Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11960 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso investiga o papel do professor nos processos criativos em sala de aula, partindo do estudo da conceitualização de intertextualidade e suas relações inter-gráficas no componente Artes Visuais para discutir a importância da imagem no cotidiano de sala de aula, bem como dos diferentes modos da pesquisa em arte e possibilidades de suas adequações para a realização das atividades artísticas. Também compõe o estudo, a apresentação de um relato de experiência junto ao Ensino Fundamental auxiliando na análise e fundamentação deste estudo a partir de uma abordagem realizada em formato de laboratório de arte. O referencial teórico utilizado conta com as ideias de pesquisadores como Ana Mae Barbosa, Fernando Hernández, Maria Helena Wagner Rossi, Analice Pillar, Maria Fusari e Maria Heloísa Ferraz, bem como Umberto Eco, Armindo Trevisan, Sandra Rey, Silvio Zamboni etc. A realização deste estudo permitiu a ampliação do pensamento de que, para mediar o processo criativo e artístico, o professor deve compreender e, em muitos momentos assumir um papel de produtor, crítico, curador, de sensibilização e estudo constante sobre o mundo da arte e o universo de seus alunos. Conhecer a arte e entender a realidade da turma e suas referências pode ser um caminho para oferecer segurança para que os alunos tragam sua cultura para o trabalho em sala de aula e, assim, compreendam o real sentido da presença da arte na escola e em suas vidas. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_65c62e5339ca3593f404114433536381 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11960 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gabriel Marques daBoone, Sinara MariaAlmeida, Claudia Zamboni deBoone, Sinara Maria2023-05-15T13:32:08Z2023-05-15T13:32:08Z2023-03-302022-12-07https://repositorio.ucs.br/11338/11960Este trabalho de conclusão de curso investiga o papel do professor nos processos criativos em sala de aula, partindo do estudo da conceitualização de intertextualidade e suas relações inter-gráficas no componente Artes Visuais para discutir a importância da imagem no cotidiano de sala de aula, bem como dos diferentes modos da pesquisa em arte e possibilidades de suas adequações para a realização das atividades artísticas. Também compõe o estudo, a apresentação de um relato de experiência junto ao Ensino Fundamental auxiliando na análise e fundamentação deste estudo a partir de uma abordagem realizada em formato de laboratório de arte. O referencial teórico utilizado conta com as ideias de pesquisadores como Ana Mae Barbosa, Fernando Hernández, Maria Helena Wagner Rossi, Analice Pillar, Maria Fusari e Maria Heloísa Ferraz, bem como Umberto Eco, Armindo Trevisan, Sandra Rey, Silvio Zamboni etc. A realização deste estudo permitiu a ampliação do pensamento de que, para mediar o processo criativo e artístico, o professor deve compreender e, em muitos momentos assumir um papel de produtor, crítico, curador, de sensibilização e estudo constante sobre o mundo da arte e o universo de seus alunos. Conhecer a arte e entender a realidade da turma e suas referências pode ser um caminho para oferecer segurança para que os alunos tragam sua cultura para o trabalho em sala de aula e, assim, compreendam o real sentido da presença da arte na escola e em suas vidas. [resumo fornecido pelo autor]Arte - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEnsino - MetodologiaLaboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Artes VisuaisCampus 82023-03-29ORIGINALTCC Gabriel Marques da Silva.pdfTCC Gabriel Marques da Silva.pdfapplication/pdf964382https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/1/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf015940aebee69a7400963013da503b74MD51TEXTTCC Gabriel Marques da Silva.pdf.txtTCC Gabriel Marques da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain90338https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/2/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf.txt4d9bb8f6e6b99841903efddfcd7a0ab3MD52THUMBNAILTCC Gabriel Marques da Silva.pdf.jpgTCC Gabriel Marques da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/3/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf.jpg5cb1bf82e39fbc8e13eb928bfe95575eMD5311338/119602023-05-16 07:00:37.267oai:repositorio.ucs.br:11338/11960Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-05-16T07:00:37Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos |
title |
Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos |
spellingShingle |
Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos Silva, Gabriel Marques da Arte - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino - Metodologia |
title_short |
Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos |
title_full |
Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos |
title_fullStr |
Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos |
title_full_unstemmed |
Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos |
title_sort |
Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos |
author |
Silva, Gabriel Marques da |
author_facet |
Silva, Gabriel Marques da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Boone, Sinara Maria Almeida, Claudia Zamboni de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriel Marques da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boone, Sinara Maria |
contributor_str_mv |
Boone, Sinara Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino - Metodologia |
topic |
Arte - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino - Metodologia |
description |
Este trabalho de conclusão de curso investiga o papel do professor nos processos criativos em sala de aula, partindo do estudo da conceitualização de intertextualidade e suas relações inter-gráficas no componente Artes Visuais para discutir a importância da imagem no cotidiano de sala de aula, bem como dos diferentes modos da pesquisa em arte e possibilidades de suas adequações para a realização das atividades artísticas. Também compõe o estudo, a apresentação de um relato de experiência junto ao Ensino Fundamental auxiliando na análise e fundamentação deste estudo a partir de uma abordagem realizada em formato de laboratório de arte. O referencial teórico utilizado conta com as ideias de pesquisadores como Ana Mae Barbosa, Fernando Hernández, Maria Helena Wagner Rossi, Analice Pillar, Maria Fusari e Maria Heloísa Ferraz, bem como Umberto Eco, Armindo Trevisan, Sandra Rey, Silvio Zamboni etc. A realização deste estudo permitiu a ampliação do pensamento de que, para mediar o processo criativo e artístico, o professor deve compreender e, em muitos momentos assumir um papel de produtor, crítico, curador, de sensibilização e estudo constante sobre o mundo da arte e o universo de seus alunos. Conhecer a arte e entender a realidade da turma e suas referências pode ser um caminho para oferecer segurança para que os alunos tragam sua cultura para o trabalho em sala de aula e, assim, compreendam o real sentido da presença da arte na escola e em suas vidas. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-15T13:32:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-15T13:32:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11960 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/1/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/2/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/3/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
015940aebee69a7400963013da503b74 4d9bb8f6e6b99841903efddfcd7a0ab3 5cb1bf82e39fbc8e13eb928bfe95575e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308904831025152 |