A natureza da matemática no contexto de redimensão de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Abreu da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6730
Resumo: Apresentamos uma pesquisa com contribuições advindas do estudo da Natureza da Matemática para redimensão de práticas pedagógicas para o ensino da Matemática na Educação Básica. Para a contextualização dessa pesquisa, foram utilizados os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2017. Esse sistema evidencia as possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos com o processo de aprender Matemática, além de colocar em foco as demandas e desafios para as práticas pedagógicas docentes. O referencial teórico apoia-se na Natureza da Matemática conceituada por Stewart (1996), nas ideias apresentadas por Becker (2012) para as concepções sobre a Matemática de professores de Matemática e em Franco (2015) para apresentar características sobre práticas pedagógicas. Observou-se que, baseado em Becker (2012), as concepções apresentadas pelos professores sobre área da Matemática podem interferir na sua prática docente, sendo necessário revisar seus próprios conceitos para planejar sua prática. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo com professores atuantes na Educação Básica pública do município de Caxias do Sul. O corpus da pesquisa foi construído a partir das transcrições das entrevistas dialogadas realizadas com oito professores da Educação Básica, sendo quatro deles atuantes no Ensino Médio da rede estadual e quatro deles atuantes no Ensino Fundamental da rede municipal. As entrevistas foram realizadas via chamada de vídeo no aplicativo Whatsapp nos meses de maio e junho de 2020. Os dados construídos foram analisados e discutidos a partir da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). As categorias identificadas foram: Muitos, muitos exercícios; Linguagem Coloquial e Linguagem Matemática; Historinha; `Onde que a gente usa isso??; Anos Iniciais: Formação e Bloqueio e Sobre `O que é a Matemática??. Os desdobramentos da pesquisa indicam que as práticas para o ensino de Matemática precisam estar focadas em significação e compreensão, para assim terem o potencial de desenvolver o pensamento lógico matemático; as práticas focadas apenas na resolução de exercícios podem não desencadear processos que levem à aprendizagem de conceitos matemáticos; a contextualização deve ser adaptada à realidade do aluno para que seja possível que os alunos signifiquem as operações realizadas, podendo ir além da manipulação de símbolos, mas relacionando-os com a Natureza da Matemática; a linguagem matemática é parte constituinte de sua natureza e diz respeito a sua capacidade de representar fenômenos e situações do cotidiano. Isso precisa ser objeto de estudo para proporcionar aos estudantes esse entendimento. Podemos ainda inferir sobre a importância dos cursos de licenciatura incluírem em seus currículos estudos relacionados à Natureza da Matemática e sua importância, podendo influenciar a criação de práticas educativas no contexto da Educação Básica. Esse conhecimento pode auxiliar o professor a redimensionar suas práticas pedagógicas para que elas possam ser base para que o ensino da Matemática possa desenvolver o pensamento lógico-dedutivo dentre outras competências recomendadas para essa área do conhecimento [resumo fornecido pelo autor].
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O referencial teórico apoia-se na Natureza da Matemática conceituada por Stewart (1996), nas ideias apresentadas por Becker (2012) para as concepções sobre a Matemática de professores de Matemática e em Franco (2015) para apresentar características sobre práticas pedagógicas. Observou-se que, baseado em Becker (2012), as concepções apresentadas pelos professores sobre área da Matemática podem interferir na sua prática docente, sendo necessário revisar seus próprios conceitos para planejar sua prática. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo com professores atuantes na Educação Básica pública do município de Caxias do Sul. O corpus da pesquisa foi construído a partir das transcrições das entrevistas dialogadas realizadas com oito professores da Educação Básica, sendo quatro deles atuantes no Ensino Médio da rede estadual e quatro deles atuantes no Ensino Fundamental da rede municipal. As entrevistas foram realizadas via chamada de vídeo no aplicativo Whatsapp nos meses de maio e junho de 2020. Os dados construídos foram analisados e discutidos a partir da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). As categorias identificadas foram: Muitos, muitos exercícios; Linguagem Coloquial e Linguagem Matemática; Historinha; `Onde que a gente usa isso??; Anos Iniciais: Formação e Bloqueio e Sobre `O que é a Matemática??. Os desdobramentos da pesquisa indicam que as práticas para o ensino de Matemática precisam estar focadas em significação e compreensão, para assim terem o potencial de desenvolver o pensamento lógico matemático; as práticas focadas apenas na resolução de exercícios podem não desencadear processos que levem à aprendizagem de conceitos matemáticos; a contextualização deve ser adaptada à realidade do aluno para que seja possível que os alunos signifiquem as operações realizadas, podendo ir além da manipulação de símbolos, mas relacionando-os com a Natureza