As estratégias de ensino musical na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, George Souza Soares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6180
Resumo: A referida pesquisa "As estratégias de ensino musical na educação infantil" tem como objetivo analisar publicações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), buscando averiguar quais estratégias de ensino vem sendo discutidas para o ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos publicados sobre o assunto nos anais de congressos das associações citadas acima, no período compreendido entre 2014 e 2018. Como resultados preliminares da pesquisa, pode-se dizer que a presença da música na educação infantil acontece de forma não organizada, sendo trabalhada na maioria das vezes como ferramenta pedagógica, usada para alcançar outros objetivos que não musicais. Entretanto, conforme indicam as pesquisas realizadas, percebe-se um grande esforço para a implementação do ensino de música com a criação de uma proposta curricular. Além disso, nota-se o esforço de educadores musicais e teóricos da classe acadêmica, que com muito esforço vêm criando estratégias de ensino e recursos pedagógicos para que o ensino musical possa chegar às crianças de maneira interativa e lúdica, proporcionando o seu desenvolvimento integral (sic).
id UCS_77f3479fa8e81317d70a60ba64e85fba
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6180
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Chaves, George Souza SoaresManzke, Vitor Hugo RodriguesPorto, Patrícia Pereira2020-06-10T16:18:36Z2020-06-10T16:18:36Z2020-03-022019https://repositorio.ucs.br/11338/6180A referida pesquisa "As estratégias de ensino musical na educação infantil" tem como objetivo analisar publicações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), buscando averiguar quais estratégias de ensino vem sendo discutidas para o ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos publicados sobre o assunto nos anais de congressos das associações citadas acima, no período compreendido entre 2014 e 2018. Como resultados preliminares da pesquisa, pode-se dizer que a presença da música na educação infantil acontece de forma não organizada, sendo trabalhada na maioria das vezes como ferramenta pedagógica, usada para alcançar outros objetivos que não musicais. Entretanto, conforme indicam as pesquisas realizadas, percebe-se um grande esforço para a implementação do ensino de música com a criação de uma proposta curricular. Além disso, nota-se o esforço de educadores musicais e teóricos da classe acadêmica, que com muito esforço vêm criando estratégias de ensino e recursos pedagógicos para que o ensino musical possa chegar às crianças de maneira interativa e lúdica, proporcionando o seu desenvolvimento integral (sic).This research "The strategies of musical education in early childhood education" aims to analyze publications by the Brazilian Association of Musical Education (ABEM), and the National Association of Research and Post Music Degree (ANPPOM), seeking to discuss and ascertain which teaching strategies have been discussed for teaching-learning in early childhood education. To this end, a survey of articles published on the subject was conducted in the conference proceedings of the associations mentioned above, from 2014 to 2018. As preliminary results of the research it can be said that the presence of music in early childhood education happens in a similar way. disorganized being most often worked as a pedagogical tool, being used to achieve other goals. However, as indicated by the research, there is a great effort for the implementation of music education with the creation of a curriculum proposal, in addition to the efforts of music educators, teachers and the academic class that with much effort has been creating teaching strategies and pedagogical resources so that musical education can reach children in an interactive and playful way, providing children with their integral development (sic).Música e criançasMúsica na educaçãoMúsica - Instrução e estudoEducação infantil - MúsicaAs estratégias de ensino musical na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-03-02 00:00:00ORIGINALTCC George Souza Soares Chaves.pdfTCC George Souza Soares Chaves.pdfapplication/pdf515994https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/1/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdfa57d07afdda451e5f752cbccc76b506eMD51TEXTTCC George Souza Soares Chaves.pdf.txtTCC George Souza Soares Chaves.pdf.txtExtracted texttext/plain89973https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/2/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdf.txtb9bbb1b7bd7ad90385aa7ea73c26b57fMD52THUMBNAILTCC George Souza Soares Chaves.pdf.jpgTCC George Souza Soares Chaves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/3/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdf.jpg83873c92a047424ca5cf05af30ff64d3MD5311338/61802020-06-11 06:01:09.21oai:repositorio.ucs.br:11338/6180Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:37.135534Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As estratégias de ensino musical na educação infantil
title As estratégias de ensino musical na educação infantil
spellingShingle As estratégias de ensino musical na educação infantil
Chaves, George Souza Soares
Música e crianças
Música na educação
Música - Instrução e estudo
Educação infantil - Música
title_short As estratégias de ensino musical na educação infantil
title_full As estratégias de ensino musical na educação infantil
title_fullStr As estratégias de ensino musical na educação infantil
title_full_unstemmed As estratégias de ensino musical na educação infantil
title_sort As estratégias de ensino musical na educação infantil
author Chaves, George Souza Soares
author_facet Chaves, George Souza Soares
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Manzke, Vitor Hugo Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, George Souza Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Patrícia Pereira
contributor_str_mv Porto, Patrícia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Música e crianças
Música na educação
Música - Instrução e estudo
Educação infantil - Música
topic Música e crianças
Música na educação
Música - Instrução e estudo
Educação infantil - Música
description A referida pesquisa "As estratégias de ensino musical na educação infantil" tem como objetivo analisar publicações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), buscando averiguar quais estratégias de ensino vem sendo discutidas para o ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos publicados sobre o assunto nos anais de congressos das associações citadas acima, no período compreendido entre 2014 e 2018. Como resultados preliminares da pesquisa, pode-se dizer que a presença da música na educação infantil acontece de forma não organizada, sendo trabalhada na maioria das vezes como ferramenta pedagógica, usada para alcançar outros objetivos que não musicais. Entretanto, conforme indicam as pesquisas realizadas, percebe-se um grande esforço para a implementação do ensino de música com a criação de uma proposta curricular. Além disso, nota-se o esforço de educadores musicais e teóricos da classe acadêmica, que com muito esforço vêm criando estratégias de ensino e recursos pedagógicos para que o ensino musical possa chegar às crianças de maneira interativa e lúdica, proporcionando o seu desenvolvimento integral (sic).
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-10T16:18:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-10T16:18:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6180
url https://repositorio.ucs.br/11338/6180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/1/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/2/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/3/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a57d07afdda451e5f752cbccc76b506e
b9bbb1b7bd7ad90385aa7ea73c26b57f
83873c92a047424ca5cf05af30ff64d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258450211176448