Análise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deboni, Érika Barros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11379
Resumo: Em um mundo cada vez mais globalizado, o marketing internacional tem se destacado como ferramenta estratégica para as organizações que buscam pela expansão dos negócios no mercado externo. Para atuar no mercado internacional, as organizações necessitam planejar estratégias de marketing adequadas para alcançar a internacionalização. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de marketing internacional utilizadas pela marca Melissa no mercado norte-americano. Para atingir a tal objetivo, foi aplicada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de entrevistas com os gestores que fazem parte do setor de marketing internacional da marca Melissa. A entrevista contempla as questões do plano de marketing, busca identificar o atual posicionamento da marca no mercado norte-americano e também analisar as principais estratégias de marketing utilizadas. Além da pesquisa que foi aplicada, foi desenvolvido o estudo de caso da marca Melissa para analisar as estratégias de marketing internacional aplicadas no mercado norte-americano. Os resultados apontaram que o atual posicionamento da marca Melissa nos Estados Unidos ainda é pequeno comparado ao que a marca pretende atingir. Foi identificado que as principais estratégias de marketing utilizadas pela marca são a estratégia de distribuição; a estratégia de campanha e comunicação; a estratégia de experiência ao consumidor; o uso dos 4 Ps do marketing; e, juntamente com os 4 Ps, o uso do composto de marketing SIVA para a análise e implementação das estratégias. Além disso, os resultados também apontaram um aumento nas exportações para os Estados Unidos, representando 40% das vendas para o mercado externo, sendo o principal destino das exportações da marca Melissa. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_763e6a74193651e22eb6f421c8b28ff4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11379
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Deboni, Érika BarrosVerruck, FábioGonçalves, Roberto BirchVieira, Guilherme Bergmann Borges2022-12-15T12:15:14Z2022-12-15T12:15:14Z2021-12-092021-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/11379Em um mundo cada vez mais globalizado, o marketing internacional tem se destacado como ferramenta estratégica para as organizações que buscam pela expansão dos negócios no mercado externo. Para atuar no mercado internacional, as organizações necessitam planejar estratégias de marketing adequadas para alcançar a internacionalização. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de marketing internacional utilizadas pela marca Melissa no mercado norte-americano. Para atingir a tal objetivo, foi aplicada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de entrevistas com os gestores que fazem parte do setor de marketing internacional da marca Melissa. A entrevista contempla as questões do plano de marketing, busca identificar o atual posicionamento da marca no mercado norte-americano e também analisar as principais estratégias de marketing utilizadas. Além da pesquisa que foi aplicada, foi desenvolvido o estudo de caso da marca Melissa para analisar as estratégias de marketing internacional aplicadas no mercado norte-americano. Os resultados apontaram que o atual posicionamento da marca Melissa nos Estados Unidos ainda é pequeno comparado ao que a marca pretende atingir. Foi identificado que as principais estratégias de marketing utilizadas pela marca são a estratégia de distribuição; a estratégia de campanha e comunicação; a estratégia de experiência ao consumidor; o uso dos 4 Ps do marketing; e, juntamente com os 4 Ps, o uso do composto de marketing SIVA para a análise e implementação das estratégias. Além disso, os resultados também apontaram um aumento nas exportações para os Estados Unidos, representando 40% das vendas para o mercado externo, sendo o principal destino das exportações da marca Melissa. [resumo fornecido pelo autor]In an even more globalized world, international marketing has been standing out as a strategic tool for organizations that are looking to expand their business in foreign markets. To operate in the international market, organizations need to plan adequate marketing strategies to achieve internationalization. Within this context, the present study aims to analyze the international marketing strategies used by the Melissa brand in the North American market. To achieve this goal, a qualitative exploratory research was applied, operationalized by interviews with managers who are part of the international marketing sector of the Melissa brand. The interview contemplates the marketing plan questions, seeks to identify the current positioning of the brand in the North American market and also to analyze the main marketing strategies used. In addition to the research that was applied, a case study of the Melissa brand was developed to analyze the international marketing strategies applied in the North American market. The results pointed out that the current positioning of the Melissa brand in the United States is still small compared to what the brand intends to achieve. It