A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lotes, Daiane
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/13114
Resumo: O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. Esta pesquisa propõe reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissionalizante, a partir da abordagem hermenêutica de Gadamer sobre o pré-conceito e sua reabilitação na tradição filosófica. Ao tratar aqui sobre pré-conceitos, acompanhando a argumentação do autor, o texto o faz evidenciando esses conhecimentos prévios como condição para a compreensão. É importante destacar que em toda relação de ensino e aprendizagem existem situações que vão além do conteúdo técnico que se ensina em sala de aula. O ambiente também é levado em consideração, e por esse motivo, falar sobre pré-conceitos na formação continuada de professores, é dizer algo que não é explícito e que, portanto, o inusitado faz parte do processo. A pesquisa tem sua orientação teórica a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, no que diz respeito aos conceitos de experiência, diálogo, deliberação e pré-conceito como pensamentos norteadores na formação continuada de professores e como orientação metodológica, reflexões feitas a partir das experiências e vivências acadêmicas da autora do texto nas jornadas de formação continuada de professores. A pesquisa conclui que a há uma melhoria na relação de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de formação continuada de professores quando as vivências e experiências do docente são levadas em consideração. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_64d2697153213a9b7a799cd6338ea8f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/13114
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Lotes, DaianeAzevedo, Tânia Maris deSoave, CláudiaBoufleuer, José PedroCarbonara, Vanderlei2024-03-05T17:40:07Z2024-03-05T17:40:07Z2024-03-042023-12-13https://repositorio.ucs.br/11338/13114O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. Esta pesquisa propõe reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissionalizante, a partir da abordagem hermenêutica de Gadamer sobre o pré-conceito e sua reabilitação na tradição filosófica. Ao tratar aqui sobre pré-conceitos, acompanhando a argumentação do autor, o texto o faz evidenciando esses conhecimentos prévios como condição para a compreensão. É importante destacar que em toda relação de ensino e aprendizagem existem situações que vão além do conteúdo técnico que se ensina em sala de aula. O ambiente também é levado em consideração, e por esse motivo, falar sobre pré-conceitos na formação continuada de professores, é dizer algo que não é explícito e que, portanto, o inusitado faz parte do processo. A pesquisa tem sua orientação teórica a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, no que diz respeito aos conceitos de experiência, diálogo, deliberação e pré-conceito como pensamentos norteadores na formação continuada de professores e como orientação metodológica, reflexões feitas a partir das experiências e vivências acadêmicas da autora do texto nas jornadas de formação continuada de professores. A pesquisa conclui que a há uma melhoria na relação de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de formação continuada de professores quando as vivências e experiências do docente são levadas em consideração. [resumo fornecido pelo autor]The teacher, when carrying out his classroom practice, is based on the technical knowledge arising from his training, and, in addition, he takes with him pre-concepts that influence the decision-making to teach such a subject. This research proposes reflection on the continued training of vocational education teachers, based on Gadamer's hermeneutic approach to the pre-concept and its rehabilitation in the philosophical tradition. When dealing here with preconceptions, following the author's arguments, the text does so by highlighting this prior knowledge as a condition for understanding. It is important to highlight that in every teaching and learning relationship there are situations that go beyond the technical content taught in the classroom. The environment is also taken into consideration, and for this reason, talking about preconceptions in the continuing education of teachers is saying something that is not explicit and, therefore, the unusual is part of the process. The research has its theoretical orientation from the philosophical hermeneutics of Hans- Georg Gadamer, with regard to the concepts of experience, dialogue, deliberation and pre-concept as guiding thoughts in the continued training of teachers and as methodological guidance, reflections made from of the academic experiences of the author of the text in the continuing teacher training days. The research concludes that there is an improvement in the teaching and learning relationship and in the dynamics of continuing teacher training when the teacher's experiences are taken into account. [resumo fornecido pelo autor]engporProfessores - FormaçãoEducação permanenteEnsino profissionalHermenêuticaTeachers, Training ofContinuing education - HealthVocational educationHermeneuticsA formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosóficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7001862821875308LOTES, DAIANEMestrado Acadêmico em EducaçãoRech, Gelson LeonardoCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Daiane Lotes.pdfDissertação Daiane Lotes.pdfapplication/pdf527498https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdfdeb3a2e82027e435d164df8682997b34MD51TEXTDissertação Daiane Lotes.pdf.txtDissertação Daiane Lotes.pdf.txtExtracted texttext/plain162822https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdf.txt382f2a7370de3201fc72940798efe50bMD52THUMBNAILDissertação Daiane Lotes.pdf.jpgDissertação Daiane Lotes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdf.jpg4630e403127743b51858c530beb23479MD5311338/131142024-03-06 07:00:27.984oai:repositorio.ucs.br:11338/13114Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-06T07:00:27Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
title A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
spellingShingle A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
Lotes, Daiane
Professores - Formação
Educação permanente
Ensino profissional
Hermenêutica
Teachers, Training of
Continuing education - Health
Vocational education
Hermeneutics
title_short A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
title_full A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
title_fullStr A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
title_full_unstemmed A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
title_sort A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
author Lotes, Daiane
author_facet Lotes, Daiane
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
Soave, Cláudia
Boufleuer, José Pedro
dc.contributor.author.fl_str_mv Lotes, Daiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carbonara, Vanderlei
contributor_str_mv Carbonara, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação permanente
Ensino profissional
Hermenêutica
topic Professores - Formação
Educação permanente
Ensino profissional
Hermenêutica
Teachers, Training of
Continuing education - Health
Vocational education
Hermeneutics
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers, Training of
Continuing education - Health
Vocational education
Hermeneutics
description O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. Esta pesquisa propõe reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissionalizante, a partir da abordagem hermenêutica de Gadamer sobre o pré-conceito e sua reabilitação na tradição filosófica. Ao tratar aqui sobre pré-conceitos, acompanhando a argumentação do autor, o texto o faz evidenciando esses conhecimentos prévios como condição para a compreensão. É importante destacar que em toda relação de ensino e aprendizagem existem situações que vão além do conteúdo técnico que se ensina em sala de aula. O ambiente também é levado em consideração, e por esse motivo, falar sobre pré-conceitos na formação continuada de professores, é dizer algo que não é explícito e que, portanto, o inusitado faz parte do processo. A pesquisa tem sua orientação teórica a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, no que diz respeito aos conceitos de experiência, diálogo, deliberação e pré-conceito como pensamentos norteadores na formação continuada de professores e como orientação metodológica, reflexões feitas a partir das experiências e vivências acadêmicas da autora do texto nas jornadas de formação continuada de professores. A pesquisa conclui que a há uma melhoria na relação de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de formação continuada de professores quando as vivências e experiências do docente são levadas em consideração. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-05T17:40:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-05T17:40:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/13114
url https://repositorio.ucs.br/11338/13114
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv deb3a2e82027e435d164df8682997b34
382f2a7370de3201fc72940798efe50b
4630e403127743b51858c530beb23479
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308879829827584