dc6831846fc2c48337eeb65a0MD5311338/129872024-01-30 06:05:03.317oai:repositorio.ucs.br:11338/12987Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-01-30T06:05:03Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ética publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashing |
title |
Ética publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashing |
spellingShingle |
Ética publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashing Motta, Giulia Leite Publicidade Comunicação Sustentabilidade Ética Marketing |
title_short |
Ética publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashing |
title_full |
Ética publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashing |
title_fullStr |
Ética publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashing |
title_full_unstemmed |
Ética publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashing |
title_sort |
Ética publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashing |
author |
Motta, Giulia Leite |
author_facet |
Motta, Giulia Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Arnt, Carlos Antonio de Andrade Silva, Aline Valéria Fagundes da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Giulia Leite |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ivana Almeida da |
contributor_str_mv |
Silva, Ivana Almeida da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Comunicação Sustentabilidade Ética Marketing |
topic |
Publicidade Comunicação Sustentabilidade Ética Marketing |
description |
O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma a comunicação publicitária de marcas de produtos de beleza da atualidade encobre informações relevantes relacionadas à sustentabilidade a partir das técnicas de greenwashing. Deste modo, a metodologia envolve um estudo exploratório, de viés qualitativo. Os estudos bibliográficos são fundamentais para dar o aporte inicial ao trabalho. Faz-se necessário para a construção da análise final a apresentação de marcas, produtos e o olhar sobre o conteúdo da comunicação, a observação com pesquisa de campo e análise de conteúdo via internet, a fim de investigar com mais profundidade como apelos enganosos estão presentes na comunicação publicitária, persuadindo o consumidor. A estrutura do estudo visa inicialmente compreender as novas tendências de consumo, com foco em veganismo e no movimento cruelty free, segue com uma abordagem sobre o discurso verde e as práticas de eco propaganda e busca, ao final, lançar um olhar sobre a comunicação publicitária de marcas e produtos presente em diferentes meios, especialmente na indústria da beleza, com uso do greenwhashing. Ao final desse estudo é possível compreender manifestações e motivações que permeiam o falso discurso sustentável de marcas, com o intuito de motivar o público ao consumo, baseando-se em técnicas de marketing sustentável, mas que falham na comunicação e acabam praticando os pecados do greenwashing. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-29T18:45:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-29T18:45:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12987 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12987/1/TCC%20Giulia%20Leite%20Motta.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12987/2/TCC%20Giulia%20Leite%20Motta.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12987/3/TCC%20Giulia%20Leite%20Motta.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7ad9c2a503c7eb07c0b214a5f9e5e33 569e65a0a6395bb70a3a4fdabf96ebe2 f4f1384dc6831846fc2c48337eeb65a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308879009841152 |