Marketing sensorial e a percepção dos consumidores: estudo sobre a relação cheiro e marca, no caso Melissa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herzog, Júlia Petracco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229770
Resumo: O presente trabalho de conclusão tem como tema principal o entendimento da proeminência do marketing sensorial, na construção de uma marca, e seu impacto no processo de consumo, explorando o caso da marca Melissa. O principal objetivo deste estudo é compreender a percepção de consumidoras sobre a relação cheiro e marca da Melissa. Para responder a este e aos demais objetivos específicos, foi necessário inicialmente aprofundar-se nos conceitos envolvendo marketing sensorial, marca e consumo – cada um deles, com subcapítulos dedicados a tópicos importantes para o tema. No primeiro capítulo teórico, são desenvolvidos itens sobre marketing olfativo, marketing visual e memória. Dentre os autores acionados, estão Krishna (2012), Lindstrom (2007), Ortegón-Cortázar e Gómez (2016) e Solomon (2008). O segundo capítulo contém um subcapítulo sobre imagem e identidade de marca, baseados em Aaker (1998), Baldissera (2006; 2007; 2008), Gobé (2002), Ruão (2000; 2003), entre outros. No terceiro capítulo, sobre consumo, um subcapítulo aborda o processo de compra, em que são abordados autores como Baudrillard (1991), Karsaklian (2008), Solomon (2008) e outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo é qualitativo, realizado por meio de sete entrevistas, em profundidade, com consumidoras com idade entre 20 e 39 anos, e como técnica para exploração dos dados obtidos, foi escolhida a análise de conteúdo. (BARDIN, 1977). O principal resultado da pesquisa foi o entendimento de que o cheiro da Melissa é uma característica extremamente forte, e uma das principais conexões feitas, quando se fala da marca. Além disso, também foi possível identificar-se o impacto de memórias, nas relações com a Melissa, e reconhecer-se a fidelidade das consumidoras com a marca.
id UFRGS-2_aa2fdc6fed18672848cd1e54d17979c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229770
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Herzog, Júlia PetraccoAlves, Denise Avancini2021-09-14T04:28:04Z2020http://hdl.handle.net/10183/229770001131291O presente trabalho de conclusão tem como tema principal o entendimento da proeminência do marketing sensorial, na construção de uma marca, e seu impacto no processo de consumo, explorando o caso da marca Melissa. O principal objetivo deste estudo é compreender a percepção de consumidoras sobre a relação cheiro e marca da Melissa. Para responder a este e aos demais objetivos específicos, foi necessário inicialmente aprofundar-se nos conceitos envolvendo marketing sensorial, marca e consumo – cada um deles, com subcapítulos dedicados a tópicos importantes para o tema. No primeiro capítulo teórico, são desenvolvidos itens sobre marketing olfativo, marketing visual e memória. Dentre os autores acionados, estão Krishna (2012), Lindstrom (2007), Ortegón-Cortázar e Gómez (2016) e Solomon (2008). O segundo capítulo contém um subcapítulo sobre imagem e identidade de marca, baseados em Aaker (1998), Baldissera (2006; 2007; 2008), Gobé (2002), Ruão (2000; 2003), entre outros. No terceiro capítulo, sobre consumo, um subcapítulo aborda o processo de compra, em que são abordados autores como Baudrillard (1991), Karsaklian (2008), Solomon (2008) e outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo é qualitativo, realizado por meio de sete entrevistas, em profundidade, com consumidoras com idade entre 20 e 39 anos, e como técnica para exploração dos dados obtidos, foi escolhida a análise de conteúdo. (BARDIN, 1977). O principal resultado da pesquisa foi o entendimento de que o cheiro da Melissa é uma característica extremamente forte, e uma das principais conexões feitas, quando se fala da marca. Além disso, também foi possível identificar-se o impacto de memórias, nas relações com a Melissa, e reconhecer-se a fidelidade das consumidoras com a marca.This final work has as its main theme the understanding of the prominence of sensory marketing, in the construction of a brand, and its impact on the consumption process, exploring the case of the Melissa brand. The main objective of this study is to understand the consumers’ perception about Melissa's smell and brand. To respond to this and the other specific objectives, initially, it was necessary to go deeper into the concepts involving sensory marketing, brand and consumption - each of them, with sub-chapters dedicated to topics important to the theme. In the first theoretical chapter, items on olfactory marketing, visual marketing and memory are developed. Among the triggered authors, are Krishna (2012), Lindstrom (2007), Ortegón-Cortázar and Gómez (2016) and Solomon (2008). The second chapter contains a subchapter on image and brand identity, based on Aaker (1998), Baldissera (2006; 2007; 2008), Gobé (2002), Rouen (2000; 2003), among others. In the third chapter, about consumption, a subchapter addresses the purchase process, in which authors such as Baudrillard (1991), Karsaklian (2008), Solomon (2008) and others are