As estratégias de ensino musical na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6180 |
Resumo: | A referida pesquisa "As estratégias de ensino musical na educação infantil" tem como objetivo analisar publicações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), buscando averiguar quais estratégias de ensino vem sendo discutidas para o ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos publicados sobre o assunto nos anais de congressos das associações citadas acima, no período compreendido entre 2014 e 2018. Como resultados preliminares da pesquisa, pode-se dizer que a presença da música na educação infantil acontece de forma não organizada, sendo trabalhada na maioria das vezes como ferramenta pedagógica, usada para alcançar outros objetivos que não musicais. Entretanto, conforme indicam as pesquisas realizadas, percebe-se um grande esforço para a implementação do ensino de música com a criação de uma proposta curricular. Além disso, nota-se o esforço de educadores musicais e teóricos da classe acadêmica, que com muito esforço vêm criando estratégias de ensino e recursos pedagógicos para que o ensino musical possa chegar às crianças de maneira interativa e lúdica, proporcionando o seu desenvolvimento integral (sic). |
id |
UCS_77f3479fa8e81317d70a60ba64e85fba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6180 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chaves, George Souza SoaresManzke, Vitor Hugo RodriguesPorto, Patrícia Pereira2020-06-10T16:18:36Z2020-06-10T16:18:36Z2020-03-022019https://repositorio.ucs.br/11338/6180A referida pesquisa "As estratégias de ensino musical na educação infantil" tem como objetivo analisar publicações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), buscando averiguar quais estratégias de ensino vem sendo discutidas para o ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos publicados sobre o assunto nos anais de congressos das associações citadas acima, no período compreendido entre 2014 e 2018. Como resultados preliminares da pesquisa, pode-se dizer que a presença da música na educação infantil acontece de forma não organizada, sendo trabalhada na maioria das vezes como ferramenta pedagógica, usada para alcançar outros objetivos que não musicais. Entretanto, conforme indicam as pesquisas realizadas, percebe-se um grande esforço para a implementação do ensino de música com a criação de uma proposta curricular. Além disso, nota-se o esforço de educadores musicais e teóricos da classe acadêmica, que com muito esforço vêm criando estratégias de ensino e recursos pedagógicos para que o ensino musical possa chegar às crianças de maneira interativa e lúdica, proporcionando o seu desenvolvimento integral (sic).This research "The strategies of musical education in early childhood education" aims to analyze publications by the Brazilian Association of Musical Education (ABEM), and the National Association of Research and Post Music Degree (ANPPOM), seeking to discuss and ascertain which teaching strategies have been discussed for teaching-learning in early childhood education. To this end, a survey of articles published on the subject was conducted in the conference proceedings of the associations mentioned above, from 2014 to 2018. As preliminary results of the research it can be said that the presence of music in early childhood education happens in a similar way. disorganized being most often worked as a pedagogical tool, being used to achieve other goals. However, as indicated by the research, there is a great effort for the implementation of music education with the creation of a curriculum proposal, in addition to the efforts of music educators, teachers and the academic class that with much effort has been creating teaching strategies and pedagogical resources so that musical education can reach children in an interactive and playful way, providing children with their integral development (sic).Música e criançasMúsica na educaçãoMúsica - Instrução e estudoEducação infantil - MúsicaAs estratégias de ensino musical na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em MúsicaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-03-02 00:00:00ORIGINALTCC George Souza Soares Chaves.pdfTCC George Souza Soares Chaves.pdfapplication/pdf515994https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/1/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdfa57d07afdda451e5f752cbccc76b506eMD51TEXTTCC George Souza Soares Chaves.pdf.txtTCC George Souza Soares Chaves.pdf.txtExtracted texttext/plain89973https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/2/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdf.txtb9bbb1b7bd7ad90385aa7ea73c26b57fMD52THUMBNAILTCC George Souza Soares Chaves.pdf.jpgTCC George Souza Soares Chaves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/3/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdf.jpg83873c92a047424ca5cf05af30ff64d3MD5311338/61802020-06-11 06:01:09.21oai:repositorio.ucs.br:11338/6180Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:37.135534Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As estratégias de ensino musical na educação infantil |
title |
As estratégias de ensino musical na educação infantil |
spellingShingle |
As estratégias de ensino musical na educação infantil Chaves, George Souza Soares Música e crianças Música na educação Música - Instrução e estudo Educação infantil - Música |
title_short |
As estratégias de ensino musical na educação infantil |
title_full |
As estratégias de ensino musical na educação infantil |
title_fullStr |
As estratégias de ensino musical na educação infantil |
title_full_unstemmed |
As estratégias de ensino musical na educação infantil |
title_sort |
As estratégias de ensino musical na educação infantil |
author |
Chaves, George Souza Soares |
author_facet |
Chaves, George Souza Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Manzke, Vitor Hugo Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, George Souza Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Patrícia Pereira |
contributor_str_mv |
Porto, Patrícia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música e crianças Música na educação Música - Instrução e estudo Educação infantil - Música |
topic |
Música e crianças Música na educação Música - Instrução e estudo Educação infantil - Música |
description |
A referida pesquisa "As estratégias de ensino musical na educação infantil" tem como objetivo analisar publicações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), buscando averiguar quais estratégias de ensino vem sendo discutidas para o ensino-aprendizagem na educação infantil. Para isso, foi realizado um levantamento de artigos publicados sobre o assunto nos anais de congressos das associações citadas acima, no período compreendido entre 2014 e 2018. Como resultados preliminares da pesquisa, pode-se dizer que a presença da música na educação infantil acontece de forma não organizada, sendo trabalhada na maioria das vezes como ferramenta pedagógica, usada para alcançar outros objetivos que não musicais. Entretanto, conforme indicam as pesquisas realizadas, percebe-se um grande esforço para a implementação do ensino de música com a criação de uma proposta curricular. Além disso, nota-se o esforço de educadores musicais e teóricos da classe acadêmica, que com muito esforço vêm criando estratégias de ensino e recursos pedagógicos para que o ensino musical possa chegar às crianças de maneira interativa e lúdica, proporcionando o seu desenvolvimento integral (sic). |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-10T16:18:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-10T16:18:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6180 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/1/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/2/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6180/3/TCC%20George%20Souza%20Soares%20Chaves.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a57d07afdda451e5f752cbccc76b506e b9bbb1b7bd7ad90385aa7ea73c26b57f 83873c92a047424ca5cf05af30ff64d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258450211176448 |