Diferenças no comportamento de compra on-line das gerações X, Y e Z
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4702 |
Resumo: | A internet vem evoluindo ao longo dos anos, facilitando a oferta de produtos e serviços através do e-commerce, com a troca de informações e ampliação dos negócios beneficiando os clientes. Essa relação de consumo é ampliada através do m-commerce que propicia que as compras sejam efetuadas através de dispositivos móveis. Este trabalho teve como objetivo verificar o comportamento de compra dos consumidores das gerações X, Y e Z no ambiente virtual. Para isto, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Os conceitos abordam temas como fatores influenciadores de compra on-line das gerações X, Y e Z, perfil do consumidor virtual e percepção de risco e confiança dos consumidores das gerações X, Y e Z nas compras pela internet. Para mensurar a percepção de confiança adaptou-se a escala de Tax, Brown e Chandrashekaran (1998) e para avaliar o risco, as questões do trabalho de Dean (2003). Como resultado da pesquisa realizada com amostra de 320 respondentes, observa-se que as médias das variáveis confiança e risco foram representadas pela geração Z, porém, a variável confiança apresentou maior média com 3,74, enquanto a variável risco apontou a média de 2,51. As gerações X, Y e Z afirmam como principal razão de usar a internet, a busca por informações e notícias e elencam a questão da praticidade um item importante na hora de comprar on-line. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_673f3ef5e5d542eeb0e7ccf573135352 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/4702 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Macedo, Catiane do PradoCamargo, Maria EmiliaLarentis, FabianoOliveira, Ronald Lopes de2019-05-28T21:29:27Z2019-05-28T21:29:27Z2019-05-282018https://repositorio.ucs.br/11338/4702A internet vem evoluindo ao longo dos anos, facilitando a oferta de produtos e serviços através do e-commerce, com a troca de informações e ampliação dos negócios beneficiando os clientes. Essa relação de consumo é ampliada através do m-commerce que propicia que as compras sejam efetuadas através de dispositivos móveis. Este trabalho teve como objetivo verificar o comportamento de compra dos consumidores das gerações X, Y e Z no ambiente virtual. Para isto, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Os conceitos abordam temas como fatores influenciadores de compra on-line das gerações X, Y e Z, perfil do consumidor virtual e percepção de risco e confiança dos consumidores das gerações X, Y e Z nas compras pela internet. Para mensurar a percepção de confiança adaptou-se a escala de Tax, Brown e Chandrashekaran (1998) e para avaliar o risco, as questões do trabalho de Dean (2003). Como resultado da pesquisa realizada com amostra de 320 respondentes, observa-se que as médias das variáveis confiança e risco foram representadas pela geração Z, porém, a variável confiança apresentou maior média com 3,74, enquanto a variável risco apontou a média de 2,51. As gerações X, Y e Z afirmam como principal razão de usar a internet, a busca por informações e notícias e elencam a questão da praticidade um item importante na hora de comprar on-line. [resumo fornecido pelo autor]ConsumidoresGeração XGeração YGeração ZComércio eletrônicoComércio virtualDiferenças no comportamento de compra on-line das gerações X, Y e Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoTEXTTCC Catiane do Prado Macedo.pdf.txtTCC Catiane do Prado Macedo.pdf.txtExtracted texttext/plain109007https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4702/3/TCC%20Catiane%20do%20Prado%20Macedo.pdf.txt8eb46138fa9a44d96218fe422f7fceebMD53THUMBNAILTCC Catiane do Prado Macedo.pdf.jpgTCC Catiane do Prado Macedo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4702/4/TCC%20Catiane%20do%20Prado%20Macedo.pdf.jpg9431879114500abaa6b5f486daf77b58MD54ORIGINALTCC Catiane do Prado Macedo.pdfTCC Catiane do Prado Macedo.pdfapplication/pdf1210950https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4702/1/TCC%20Catiane%20do%20Prado%20Macedo.pdf09cc0f91c1ee420a1d105f35cfca4894MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4702/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD5211338/47022022-01-26 14:10:02.413oai:repositorio.ucs.br:11338/4702Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:24.637800Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diferenças no comportamento de compra on-line das gerações X, Y e Z |
title |
Diferenças no comportamento de compra on-line das gerações X, Y e Z |
spellingShingle |
Diferenças no comportamento de compra on-line das gerações X, Y e Z Macedo, Catiane do Prado Consumidores Geração X Geração Y Geração Z Comércio eletrônico Comércio virtual |
title_short |
Diferenças no comportamento de compra on-line das gerações X, Y e Z |
title_full |
Diferenças no comportamento de compra on-line das gerações X, Y e Z |
title_fullStr |
Diferenças no comportamento de compra on-line das gerações X, Y e Z |
title_full_unstemmed |
Diferenças no comportamento de compra on-line das gerações X, Y e Z |
title_sort |
Diferenças no comportamento de compra on-line das gerações X, Y e Z |
author |
Macedo, Catiane do Prado |
author_facet |
Macedo, Catiane do Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Camargo, Maria Emilia Larentis, Fabiano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Catiane do Prado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Ronald Lopes de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Ronald Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidores Geração X Geração Y Geração Z Comércio eletrônico Comércio virtual |
topic |
Consumidores Geração X Geração Y Geração Z Comércio eletrônico Comércio virtual |
description |
A internet vem evoluindo ao longo dos anos, facilitando a oferta de produtos e serviços através do e-commerce, com a troca de informações e ampliação dos negócios beneficiando os clientes. Essa relação de consumo é ampliada através do m-commerce que propicia que as compras sejam efetuadas através de dispositivos móveis. Este trabalho teve como objetivo verificar o comportamento de compra dos consumidores das gerações X, Y e Z no ambiente virtual. Para isto, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Os conceitos abordam temas como fatores influenciadores de compra on-line das gerações X, Y e Z, perfil do consumidor virtual e percepção de risco e confiança dos consumidores das gerações X, Y e Z nas compras pela internet. Para mensurar a percepção de confiança adaptou-se a escala de Tax, Brown e Chandrashekaran (1998) e para avaliar o risco, as questões do trabalho de Dean (2003). Como resultado da pesquisa realizada com amostra de 320 respondentes, observa-se que as médias das variáveis confiança e risco foram representadas pela geração Z, porém, a variável confiança apresentou maior média com 3,74, enquanto a variável risco apontou a média de 2,51. As gerações X, Y e Z afirmam como principal razão de usar a internet, a busca por informações e notícias e elencam a questão da praticidade um item importante na hora de comprar on-line. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-28T21:29:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-28T21:29:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/4702 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/4702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4702/3/TCC%20Catiane%20do%20Prado%20Macedo.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4702/4/TCC%20Catiane%20do%20Prado%20Macedo.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4702/1/TCC%20Catiane%20do%20Prado%20Macedo.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4702/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8eb46138fa9a44d96218fe422f7fceeb 9431879114500abaa6b5f486daf77b58 09cc0f91c1ee420a1d105f35cfca4894 0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258437916622848 |