addressed. As for the methodological procedures, the study is qualitative, carried out through seven interviews, in depth, with consumers aged between 20 and 39 years, and as a technique for exploring the data obtained, content analysis was chosen. (BARDIN, 1977). The main result of the research was the understanding that Melissa's scent is an extremely strong characteristic, and one of the main connections made, when talking about the brand. In addition, it was also possible to identify the impact of memories, in relations with Melissa, and to recognize consumers' loyalty to the brand.application/pdfporMelissa (Marca)Marketing sensorialSensory marketingBrandMelissaConsumptionMarketing sensorial e a percepção dos consumidores: estudo sobre a relação cheiro e marca, no caso Melissainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131291.pdf.txt001131291.pdf.txtExtracted Texttext/plain227032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229770/2/001131291.pdf.txt2efebaddff2a6b0e9ef98f01d895efb8MD52ORIGINAL001131291.pdfTexto completoapplication/pdf1875726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229770/1/001131291.pdfcf49d216626da521a6760d79d46f60fdMD5110183/2297702021-09-19 04:32:52.39676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229770Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing sensorial e a percepção dos consumidores: estudo sobre a relação cheiro e marca, no caso Melissa
title Marketing sensorial e a percepção dos consumidores: estudo sobre a relação cheiro e marca, no caso Melissa
spellingShingle Marketing sensorial e a percepção dos consumidores: estudo sobre a relação cheiro e marca, no caso Melissa
Herzog, Júlia Petracco
Melissa (Marca)
Marketing sensorial
Sensory marketing
Brand
Melissa
Consumption
title_short Marketing sensorial e a percepção dos consumidores: estudo sobre a relação cheiro e marca, no caso Melissa
title_full Marketing sensorial e a percepção dos consumidores: estudo sobre a relação cheiro e marca, no caso Melissa
title_fullStr Marketing sensorial e a percepção dos consumidores: estudo sobre a relação cheiro e marca, no caso Melissa
title_full_unstemmed Marketing sensorial e a percepção dos consumidores: estudo sobre a relação cheiro e marca, no caso Melissa
title_sort Marketing sensorial e a percepção dos consumidores: estudo sobre a relação cheiro e marca, no caso Melissa
author Herzog, Júlia Petracco
author_facet Herzog, Júlia Petracco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herzog, Júlia Petracco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Denise Avancini
contributor_str_mv Alves, Denise Avancini
dc.subject.por.fl_str_mv Melissa (Marca)
Marketing sensorial
topic Melissa (Marca)
Marketing sensorial
Sensory marketing
Brand
Melissa
Consumption
dc.subject.eng.fl_str_mv Sensory marketing
Brand
Melissa
Consumption
description O presente trabalho de conclusão tem como tema principal o entendimento da proeminência do marketing sensorial, na construção de uma marca, e seu impacto no processo de consumo, explorando o caso da marca Melissa. O principal objetivo deste estudo é compreender a percepção de consumidoras sobre a relação cheiro e marca da Melissa. Para responder a este e aos demais objetivos específicos, foi necessário inicialmente aprofundar-se nos conceitos envolvendo marketing sensorial, marca e consumo – cada um deles, com subcapítulos dedicados a tópicos importantes para o tema. No primeiro capítulo teórico, são desenvolvidos itens sobre marketing olfativo, marketing visual e memória. Dentre os autores acionados, estão Krishna (2012), Lindstrom (2007), Ortegón-Cortázar e Gómez (2016) e Solomon (2008). O segundo capítulo contém um subcapítulo sobre imagem e identidade de marca, baseados em Aaker (1998), Baldissera (2006; 2007; 2008), Gobé (2002), Ruão (2000; 2003), entre outros. No terceiro capítulo, sobre consumo, um subcapítulo aborda o processo de compra, em que são abordados autores como Baudrillard (1991), Karsaklian (2008), Solomon (2008) e outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo é qualitativo, realizado por meio de sete entrevistas, em profundidade, com consumidoras com idade entre 20 e 39 anos, e como técnica para exploração dos dados obtidos, foi escolhida a análise de conteúdo. (BARDIN, 1977). O principal resultado da pesquisa foi o entendimento de que o cheiro da Melissa é uma característica extremamente forte, e uma das principais conexões feitas, quando se fala da marca. Além disso, também foi possível identificar-se o impacto de memórias, nas relações com a Melissa, e reconhecer-se a fidelidade das consumidoras com a marca.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-14T04:28:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229770
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131291
url http://hdl.handle.net/10183/229770
identifier_str_mv 001131291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229770/2/001131291.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229770/1/001131291.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2efebaddff2a6b0e9ef98f01d895efb8
cf49d216626da521a6760d79d46f60fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224612988583936