A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/13114 |
Resumo: | O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. Esta pesquisa propõe reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissionalizante, a partir da abordagem hermenêutica de Gadamer sobre o pré-conceito e sua reabilitação na tradição filosófica. Ao tratar aqui sobre pré-conceitos, acompanhando a argumentação do autor, o texto o faz evidenciando esses conhecimentos prévios como condição para a compreensão. É importante destacar que em toda relação de ensino e aprendizagem existem situações que vão além do conteúdo técnico que se ensina em sala de aula. O ambiente também é levado em consideração, e por esse motivo, falar sobre pré-conceitos na formação continuada de professores, é dizer algo que não é explícito e que, portanto, o inusitado faz parte do processo. A pesquisa tem sua orientação teórica a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, no que diz respeito aos conceitos de experiência, diálogo, deliberação e pré-conceito como pensamentos norteadores na formação continuada de professores e como orientação metodológica, reflexões feitas a partir das experiências e vivências acadêmicas da autora do texto nas jornadas de formação continuada de professores. A pesquisa conclui que a há uma melhoria na relação de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de formação continuada de professores quando as vivências e experiências do docente são levadas em consideração. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_64d2697153213a9b7a799cd6338ea8f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/13114 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lotes, DaianeAzevedo, Tânia Maris deSoave, CláudiaBoufleuer, José PedroCarbonara, Vanderlei2024-03-05T17:40:07Z2024-03-05T17:40:07Z2024-03-042023-12-13https://repositorio.ucs.br/11338/13114O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. Esta pesquisa propõe reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissionalizante, a partir da abordagem hermenêutica de Gadamer sobre o pré-conceito e sua reabilitação na tradição filosófica. Ao tratar aqui sobre pré-conceitos, acompanhando a argumentação do autor, o texto o faz evidenciando esses conhecimentos prévios como condição para a compreensão. É importante destacar que em toda relação de ensino e aprendizagem existem situações que vão além do conteúdo técnico que se ensina em sala de aula. O ambiente também é levado em consideração, e por esse motivo, falar sobre pré-conceitos na formação continuada de professores, é dizer algo que não é explícito e que, portanto, o inusitado faz parte do processo. A pesquisa tem sua orientação teórica a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, no que diz respeito aos conceitos de experiência, diálogo, deliberação e pré-conceito como pensamentos norteadores na formação continuada de professores e como orientação metodológica, reflexões feitas a partir das experiências e vivências acadêmicas da autora do texto nas jornadas de formação continuada de professores. A pesquisa conclui que a há uma melhoria na relação de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de formação continuada de professores quando as vivências e experiências do docente são levadas em consideração. [resumo fornecido pelo autor]The teacher, when carrying out his classroom practice, is based on the technical knowledge arising from his training, and, in addition, he takes with him pre-concepts that influence the decision-making to teach such a subject. This research proposes reflection on the continued training of vocational education teachers, based on Gadamer's hermeneutic approach to the pre-concept and its rehabilitation in the philosophical tradition. When dealing here with preconceptions, following the author's arguments, the text does so by highlighting this prior knowledge as a condition for understanding. It is important to highlight that in every teaching and learning relationship there are situations that go beyond the technical content taught in the classroom. The environment is also taken into consideration, and for this reason, talking about preconceptions in the continuing education of teachers is saying something that is not explicit and, therefore, the unusual is part of the process. The research has its theoretical orientation from the philosophical hermeneutics of Hans- Georg Gadamer, with regard to the concepts of experience, dialogue, deliberation and pre-concept as guiding thoughts in the continued training of teachers and as methodological guidance, reflections made from of the academic experiences of the author of the text in the continuing teacher training days. The research concludes that there is an improvement in the teaching and learning relationship and in the dynamics of continuing teacher training when the teacher's experiences are taken into account. [resumo fornecido pelo autor]engporProfessores - FormaçãoEducação permanenteEnsino profissionalHermenêuticaTeachers, Training ofContinuing education - HealthVocational educationHermeneuticsA formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosóficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7001862821875308LOTES, DAIANEMestrado Acadêmico em EducaçãoRech, Gelson LeonardoCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Daiane Lotes.pdfDissertação Daiane Lotes.pdfapplication/pdf527498https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdfdeb3a2e82027e435d164df8682997b34MD51TEXTDissertação Daiane Lotes.pdf.txtDissertação Daiane Lotes.pdf.txtExtracted texttext/plain162822https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdf.txt382f2a7370de3201fc72940798efe50bMD52THUMBNAILDissertação Daiane Lotes.pdf.jpgDissertação Daiane Lotes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdf.jpg4630e403127743b51858c530beb23479MD5311338/131142024-03-06 07:00:27.984oai:repositorio.ucs.br:11338/13114Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-06T07:00:27Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica |
title |
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica |
spellingShingle |
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica Lotes, Daiane Professores - Formação Educação permanente Ensino profissional Hermenêutica Teachers, Training of Continuing education - Health Vocational education Hermeneutics |
title_short |
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica |
title_full |
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica |
title_fullStr |
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica |
title_full_unstemmed |
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica |
title_sort |
A formação continuada de professores da educação profissionalizante em diálogo com a hermenêutica filosófica |
author |
Lotes, Daiane |
author_facet |
Lotes, Daiane |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Azevedo, Tânia Maris de Soave, Cláudia Boufleuer, José Pedro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lotes, Daiane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carbonara, Vanderlei |
contributor_str_mv |
Carbonara, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação permanente Ensino profissional Hermenêutica |
topic |
Professores - Formação Educação permanente Ensino profissional Hermenêutica Teachers, Training of Continuing education - Health Vocational education Hermeneutics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers, Training of Continuing education - Health Vocational education Hermeneutics |
description |
O professor, ao realizar sua prática de sala de aula, tem como base o conhecimento técnico oriundo de sua formação, e, além disso, leva consigo pré-conceitos que influenciam na tomada de decisão para ensinar tal assunto. Esta pesquisa propõe reflexão sobre a formação continuada de professores da educação profissionalizante, a partir da abordagem hermenêutica de Gadamer sobre o pré-conceito e sua reabilitação na tradição filosófica. Ao tratar aqui sobre pré-conceitos, acompanhando a argumentação do autor, o texto o faz evidenciando esses conhecimentos prévios como condição para a compreensão. É importante destacar que em toda relação de ensino e aprendizagem existem situações que vão além do conteúdo técnico que se ensina em sala de aula. O ambiente também é levado em consideração, e por esse motivo, falar sobre pré-conceitos na formação continuada de professores, é dizer algo que não é explícito e que, portanto, o inusitado faz parte do processo. A pesquisa tem sua orientação teórica a partir da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, no que diz respeito aos conceitos de experiência, diálogo, deliberação e pré-conceito como pensamentos norteadores na formação continuada de professores e como orientação metodológica, reflexões feitas a partir das experiências e vivências acadêmicas da autora do texto nas jornadas de formação continuada de professores. A pesquisa conclui que a há uma melhoria na relação de ensino e aprendizagem e nas dinâmicas de formação continuada de professores quando as vivências e experiências do docente são levadas em consideração. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-05T17:40:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-05T17:40:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/13114 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/13114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13114/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Lotes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
deb3a2e82027e435d164df8682997b34 382f2a7370de3201fc72940798efe50b 4630e403127743b51858c530beb23479 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308879829827584 |