was identified that the main marketing strategies used by the brand are the distribution strategy; the campaign and communication strategy; the consumer experience strategy; the use of the 4 Ps of marketing; and, along with the 4 Ps, the use of the SIVA marketing mix for the analysis and implementation of the strategies. In addition, the results also pointed out an increase in exports to the United States, representing 40% of sales to the foreign market, being the main destination for Melissa brand exports. [resumo fornecido pelo autor]Comércio internacionalMarketing de exportaçãoPlanejamento empresarialMelissa CalçadosAnálise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-07TEXTTCC Erika Barros Deboni.pdf.txtTCC Erika Barros Deboni.pdf.txtExtracted texttext/plain134433https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11379/2/TCC%20Erika%20Barros%20Deboni.pdf.txt4061358eb2f3e00327a944b9b546c151MD52THUMBNAILTCC Erika Barros Deboni.pdf.jpgTCC Erika Barros Deboni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11379/3/TCC%20Erika%20Barros%20Deboni.pdf.jpg92ea38d3c3c70d0477b1a524212fcf59MD53ORIGINALTCC Erika Barros Deboni.pdfTCC Erika Barros Deboni.pdfapplication/pdf723054https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11379/1/TCC%20Erika%20Barros%20Deboni.pdf50251972eca993381a1b932c5a4dcdbbMD5111338/113792022-12-16 05:04:26.634oai:repositorio.ucs.br:11338/11379Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-12-16T05:04:26Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidos
title Análise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidos
spellingShingle Análise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidos
Deboni, Érika Barros
Comércio internacional
Marketing de exportação
Planejamento empresarial
Melissa Calçados
title_short Análise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidos
title_full Análise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidos
title_fullStr Análise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidos
title_full_unstemmed Análise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidos
title_sort Análise das estratégias de marketing no processo de internacionalização da marca Melissa para os Estados Unidos
author Deboni, Érika Barros
author_facet Deboni, Érika Barros
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Verruck, Fábio
Gonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.author.fl_str_mv Deboni, Érika Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Guilherme Bergmann Borges
contributor_str_mv Vieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Marketing de exportação
Planejamento empresarial
Melissa Calçados
topic Comércio internacional
Marketing de exportação
Planejamento empresarial
Melissa Calçados
description Em um mundo cada vez mais globalizado, o marketing internacional tem se destacado como ferramenta estratégica para as organizações que buscam pela expansão dos negócios no mercado externo. Para atuar no mercado internacional, as organizações necessitam planejar estratégias de marketing adequadas para alcançar a internacionalização. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de marketing internacional utilizadas pela marca Melissa no mercado norte-americano. Para atingir a tal objetivo, foi aplicada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de entrevistas com os gestores que fazem parte do setor de marketing internacional da marca Melissa. A entrevista contempla as questões do plano de marketing, busca identificar o atual posicionamento da marca no mercado norte-americano e também analisar as principais estratégias de marketing utilizadas. Além da pesquisa que foi aplicada, foi desenvolvido o estudo de caso da marca Melissa para analisar as estratégias de marketing internacional aplicadas no mercado norte-americano. Os resultados apontaram que o atual posicionamento da marca Melissa nos Estados Unidos ainda é pequeno comparado ao que a marca pretende atingir. Foi identificado que as principais estratégias de marketing utilizadas pela marca são a estratégia de distribuição; a estratégia de campanha e comunicação; a estratégia de experiência ao consumidor; o uso dos 4 Ps do marketing; e, juntamente com os 4 Ps, o uso do composto de marketing SIVA para a análise e implementação das estratégias. Além disso, os resultados também apontaram um aumento nas exportações para os Estados Unidos, representando 40% das vendas para o mercado externo, sendo o principal destino das exportações da marca Melissa. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-15T12:15:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-15T12:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11379
url https://repositorio.ucs.br/11338/11379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11379/2/TCC%20Erika%20Barros%20Deboni.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11379/3/TCC%20Erika%20Barros%20Deboni.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11379/1/TCC%20Erika%20Barros%20Deboni.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4061358eb2f3e00327a944b9b546c151
92ea38d3c3c70d0477b1a524212fcf59
50251972eca993381a1b932c5a4dcdbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308894003429376