Felicidade, valorização e qualidade de vida no trabalho : percepção dos funcionários de empresas prestadoras de serviços contábeis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11391 |
Resumo: | O desenvolvimento das organizações está relacionado ao envolvimento do ativo intangível, ou seja, corpo laboral e diretivo das empresas para melhor desempenho e sustentabilidade. Portanto, é necessária a participação de todos os envolvidos, para torná-los qualificados, satisfeitos e felizes no ambiente de trabalho, a fim de melhor realizar as atividades. O objetivo desse estudo foi demonstrar como felicidade e a valorização no trabalho afetam a qualidade de vida no trabalho, na percepção dos colaboradores de empresas prestadoras de serviços contábeis da cidade de Sobral no Ceará, Caxias do Sul e Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. Quanto aos aspectos metodológicos, adotou-se uma pesquisa aplicada de caráter descritivo e exploratório com abordagem quantitativa. A amostragem foi não probabilística por conveniência e a amostra foi 76 colaboradores. Os dados foram tratados através de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais com o Software Smart PLS® v. 3.3.2 (Ringle et al., 2015). Pode-se afirmar que as dimensões Valorização da Vida e Felicidade no Trabalho explicam 75,% da Qualidade de Vida no Trabalho, ou seja, a Felicidade no Trabalho tem uma influência de 44,9% na Qualidade de Vida no Trabalho e a Valorização da Vida tem uma influência de 21,6%. O estudo apresentado nesta dissertação pode contribuir para a literatura existente, através do resultado da testagem das suposições teóricas sobre o comportamento das dimensões Valorização da Vida e Felicidade no Trabalho e, para as empresas prestadores de serviços contábeis participantes da pesquisa pode-se entender melhor os sentimentos de seus colaboradores. Como trabalhos futuros sugere-se reaplicação deste estudo em outras empresas prestadoras de serviços contábeis com a adição de variáveis moderadoras. [resumo fornecido pelo autor] |
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Fernandes, Ana Cecília MachadoEckert, AlexGalelli, AdemarBiegelmeyer, Uiliam HahnMotta, Marta Elisete Ventura da2022-12-15T15:00:43Z2022-12-15T15:00:43Z2022-12-152022-11-23https://repositorio.ucs.br/11338/11391O desenvolvimento das organizações está relacionado ao envolvimento do ativo intangível, ou seja, corpo laboral e diretivo das empresas para melhor desempenho e sustentabilidade. Portanto, é necessária a participação de todos os envolvidos, para torná-los qualificados, satisfeitos e felizes no ambiente de trabalho, a fim de melhor realizar as atividades. O objetivo desse estudo foi demonstrar como felicidade e a valorização no trabalho afetam a qualidade de vida no trabalho, na percepção dos colaboradores de empresas prestadoras de serviços contábeis da cidade de Sobral no Ceará, Caxias do Sul e Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. Quanto aos aspectos metodológicos, adotou-se uma pesquisa aplicada de caráter descritivo e exploratório com abordagem quantitativa. A amostragem foi não probabilística por conveniência e a amostra foi 76 colaboradores. Os dados foram tratados através de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais com o Software Smart PLS® v. 3.3.2 (Ringle et al., 2015). Pode-se afirmar que as dimensões Valorização da Vida e Felicidade no Trabalho explicam 75,% da Qualidade de Vida no Trabalho, ou seja, a Felicidade no Trabalho tem uma influência de 44,9% na Qualidade de Vida no Trabalho e a Valorização da Vida tem uma influência de 21,6%. O estudo apresentado nesta dissertação pode contribuir para a literatura existente, através do resultado da testagem das suposições teóricas sobre o comportamento das dimensões Valorização da Vida e Felicidade no Trabalho e, para as empresas prestadores de serviços contábeis participantes da pesquisa pode-se entender melhor os sentimentos de seus colaboradores. Como trabalhos futuros sugere-se reaplicação deste estudo em outras empresas prestadoras de serviços contábeis com a adição de variáveis moderadoras. [resumo fornecido pelo autor]The development of organizations is related to the involvement of intangible assets, that is, the labor and management of companies for better performance and sustainability. Thus, the participation of all those involved, it is necessary that they are qualified, satisfied and happy in the work environment for better performance of their activities. The objective of this study was to demonstrate how happiness and appreciation at work affect quality of life at work, in the perception of employees of accounting service companies in the city of Sobral in Ceará, Caxias do Sul and Bento Gonçalves in Rio Grande do Sul. The sampling was non-probability by convenience and the sample size was 76 employees. The data were treated through descriptive statistics and structural equation modeling with software Smart PLS® v. 3.3.2 (Ringle et al., 2015). It can be stated that the dimensions Valuing Life, Happiness at Work explain 75.% of Quality of Life at Work, i.e., Happiness at Work has an influence of 44.9% on Quality of Life at Work and Valuing Life has an influence of 21.6%. The study presented in this dissertation can contribute to the existing literature, through the result of testing the theoretical assumptions about the behavior of the dimensions Valuing Life and Happiness at Work and for the accounting service companies participating in the research, it can better understand the feelings of their employees. As future work, it is suggested that this study be reapplied to other accounting service companies with the addition of moderating variables. [resumo fornecido pelo autor]engporQualidade de vida no trabalhoFelicidadeAmbiente de trabalhoQuality of work lifeHappinessWork environmentFelicidade, valorização e qualidade de vida no trabalho : percepção dos funcionários de empresas prestadoras de serviços contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3453368531461509MACHADO FERNANDES, ANA CECILIAMestrado Acadêmico em AdministraçãoCamargo, Maria EmiliaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALDissertação Ana Cecilia Machado Fernandes.pdfDissertação Ana Cecilia Machado Fernandes.pdfapplication/pdf884369https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11391/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Cecilia%20Machado%20Fernandes.pdf3a5c2da6672bb2f45de07d5244ca06d4MD51TEXTDissertação Ana Cecilia Machado Fernandes.pdf.txtDissertação Ana Cecilia Machado Fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain129954https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11391/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Cecilia%20Machado%20Fernandes.pdf.txt1845b6e72eefd280c8d91bf1f48449a2MD52THUMBNAILDissertação Ana Cecilia Machado Fernandes.pdf.jpgDissertação Ana Cecilia Machado Fernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1324https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11391/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Cecilia%20Machado%20Fernandes.pdf.jpg7ceae151e2d613c2ad149127dd742300MD5311338/113912022-12-16 05:00:17.182oai:repositorio.ucs.br:11338/11391Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-12-16T05:00:17Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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