da Matemática; a linguagem matemática é parte constituinte de sua natureza e diz respeito a sua capacidade de representar fenômenos e situações do cotidiano. Isso precisa ser objeto de estudo para proporcionar aos estudantes esse entendimento. Podemos ainda inferir sobre a importância dos cursos de licenciatura incluírem em seus currículos estudos relacionados à Natureza da Matemática e sua importância, podendo influenciar a criação de práticas educativas no contexto da Educação Básica. Esse conhecimento pode auxiliar o professor a redimensionar suas práticas pedagógicas para que elas possam ser base para que o ensino da Matemática possa desenvolver o pensamento lógico-dedutivo dentre outras competências recomendadas para essa área do conhecimento [resumo fornecido pelo autor].We present a research with contributions from the study of the Nature of Mathematics to redimension pedagogical practices for teaching Mathematics in Basic Education. To contextualize this research, data from the Basic Education Assessment System (BEAS) 2017 were used. This system highlights the possible difficulties presented by students with the process of learning mathematics, in addition to focusing on the demands and challenges for pedagogical practices of teachers. The theoretical framework is based on the Nature of Mathematics conceptualized by Stewart (1996), on the ideas presented by Becker (2012) for the mathematics teachers' conceptions on Mathematics and on Franco (2015) to present characteristics on pedagogical practices. It was observed that, based on Becker (2012), the conceptions presented by teachers about the área of Mathematics can interfere in their teaching practice, being necessary to review their own concepts to plan their practice. In order to achieve the proposed objectives, an exploratory qualitative research was carried out with teachers working in public Basic Education in the city of Caxias do Sul. The research corpus was built from the transcripts of the dialogued interviews conducted with eight teachers of Basic Education, which four of them working in secondary education in the state network and four of them working in elementary education in the municipal network. The interviews were conducted via vídeo call on the Whatsapp application in the months of May and June 2020. The constructed data were analyzed and discussed from the Textual Discursive Analysis of Moraes and Galiazzi (2011). The identified categories were: Many, many exercises; Colloquial Language and Mathematical Language; Little History; `Where do we use this??; Early Years: Training and Blocking and About `What is Mathematics??. The developments of the research indicate that the practices for teaching Mathematics need to be focused on meaning and understanding, so that they have the potential to develop logical mathematical thinking; practices focused only on solving exercises may not initiate processes that lead to the learning of mathematical concepts; contextualization must be adapted to the student's reality so that it is possible for students to signify the operations performed, being able to go beyond the manipulation of symbols, but relating them to the Nature of Mathematics; mathematical language is a constituent part of its nature and concerns its ability to represent every Day phenomena and situations. This needs to be studied in order to provide students with this understanding. We can also infer about the importance of undergraduate courses to include in their curriculum studies related to the Nature of Mathematics and their importance, which may influence the creation of educational practices in the context of Basic Education. This knowledge can help the teacher to resize his pedagogical practices so that they can be the basis for the teaching of mathematics to develop logical-deductive thinking among other competencies recommended for this área of knowledge [resumo fornecido pelo autor].Mathematics - Study and teachingLearningBasic EducationMatemática - Estudo e ensinoAprendizagemEducação básicaA natureza da matemática no contexto de redimensão de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2706529Z4SILVA, A. A.Mestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-08ORIGINALDissertação Andressa Abreu da Silva.pdfDissertação Andressa Abreu da Silva.pdfapplication/pdf1678175https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6730/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andressa%20Abreu%20da%20Silva.pdf586ce4276e70b16b7403fb23e060faf3MD51TEXTDissertação Andressa Abreu da Silva.pdf.txtDissertação Andressa Abreu da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain289568https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6730/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andressa%20Abreu%20da%20Silva.pdf.txtd274e61d6d43d86f987492c1e5dd0ffdMD52THUMBNAILDissertação Andressa Abreu da Silva.pdf.jpgDissertação Andressa Abreu da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6730/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andressa%20Abreu%20da%20Silva.pdf.jpga269fe92b15ff01a0ea0907bbce0e246MD5311338/67302020-12-22 19:57:10.173oai:repositorio.ucs.br:11338/6730Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:25.930974Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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